Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Vamos ler e pesquisar! - Pesquisa e uso de informação com as turmas do 4.º ano

            Ao longo do segundo período, foram dinamizadas várias sessões de trabalho colaborativo entre cada Professor Titular de Turma (PTT) do 4.º ano e a Professora Bibliotecária (PB), no âmbito da atividade Pesquisa e uso de informação, envolvendo todas as turmas do 4.º ano de escolaridade do agrupamento, numa articulação curricular e pedagógica, a nível do Estudo do Meio, do Português e das TIC.
Constituíram objetivos principais desta iniciativa: Favorecer a identificação dos principais rios de Portugal; Promover a pesquisa, a seleção e a sintetização de informação pertinente acerca do tema em estudo; Contribuir para a criação de hábitos de leitura, para aprender e aumentar o conhecimento e para o aperfeiçoamento de competências de literacia da informação; Valorizar o trabalho em equipa, a aprendizagem por descoberta, a metodologia lúdica e a inovação (não à rotina); Fomentar a compreensão sobre a utilidade da informação, para o desenvolvimento de projetos temáticos, e a construção do conhecimento, a partir da interação e da reflexão de todos; Impulsionar a criação de apresentações criativas (mapas conceptuais, também através da ferramenta virtual popplet).
Tendo em vista o alcance dos objetivos, foram adotadas as seguintes estratégias:
. Trabalho de projeto, baseado na pesquisa e uso de informação sobre o tema em estudo, com vista à resolução dos problemas identificados por cada turma.
. Coorientação (PTT e PB) dos trabalhos de pesquisa dos alunos, nomeadamente no que respeita à definição de estratégias e desenvolvimento dos processos de pesquisa.
. Os alunos pesquisaram, selecionaram e usaram informação. Criaram mapas conceptuais subordinados aos Principais rios de Portugal, auxiliados pela aplicação do modelo de pesquisa Super 3 do Big Six e do Guião de pesquisa e uso de informação, e aprenderam, ainda, a efetuar registos bibliográficos e a utilizarem a ferramenta tecnológica e virtual Popplet.
Consideramos que o trabalho colaborativo trouxe benefícios para a aprendizagem dos alunos e foi fomentador de trabalho em equipa, envolvendo as ações de localização, utilização e tratamento da informação. Os alunos revelaram, através dos mapas conceptuais criados, aquisição e aperfeiçoamento de competências, a nível curricular e das literacias de informação e tecnológicas, demonstraram interesse, cooperação e empenho nas tarefas propostas e refletiram e autoavaliaram o processo e o trabalho realizado.


A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário