Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
Mostrar mensagens com a etiqueta "biblioteca escolar resende". Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta "biblioteca escolar resende". Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 20 de março de 2018

Concurso Nacional de Leitura - Fase municipal (1.º ciclo)

   Hoje, dia 20 de março, os vencedores de cada escola do 1.º ciclo disputaram a prova de leitura, a nível municipal, na Biblioteca Municipal, tendo sido apurada como vencedora a aluna Ana David Moura.
   A todos os concorrentes, muitos parabéns, pelo seu excelente desempenho!
   Boa sorte à aluna representante do 1.º ciclo do AEResende!

A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quinta-feira, 8 de março de 2018

Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?

O Agrupamento de Escolas de Resende participa, pela segundo ano consecutivo, na iniciativa «Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?», promovida pela Visão Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a Pordata, a Comissão Nacional de Eleições e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
De acordo com os resultados nacionais da primeira fase (indicação de obras sugeridas, por escola), estão apurados os livros candidatos às eleições de 23 de abril, Dia Mundial do Livro, tendo em conta as listas de títulos nacionais que, em cada ciclo, obtiveram mais de 40 nomeações.
A Escola Secundária de Resende viu duas histórias nomeadas: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, proposta pelo aluno Fábio Barbosa; O Recruta, de Robert Muchamore, indicada pela aluna Carolina Monteiro. As campanhas eleitorais dos títulos C01 e C23 caberão, respetivamente, às turmas 9.º A e 7.º B.
Poderemos acompanhar os passos da campanha eleitoral, através do sítio da Visão Júnior, em www.visaojunior.pt, e na sua edição de abril. A Rádio Miúdos transmitirá, também, a partir de 9 de abril, os tempos de antena de rádio, cujos Podcast terão de ser enviados até ao dia 20 de março.
Boa campanha, aos responsáveis pelos livros apresentados pelo AEResende!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

sábado, 3 de março de 2018

Desafios pelo conhecimento – Literacia3Di

   Foi com muita alegria e autoconfiança que quatro alunas do AEResende se deslocaram, no dia 2 de março, à Escola EB2/3 Diogo Cão, Vila Real, para participaram na segunda fase da iniciativa nacional "Literacia 3Di", promovida pela Porto Editora, em parceria com a Câmara Municipal de Resende que, gentilmente, proporcionou o transporte.
   O desafio pelo conhecimento específico, destinado a cada aluna participante (Adriana Guimarães, Ana Beatriz Xavier, Margarida Cardoso e Mara Ferreira), contemplou as literacias de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês, respetivamente.
   No final das provas online, as alunas foram premiadas (com um certificado e um livro), pela promotora da atividade, por terem sido as vencedoras da primeira fase, realizada a nível da Escola EB2 e Secundária do Agrupamento de Escolas de Resende.
   Muitos parabéns, às nossas queridas alunas, pelo gosto, desempenho e nível de competências demonstrados!
A professora bibliotecária, Minervina Dias

sexta-feira, 2 de março de 2018

Concurso Nacional de Leitura 2018

No presente ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Resende conta com os três Ciclos do Ensino Básico a participarem na 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), promovido pelo Plano Nacional de Leitura. A esta iniciativa, associam-se a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares, o Camões IP, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e a RTP1.
 A primeira fase, a nível de escola, que decorreu até ao dia 16 de fevereiro, abrangeu as seguintes obras: Sábios como camelos, de José Eduardo Agualusa (um conto do livro Estranhões e Bizarrocos, 1.º ciclo); A fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen (2.º ciclo); História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda; O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado (3.º ciclo); Os Maias, de Eça de Queirós (Secundário).
Para a próxima fase, estão apurados os alunos, por escola:
. CER – Gonçalo Filipe Correia de Carvalho, Ana David Pereira Moura;
. CESC – Afonso Martim Ferreira Meireles, Lara Raquel Paiva Cardoso;
. CESMM – Gonçalo Ferreira Tamborino, Emanuel Almeida Chaves;
. Escola EB2 – Lara Beatriz Dias Vieira (2.º ciclo);
. Escola Secundária – Bruno Tiago Sousa Oliveira (3.º ciclo) e Ana Patrícia Rasinhas (Secundário).
No dia 20 de março, os vencedores de cada escola do 1.º ciclo disputarão a prova a nível municipal, na Biblioteca Municipal.
A todos os concorrentes, muitos parabéns e boa sorte!

A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Palestra - Violência no Meio Escolar

   Tendo por principal objetivo Prevenir a "Violência no Meio Escolar", agentes da Guarda Nacional Republicana dinamizaram, na Escola EB2 e na Escola Secundária, uma ação de sensibilização e formação subordinada a esta pertinente problemática.
   Contemplaram-se: Tipos e Causas de Violência; Legislação aplicável em relação à idade; Tipologia dos crimes, Medidas Cautelares (Lei Tutelar Educativa); Medidas de Coação e de Prevenção.
   Os alunos foram elucidados e desafiados a refletir e a expor os seus pontos de vista.
   Muito agradecidos, senhores agentes, por mais esta lição de cidadania!

A Professora Bibliotecária, Minervina Dias


segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Diferentes olhares sobre a II Guerra Mundial - Exposição na BEgas




  De 29 de janeiro a 9 de fevereiro, venha à BEgas e visite a exposição "Diferentes olhares sobre a II Guerra Mundial" subordinada ao facto histórico mundial inesquecível (por todas as atrocidades aos direitos humanos) e reflita sobre a sublimação da paz no mundo!
   Muitos parabéns, à equipa de História da Escola Secundária, em especial aos seus acérrimos dinamizadores, professores Paulo Pinto e Paulo Sequeira!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias



  

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Desafio de leitura, na BJCD e na BEgas



   Proporcionar agradáveis momentos de leitura é essencial, já que o aperfeiçoamento da competência da sua compreensão constitui a base essencial da aprendizagem e o caminho para o sucesso escolar. Tendo em conta este pressuposto, a Biblioteca Escolar tem fomentado atividades que desafiam os alunos a desejarem ler mais.
   Neste âmbito, os alunos da Escola EB2 e da Escola Secundária tiveram a oportunidade de se inscreverem e requisitarem o livrinho de apresentação da obra "O Rapaz Milionário", de David Walliams (autor bestseller de Avozinha Gângster), e o livro "O Recruta", de Robert Muchamore, visando a sua participação no Desafio de Leitura, promovido na BJCD e na BEgas, no dia 8 e 15 de janeiro, respetivamente.
   Os alunos candidatos, e que puderam estar presentes, responderam a uma ficha de compreensão da leitura, facultada pela Dr.ª Maria José Santiago, representante da Porto Editora, promotora e parceira deste desafio.
   Os felizes vencedores foram: Diogo Lopes (6.º B), Leonor Cardoso, Maria João Ferreira, Maria Miguel (5.º E), Margarida Cardoso (7.º B), Marisa Duarte e Marta Salgueiro (9.º A).
   Muitos parabéns, a todos os participantes, que, pelo seu entusiasmo, empenho e desempenho, demonstraram o quanto gostam de ler e de aprender!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Maratona de Cartas 2017 - Expor, ler e refletir


   A atividade Maratona de Cartas 2017, promovida pela Amnistia Internacional, organização não governamental na defesa dos direitos humanos, trouxe à BEgas o 8E, primeira turma participante, acompanhada pelo seu DT, professor Sérgio Matos.
   Nesta aula de Educação para a Cidadania, enquadrada na iniciativa "Expor, ler e refletir",  os alunos foram desafiados, pela Professora Bibliotecária, a pesquisar e a ler informação subordinada a cinco casos internacionais, em que são colocados em causa alguns direitos humanos: liberdade de expressão, identidade de género, discriminação, julgamentos justos... Realizaram-se pesquisas online, localizações geográficas, leitura e seleção de informação, reflexão e troca de ideias, subordinadas a cada caso exposto, a partir da análise de fichas informativas cedidas gratuitamente pela Amnistia Internacional.
   Sejamos todos defensores dos direitos humanos e ambientais e apelemos aos mesmos, fazendo parte desta "Maratona de cartas 2017", lendo, refletindo e assinando as petições na BEgas, para nos enriquecermos enquanto cidadãos no Mundo!
A professora bibliotecária, Minervina Dias

    «A Amnistia Internacional foi fundada em 1961 pelo advogado britânico Peter Benenson, na sequência de uma notícia publicada no ano anterior pelo jornal Daily Telegraph sobre a condenação de dois jovens estudantes portugueses a sete anos de prisão por gritarem "viva a liberdade" numa esplanada no centro de Lisboa durante o regime de Salazar. O causídico apelou aos países que libertassem pessoas detidas por motivos de consciência, incluindo convicções políticas e religiosas, preconceitos raciais ou linguísticos.» in https://pt.wikipedia.org/wiki/Amnesty_International

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Campeonato da Língua Portuguesa 17/18


   O Campeonato da Língua Portuguesa, desenvolvido pela primeira vez na Escola Secundária, é uma iniciativa da professora Cecília, com a organização do grupo de Português, em articulação com a BEgas.

   É um concurso que conta com a participação de todos os alunos que desejam utilizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos de Português,  desenvolvendo o gosto pela nossa Língua. 
   É destinado aos alunos do ensino básico (do sétimo ao nono ano de escolaridade) e secundário (ensino regular e profissional), mediante a sua inscrição na BEgas.
   Na 1ª fase, a primeira prova realizar-se-á durante o 1.º período e a segunda durante o 2.º período.
   A Final será presencial e terá lugar, no 3.º período, na BEgas.
   A distribuição, receção e publicação da correção e quadro das pontuações das provas, far-se-á de acordo com a seguinte calendarização:
06-11-2017 - Data limite para a inscrição dos alunos, na BEgas ou junto do professor de Português ou professor titular.
20-11-2017 - Entrega aos alunos do 1.º teste de qualificação.
27-11-2017 - Data limite para receção (na BEgas) do 1.º teste de qualificação.
08-01-2018 - Publicação das pontuações e da correção do 1.º teste de qualificação.
19-02-2018 - Entrega aos alunos do 2.º teste de qualificação.
26-02-2018 - Data limite para receção (na biblioteca) do 2.º teste de qualificação.
10-04-2018 - Publicação das pontuações e da correção do 2.º teste de qualificação.
12-04-2018 - Publicação do quadro das pontuações acumuladas do .1º e 2.º testes de qualificação. Apuramento dos alunos para a Final.
23-04-2018 - Final do Campeonato (presencial).
03-06-2018 - Divulgação dos vencedores e entrega dos prémios e certificados.
   Participe, coloque à prova os seus conhecimentos e aperfeiçoe competências!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Turmas do AEResende solidárias - Histórias d'Ajudaris 17


   Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Resende participou no livro solidário da Ajudaris.
   O volume VI de “Histórias d’Ajudaris 17 - Histórias de encantar escritas por jovens autores” integra quatro histórias coletivas do AEResende, criadas no ano letivo de 2016/2017: “A Família Pimpinguim” – turma M4; “A ovelha Fofinha e o cordeirinho Chiquinho” – turmas JISC; “ABC da Família” – turma SC2; “Família” – 7.º A. 
   A apresentação pública do livro decorreu no dia 28 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, com a presença do senhor Diretor do AEResende e da aluna Clara Pinto, em representação das escolas participantes.
   Sejamos solidários, mais uma vez, ao adquirir um exemplar de Histórias de Encantar, na biblioteca de cada escola, por 5 euros, valor que reverterá a favor de crianças e famílias carenciadas.
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dia da Biblioteca Escolar, na ES e na EB2

   No dia 23 de outubro, foram dinamizadas, nas bibliotecas, algumas atividades propiciadoras de leitura, escrita e partilha de ideias, tendo por principal objetivo Comemorar o Dia da Biblioteca Escolar.
   Na Escola Secundária, toda a comunidade escolar foi convidada a:
. participar no registo personalizado da palavra Biblioteca, escrita em diversas línguas, integrando o cartaz BE;
. visualizar (através de projeção multimédia), na zona de receção da escola, alguns registos fotográficos representativos de iniciativas desenvolvidas na e com a biblioteca escolar, decorridas desde o ano letivo da 2015/2016;
. receber e partilhar a leitura de uma frase subordinada à efeméride.
   Na EB2, dinamizou-se a partilha de mensagens criativas, transmitidas por alunos, professores e assistentes operacionais. Na BJCD, promoveu-se o intercâmbio de leituras das frases premiadas. Os meninos e professores da UAEM apresentaram os seus trabalhos comemorativos (cartaz e marcadores de livros) e envolveram-se na leitura recreativa e por prazer.
   Nas bibliotecas, foram, ainda, lidas e premiadas frases subordinadas ao desafio de escrita que decorreu desde o início do mês.
   A todos os participantes, um especial agradecimento e muitos parabéns, por terem preenchido este dia com tanta energia bibliotecária! 
A professora bibliotecária, Minervina Dias