Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
Mostrar mensagens com a etiqueta "Agrupamento escolas Resende". Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta "Agrupamento escolas Resende". Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Alunos premiados no Concurso Nacional de Leitura

   Decorreu, no dia 15 de maio, a Fase Intermunicipal Tâmega e Sousa do Concurso Nacional de Leitura, que consistiu na realização de uma prova escrita e outra oral, ocorridas, respetivamente, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e no Cinema Teixeira de Pascoaes, em Amarante. 
   O Agrupamento de Escolas de Resende esteve representado pelos seus vencedores, por nível de ensino: Ana David Moura - R11, Lara Vieira - 5.º E, Bruno Tiago Oliveira - 8.º D e Bruna Gabriela Ribeiro - 10.º A.
   A Bruna Gabriela ficou apurada na tarefa escrita e prestou prova oral, tendo obtido o lugar de suplente à fase nacional.
   Aos alunos e escolas participantes, foram oferecidos dois livros e um certificado de participação.
   Muitos parabéns, aos nossos alunos, pelo entusiasmo que ofereceram a esta iniciativa, e aos respetivos professores,  pelo incentivo e envolvimento neste enriquecedor projeto nacional, que em muito contribui para a promoção da leitura, das expressões escrita e oral e do saber-estar perante um grande público!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Palestra sobre Saúde - Enfarte cardiovascular

   A BEgas recebeu, no dia 10 de maio, as turmas 9.º A, C, D e E, acompanhadas pelos senhores professores Carlos, Delfina, Emília Matos e Joana, para observarem a temática "Enfarte cardiovascular", sabiamente apresentada por um grupo de enfermeiras especialistas do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.
   Este trabalho, desenvolvido em parceria com a Escola Secundária, além de comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio), teve por objetivo principal alertar para os fatores de risco da doença coronária e a insuficiência cardíaca, tendo em atenção os sintomas e as medidas de ação.
   Registam-se, aqui, alguns fatores de risco:
. Controláveis - colesterol, tabagismo, hipertensão arterial, alimentação inadequada, diabetes, vida sedentária, obesidade, stress excessivo, alcoolismo...
. Não controláveis - idade, sexo, hereditariedade.
   Os alunos tiveram a oportunidade de refletirem e intervirem sobre este grave problema de saúde, cuja taxa de mortalidade, em Portugal, é de 30% (valores SNS 2015), e recordaram que "Saúde é um direito humano".
   Muito agradecidos, senhoras enfermeiras Luísa, Ana, Marlene e Patrícia, por esta importante lição de biologia e saúde humana!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias


terça-feira, 24 de abril de 2018

Eleição na Escola Secundária - Miúdos a votos

   Muitos parabéns, às duas equipas dinamizadoras da Escola Secundária, pelo exercício de cidadania, e ao livro mais fixe eleito, "Auto da Barca do Inferno", que obteve 53 votos!
 Os restantes resultados foram os seguintes: "O Recruta" - 24 votos, "O Principezinho" - 2, "O Diário de Anne Frank" - 1, nulos - 2.
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Comemoração do Dia Mundial do Livro - Partilha de leituras

   No reconhecimento coletivo da importância do livro e dos autores, as escolas do AEResende e a Rede de Bibliotecas de Resende comemoraram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, desafiando alunos, funcionários e professores a participarem em algumas iniciativas: partilha de leituras / livro preferido (por escrito), Painel Virtual Coletivo (com a utilização do smartphone pessoal, na BEgas) e fase final do Campeonato da Língua Portuguesa.
   A Câmara Municipal também dinamizou um importante evento, que consistiu na apresentação do Portal da Rede de Bibliotecas de Resende, do projeto do Banco Municipal de Livros Escolares e no lançamento do livro impresso "Escrita em três ciclos: histórias originais", representante do último ebook do mesmo projeto, com acesso através do Blogue da Biblioteca Escolar.
   Muitos parabéns, a todos os colaboradores e participantes, pela alegria que ofereceram a este dia!
A professora bibliotecária, Minervina Dias

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

   No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, alunos da turma 2D partilharam o vídeo que criaram, motivando os utilizadores da BEgas ao visionamento dos mais fantásticos elementos do património natural e cultural mundiais, durante todo o dia letivo.
   Agradecidos, turma 2D!
A PB, Minervina Dias

sexta-feira, 23 de março de 2018

Balanço da Semana da Leitura do AEResende

   De 19 a 23 de março, decorreu a Semana da Leitura, no nosso Agrupamento de Escolas, subordinada ao tema "Pétalas de Leitura". Nesta festa, diversas atividades (relativas à leitura, à escrita, à poesia, à encenação e aos livros) preencheram o nosso dia a dia escolar. Houve Encontros com Escritores (Alberto Almeida, André Fernandes, César Luís de Carvalho, Joaquim Correia Duarte, José Brites, Palmira Martins e Vitorino Silva), Palavrear com Poesia, Encenações de Leitura, "Diálogos com Pessoas", Todos juntos podemos ler com prazer - Trinta minutos a ler (em silêncio), A Poesia vai à rua, Voluntários da Leitura (Leitura a par e "Conta Comigo!"), Pétalas de leitura entre turmas, Concurso Nacional da Leitura (fase municipal), Chá com Livros, Ler dá Saúde, Encontros Intergeracionais, Exposição de Cartazes da Semana da Leitura, Coleção de Marcadores de Livros...
   Os vários eventos socioculturais da semana, favorecidos pela profícua articulação de trabalhos, a nível de departamentos e de escolas, promoveram a arte da leitura, da expressão e da cidadania. Estas parcerias escolares, juntamente com as extra-escolares, foram essenciais para o sucesso das iniciativas.
   Um reconhecido agradecimento a todas as "pétalas da leitura": alunos, funcionários, pais/EE, professores, equipa da BE, coordenadores de departamento e de escola, membros da Direção do AER, elementos da Autarquia, patrocinadores, escritores e promotores de atividades.
   Partilhamos, aqui, diversos testemunhos fotográficos de alguns momentos que floriram o nosso "jardim"!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias







  

quarta-feira, 21 de março de 2018

Debate e comício, na ES, pelo livro mais fixe!


   
   Foi um caloroso entusiasmo pela iniciativa "Miúdos a votos" que levou dois grupos de alunos da Escola Secundária à BEgas, para participarem no primeiro debate em defesa do livro mais fixe: "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;  "O Recruta", de Robert Muchamore.
   O tema "A adequação dos conteúdos das duas obras à sociedade atual" serviu de mote à apresentação de argumentos e à troca de ideias, as quais se revelaram muito renhidas.
   Salientamos alguns depoimentos:
. O "Auto da Barca do Inferno" (ABI) serve para moralizar e adequa-se ao tempo em que vivemos. Devemos atuar corretamente na vida, aqui, pois o nosso destino está marcado. - Fábio Madureira, 9.º A
. "O Recruta" (OR) também se adequa à nossa realidade e é um livro bastante interessante. - Carolina Monteiro, 7.º B
. Com o ABI, podemos aprender mais lições do que com OR. - Inês Matos, 9.º A
. O ABI também nos mostra a evolução da língua portuguesa. - Rafael, 9.º A
. Os jovens também gostam das histórias mais recentes. Aprendemos novas coisas que nos fazem mudar a perspetiva de vida. De certa forma, OR também nos alerta para a mudança de hábitos e adequa-se a todas as idades. - Bruno Oliveira - 8.º D
. O autor de OR já conquistou muitos jovens portugueses. - Joana, 7.º B
. O autor de ABI é português e o livro está no PNL. - Marta, 9.º A
. OR ensina-nos a não desistirmos e a sermos cada vez mais fortes, mas o ABI também nos ensina a sermos melhores cidadãos. - Marisa, 9.º A
   Após o dinâmico debate, os alunos realizaram comício pelos vários espaços da Escola, apelando ao voto, a realizar no dia 24 de abril, na ES.
   Muitos parabéns, às duas equipas, pelo excelente trabalho de divulgação e apresentação das obras!
                                                                       A Professora Bibliotecária, Minervina Dias


terça-feira, 20 de março de 2018

Concurso Nacional de Leitura - Fase municipal (1.º ciclo)

   Hoje, dia 20 de março, os vencedores de cada escola do 1.º ciclo disputaram a prova de leitura, a nível municipal, na Biblioteca Municipal, tendo sido apurada como vencedora a aluna Ana David Moura.
   A todos os concorrentes, muitos parabéns, pelo seu excelente desempenho!
   Boa sorte à aluna representante do 1.º ciclo do AEResende!

A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

sábado, 17 de março de 2018

quinta-feira, 8 de março de 2018

Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?

O Agrupamento de Escolas de Resende participa, pela segundo ano consecutivo, na iniciativa «Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?», promovida pela Visão Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a Pordata, a Comissão Nacional de Eleições e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
De acordo com os resultados nacionais da primeira fase (indicação de obras sugeridas, por escola), estão apurados os livros candidatos às eleições de 23 de abril, Dia Mundial do Livro, tendo em conta as listas de títulos nacionais que, em cada ciclo, obtiveram mais de 40 nomeações.
A Escola Secundária de Resende viu duas histórias nomeadas: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, proposta pelo aluno Fábio Barbosa; O Recruta, de Robert Muchamore, indicada pela aluna Carolina Monteiro. As campanhas eleitorais dos títulos C01 e C23 caberão, respetivamente, às turmas 9.º A e 7.º B.
Poderemos acompanhar os passos da campanha eleitoral, através do sítio da Visão Júnior, em www.visaojunior.pt, e na sua edição de abril. A Rádio Miúdos transmitirá, também, a partir de 9 de abril, os tempos de antena de rádio, cujos Podcast terão de ser enviados até ao dia 20 de março.
Boa campanha, aos responsáveis pelos livros apresentados pelo AEResende!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

sábado, 3 de março de 2018

Desafios pelo conhecimento – Literacia3Di

   Foi com muita alegria e autoconfiança que quatro alunas do AEResende se deslocaram, no dia 2 de março, à Escola EB2/3 Diogo Cão, Vila Real, para participaram na segunda fase da iniciativa nacional "Literacia 3Di", promovida pela Porto Editora, em parceria com a Câmara Municipal de Resende que, gentilmente, proporcionou o transporte.
   O desafio pelo conhecimento específico, destinado a cada aluna participante (Adriana Guimarães, Ana Beatriz Xavier, Margarida Cardoso e Mara Ferreira), contemplou as literacias de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês, respetivamente.
   No final das provas online, as alunas foram premiadas (com um certificado e um livro), pela promotora da atividade, por terem sido as vencedoras da primeira fase, realizada a nível da Escola EB2 e Secundária do Agrupamento de Escolas de Resende.
   Muitos parabéns, às nossas queridas alunas, pelo gosto, desempenho e nível de competências demonstrados!
A professora bibliotecária, Minervina Dias

sexta-feira, 2 de março de 2018

Concurso Nacional de Leitura 2018

No presente ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Resende conta com os três Ciclos do Ensino Básico a participarem na 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), promovido pelo Plano Nacional de Leitura. A esta iniciativa, associam-se a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares, o Camões IP, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e a RTP1.
 A primeira fase, a nível de escola, que decorreu até ao dia 16 de fevereiro, abrangeu as seguintes obras: Sábios como camelos, de José Eduardo Agualusa (um conto do livro Estranhões e Bizarrocos, 1.º ciclo); A fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen (2.º ciclo); História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda; O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado (3.º ciclo); Os Maias, de Eça de Queirós (Secundário).
Para a próxima fase, estão apurados os alunos, por escola:
. CER – Gonçalo Filipe Correia de Carvalho, Ana David Pereira Moura;
. CESC – Afonso Martim Ferreira Meireles, Lara Raquel Paiva Cardoso;
. CESMM – Gonçalo Ferreira Tamborino, Emanuel Almeida Chaves;
. Escola EB2 – Lara Beatriz Dias Vieira (2.º ciclo);
. Escola Secundária – Bruno Tiago Sousa Oliveira (3.º ciclo) e Ana Patrícia Rasinhas (Secundário).
No dia 20 de março, os vencedores de cada escola do 1.º ciclo disputarão a prova a nível municipal, na Biblioteca Municipal.
A todos os concorrentes, muitos parabéns e boa sorte!

A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Palestra - Violência no Meio Escolar

   Tendo por principal objetivo Prevenir a "Violência no Meio Escolar", agentes da Guarda Nacional Republicana dinamizaram, na Escola EB2 e na Escola Secundária, uma ação de sensibilização e formação subordinada a esta pertinente problemática.
   Contemplaram-se: Tipos e Causas de Violência; Legislação aplicável em relação à idade; Tipologia dos crimes, Medidas Cautelares (Lei Tutelar Educativa); Medidas de Coação e de Prevenção.
   Os alunos foram elucidados e desafiados a refletir e a expor os seus pontos de vista.
   Muito agradecidos, senhores agentes, por mais esta lição de cidadania!

A Professora Bibliotecária, Minervina Dias