Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
Mostrar mensagens com a etiqueta "Agrupamento escolas Resende". Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta "Agrupamento escolas Resende". Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Vamos participar em jogos de expressão criativa, nas Oficinas de escrita da BJCD!

     Na primeira quarta-feira letiva do segundo período, iniciou-se o Clube de escrita, na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD), tendo por objetivos principais: Favorecer o desenvolvimento das competências linguístico-criativas; Promover a alegria e o gosto da descoberta da escrita e da liberdade do pensamento e da expressão, através da escrita expressiva e lúdica.
     A primeira oficina foi dinamizada pela Professora Bibliotecária, que, depois de explicar e exemplificar a técnica, desafiou os alunos participantes a criarem um Acróstico a partir do nome próprio de um amigo da escola.
     Os alunos reunir-se-ão às quartas-feiras, na Biblioteca, e contemplarão, ao longo deste período escolar, outros jogos de expressão escrita que lhes permitem a libertação rápida da criatividade, quer na formulação e organização de ideias quer na aplicação do saber linguístico: Caligrama, Lipograma, Letra Imposta, Palavra puxa palavra, Número puxa palavra, Eu sou...
     Um agradecimento aos participantes nestas oficinas, pela sua adesão e dedicação total! Continuação de excelentes trabalhos de escrita criativa!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

     A equipa da Biblioteca Escolar deseja, a toda a comunidade educativa, um santo e feliz Natal e um novo ano repleto de saúde, sorte, paz, alegria e muitas e boas leituras!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Boa prática da turma 7D


   Tendo por principais objetivos Fomentar o trabalho colaborativo, a expressão oral e artística e Suscitar a reflexão subordinada aos Direitos Humanos, a professora Susana Pinto desafiou a turma do 7D a apresentar a dramatização de alguns direitos. O espaço da BEgas constituiu o palco escolhido, para uma plateia de alunos do 3D, que assistiram, atentamente, e aplaudiram, entusiasticamente, acompanhados pelo prof. João Paulo Machado.
     Em forma de desfecho, decorreu a reflexão conjunta da atividade partilhada, tendo sido realçada a igualdade na diferença.
   Muitos parabéns, aos nossos criativos jovens e à sua dinamizadora Diretora de Turma, pela calorosa e pertinente atuação!
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Pai Natal na aula, em Encontro Interciclos

   No dia 10 de dezembro, as turmas do 2.º ano de escolaridade do Centro Escolar de Resende deslocaram-se à Escola Secundária, acompanhadas pelas senhoras professoras Laura, Olinda e Prazeres, para participarem num encontro interciclos, na BEgas.
    Foi com muito entusiasmo que os jovens de Medidas Adicionais do Ensino Secundário interagiram com esses meninos, através da apresentação da peça de teatro "Pai Natal na aula" (autoria de Minervina Dias) e da canção "A todos um bom Natal".

    Depois de visionarem, também, o filme "Frozen: Uma aventura de Olaf", todos tiveram a oportunidade de refletirem sobre a importância da família, da amizade e da fraternidade, valores que devemos preservar e que serviram para recordar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
     Muitos parabéns, a todos os envolvidos!
A PB, Minervina Dias 

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos




   Ao longo do dia, na BEgas, os alunos da Escola Secundária tiveram a oportunidade de visionarem curtos filmes subordinados à temática e, ainda, de participarem no desafio tecnológico, através da ferramenta virtual Mentimeter.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Ação formativa no AER - Caminhos para uma educação (mais) inclusiva


     A Escola Secundária de Resende recebeu, na BEgas, no dia 5 de dezembro, a excelente comunicadora Dr.ª Helena Fonseca, cuja relevante intervenção, subordinada à Educação Inclusiva, prendeu (do início ao fim) os cerca de 100 docentes do AEResende presentes neste necessário encontro formativo.
     Fica registada a ideia global de que a promoção do sucesso escolar e a Educação Inclusiva são da responsabilidade de toda a comunidade educativa e de cada um, sendo fundamental o trabalho colaborativo.
     Um agradecimento especial à senhora Formadora, ao CRI da CERCI de Amarante e à Direção do AER, pela dinamização desta relevante iniciativa.
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Oficina de escrita, em encontro interciclos

     No dia 5 de dezembro, os alunos da turma 1D foram desafiados, pela professora bibliotecária, a colaborarem na oficina de escrita destinada a alunos do 7A e 7C.
     A atividade "Palavra puxa palavra" mereceu a imediata adesão e o empenho pessoal. Os jovens mais novos criaram um texto, a partir dessa técnica, em trabalho de grupo, e os mais velhos orientaram-nos e realizaram a sua partilha, através da leitura oral.
     Muitos parabéns, a todos, pelo entusiasmo que ofereceram a esta atividade de encontro interciclos escolares!
A PB, Minervina Dias



terça-feira, 27 de novembro de 2018

Literacia 3Di - desafio aceite pelo AEResende

     Pelo quarto ano consecutivo, os professores do Agrupamento de Escolas de Resende têm motivado os alunos a participarem no concurso nacional Literacia 3Di, o desafio pelo conhecimento, promovido pela Porto Editora, em parceria com várias instituições e o alto patrocínio de sua excelência o Presidente da República.
     Nos dias 19, 20, 26 e 27 de novembro, decorreu a primeira fase do concurso, a nível de escola/agrupamento, com a aplicação, respetivamente, dos testes online de literacias da Matemática, Ciências, Leitura e Inglês, cada um por ano de escolaridade, do 5.º ao 8.º ano.
     Os dez alunos concorrentes, por cada modalidade de literacia, demonstraram corresponder às expectativas depositadas pelos colegas de turma que os elegeram.
     Muitos parabéns, aos quarenta participantes, por terem aceitado o desafio e pela revelação do entusiasmo e empenho em prol do saber posto à prova!
A professora bibliotecária, Minervina Dias
    

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Boa prática da turma 9D


       No dia 20 de novembro, o grupo de trabalho da turma 9.º D (constituído pelos alunos Adelino Magalhães, Ana Pinto, Andreia Almeida, Bruno Oliveira, Daniela Ferreira, Diogo Dias e Sara Dias) apresentaram, na BEgas, com muito entusiasmo, competência e dedicação, uma criativa peça de teatro, criada e ensaiada pelo discente Bruno Oliveira, subordinada às temáticas "Organizações Não Governamentais" e "Direitos Humanos", no âmbito da disciplina Educação para a Cidadania, supervisionada pela Diretora de Turma, professora Ana Paula Manilha, em parceria com a Biblioteca Escolar.
     Para acesso a outros pormenores sobre a peça de teatro, poderão visionar o vídeo postado neste artigo do Blogue.

     Muitos parabéns, aos alunos, pela demonstração e partilha pública das suas relevantes competências de comunicação oral, organização e capacidades artísticas!
A PB, Minervina Dias

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Clube da Leitura na EB2


 
   O Clube da Leitura da BJCD foi iniciado no dia 31 de outubro, com a participação empenhada de alunos da turma 5E, e passará a ser dinamizado às quintas-feiras, das 12:00 às 12:30.
   Tendo por principal objetivo promover o aperfeiçoamento de competências e a leitura recreativa, os membros deste clube (que aceita todos os alunos interessados) poderão optar, também, pela apresentação de obras que recomendem e pela realização de trabalhos subordinados às histórias lidas.
   Contamos com a presença e colaboração de todos os que gostam de livros e de leitura!
A PB, Minervina Dias

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Mensagens premiadas - Desafio Biblioteca Escolar

Biblioteca espantosa
Informação
Bonita e maravilhosa.
Leitura encantadora,
Imaginação gratificante e
Observação perfeita
Testam a nossa escrita.
Entender a ortografia com
Conhecimentos enriquecidos que
Aprofundam os nossos horizontes.
            Beatriz Margarida - 5E

Brilhantes estantes
Inteligentes vamos ficar
Brincamos e saltamos naquelas suaves páginas
Letras cavalgam por campos verdes
Imaginando estar em cima de nuvens a ler
Os livros são os mestres desta pequena "cidade"
Temos novas novidades, vindas daquelas brilhantes páginas
Escutar o que os livros nos dizem
Conseguimos descobrir mistérios
A nossa cabecinha começa a evoluir
                             Carolina - 5E

    A biblioteca...
... não é apenas um lugar com quatro paredes e um teto a cobrir,
é o lugar onde a tua imaginação pode fluir!
... não é apenas um lugar com livros,
é onde podes viver sonhos e perigos!
... não é apenas um lugar comum,
é um lugar onde podes ser qualquer um!
                           Maria João Ferreira - 6E

   A Biblioteca é um sítio onde se brinca com as palavras, imagina, pesquisa e se lê obras maravilhosas!   Inês Santos - 7D  

   Na biblioteca aprendemos coisas interessantes com os livros que lá existem.
   Adoro a minha biblioteca porque é um espaço de convívio com os outros e é também um local de aprendizagem. - Mariana Fernandes - 7D

   A Biblioteca abre a tua imaginação e a tua criatividade ao leres livros! - Sara Cardoso - 7D

   Uma biblioteca sem livros é como uma enciclopédia inacabada porque, sem sabedoria no mundo, não dá para fazer nada. Livros em estantes não fazem apenas uma biblioteca... Fazem parte da inteligência do mundo e depende de como o mundo os interpreta.
   Eu adoro a minha biblioteca! - Inês Loureiro - 9C 
 
   A biblioteca guarda livros. Os livros guardam histórias e memórias; histórias para gerações futuras. - Adelino Magalhães - 9D 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Disléxicos famosos e Encontro Biblioteca Humana com Ana Maria Pinto

    A senhora Bibliotecária Municipal de Resende, Dr.ª Ana Maria Pinto, foi recebida na BEgas, no dia 25 de outubro, pelas turmas 8B e 10B e as professoras Fátima Pereira e Lúcia Xavier, no âmbito do encontro biblioteca humana subordinado à temática "Disléxicos famosos".
   Depois do diálogo vertical acerca dos necessários fundamentos teóricos, no que respeita à fonologia, grafia e pessoas com dislexia que se tornaram célebres, os alunos cumpriram, com eficiência, a leitura de algumas mensagens codificadas, tendo por principal objetivo compreender o que se pode passar com alguém disléxico na fase de desenvolvimento da leitura e da escrita.
   Em forma de conclusão, foi apresentado um curto excerto do filme "Como Estrelas na Terra", tendo-se passado a mensagem de que, na diferença, também se pode ser "grande".
  Muito agradecidos, Dr.ª Ana Pinto, pela pertinente e esclarecedora apresentação sobre esta perturbação de aprendizagem, a cujos sinais de alerta devemos estar atentos relativamente a irmãos e amigos mais jovens!
A PB, Minervina Dias

Ler a crescer, na BCER


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A Infoliteracia e o Encontro Biblioteca Humana com Victor Rebelo


   No dia 24 de outubro, os alunos das turmas 8A e 9D, acompanhados pelos seus professores (Dionísio, Fátima Pereira e António Loureiro), participaram na palestra "O contributo da Infoliteracia no sucesso escolar", promovida pelo senhor Bibliotecário Municipal de Lamego, prof. Victor Rebelo.
   Na dinâmica abordagem da temática, esteve patente o constante diálogo vertical subordinado à importância das bibliotecas (antigas e modernas) e às competências e objetivos a ter presentes quando se fala de Infoliteracia escolar.
   Os alunos aprenderam que, no aperfeiçoamento de competências da literacia da informação, se deve começar por reconhecer a necessidade de informação. O conferencista exemplificou técnicas de seleção de fontes de informação, construção de estratégias de pesquisa, localização e acesso, comparação e avaliação.
   Muito agradecidos, senhor professor Victor, pelos conhecimentos e ensinamentos que transmitiu com tanto entusiasmo!
A PB, Minervina Dias