Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Literacias de pesquisa e uso da informação com a Plataforma MILD, na Escola Secundária

     No dia 12 de novembro, foram iniciadas sessões de trabalho colaborativo e em articulação entre a professora bibliotecária e a senhora diretora de turma 8E, professora Paula Pereira, tendo em vista dotar os alunos da capacidade autónoma da exploração e utilização da Plataforma MILD (Manual de Instruções da Literacia Digital) e facilitar/formar para as suas escolhas de informação (descobrindo e selecionando a mais correta), à distância de um clique.
     Os alunos foram motivados a participarem num Bibliop@per, em trabalho de grupo e o recurso ao smartphone pessoal, para descobrirem temas e questões subordinados às literacias da pesquisa e uso da informação, através do acesso online à dita plataforma.
     Estão desafiadas a participar nesta atividade formativo/participativa todas as turmas do 8.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, durante os próximos meses.
     Apreciações/autoavaliação, pela turma 8E:
. "Na nossa opinião, esta atividade foi educativa e divertida. Nós gostámos muito e trabalhámos bem!" - grupo 1
. "Achámos esta atividade interessante e dinâmica. O trabalho foi bem repartido. Gostámos muito." - grupo 2
. "A atividade foi bem executada e feita com muito empenho, pelo grupo, pois conseguimos realizar todas as tarefas com sucesso." - grupo 3
. "A atividade foi muito interessante e importante porque enriqueceu o nosso conhecimento nas redes." - grupo 4
     Acesso à Plataforma MILD: https://mild.rbe.mec.pt/.
     A tod@s, continuação de bom trabalho e de excelentes e fiáveis pesquisas/usos da informação!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias


Sem comentários:

Enviar um comentário