Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
Mostrar mensagens com a etiqueta Resende. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Resende. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Caminhos Trilhados, com o Dr. Joaquim Correia Duarte

     As comemorações da Semana da Leitura do dia de hoje contaram, na BEgas, com uma pequena dissertação, acerca da leitura, escrita, fundamentos de vida e valores humanos, sabiamente proferida pelo patrono da BJCD, senhor padre Joaquim Correia Duarte.
     Realçamos uma das sapientes expressões declaradas por este estimado escritor resendense: "O escritor precisa de conhecimento e sentimento".
     Estamos muito agradecidos, querido Dr. Joaquim, pela boa e enriquecedora hora que nos proporcionou!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Festa da Leitura - Sessões de leitura, Voluntários da Leitura e Leituras partilhadas

   Um sincero reconhecimento, à Dr.ª Ana Maria, a todos os voluntários da leitura (familiares e membros da comunidade) e a todos os alunos que, durante a semana, têm partilhado o gosto pela leitura, nas salas de aula e nas bibliotecas, encantando através dos livros, de histórias infantis, do conto e do canto (em português)! 
     Muitos parabéns, por fazerem da Semana da Leitura uma verdadeira FESTA DA LEITURA!


A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

 

Evolução da Escrita, pela arquivista Maria João Moutela

     Na recordação da comemoração dos 800 anos do conhecimento dos documentos mais antigos escritos  em português, a arquivista da biblioteca municipal de Lamego, Dr.ª Maria João Moutela, dinamizou, hoje, duas sessões de trabalho, no auditório da EB2/Escola Básica D. António José de Castro, envolvendo as turmas do 5.º e 6.º anos de escolaridade.
     Através da exploração do PowerPoint subordinado à Evolução da Escrita e da apresentação de uma enciclopédia de 1766 e de um documento manuscrito, a senhora arquivista abordou a temática e teceu várias considerações sobre Formas de Comunicar e Do Manuscrito ao Impresso.
     Os alunos revelaram-se muito atentos, curiosos e participativos.
     
Muito obrigados, Dr.ª Maria João Moutela, por todos os ensinamentos e documentos que, tão gentilmente, partilhou connosco!
                       A PB, Minervina Dias








terça-feira, 1 de abril de 2014

Segundo dia da Semana da Leitura - Encontros com as escritoras Joana Nogueira e Célia Sequeira e a violinista Regina Raposo

   Hoje, a escritora Joana Nogueira e a autora musical, Regina Raposo, estiveram presentes no Centro Cultural e Auditório de S. Cipriano e no Auditório do Centro Escolar de Resende, onde dinamizaram duas sessões de leitura, de dramatização e de música, tendo como ponto de partida a exploração do seu livro, Óskar e o crocodilo violinista, num envolvimento intenso de todas as crianças e dos seus professores.
 
   Após a hora do almoço, na BEgas, a autora Célia Sequeira desafiou os alunos das turmas 10.º C e 11.º B a registarem, anonimamente, a motivação que têm para leitura. Os testemunhos prestados, e utilizados pela dinamizadora, no âmbito do projeto Caminhos Trilhados, serviram de mote para a abordagem do tema Leitura e Escrita, cujas considerações foram fundamentadas na experiência pessoal de vida desta escritora.
   Um agradecimento coletivo, a todos quantos se envolveram nestas atividades, e muitos parabéns aos alunos do CESC, premiados pela sua distinção no Concurso de Poesias do AER e do desafio SOBE!
    Continuação de ótima Semana da Leitura!
                                                                                                                          A Professora Bibliotecária, Minervina Dias











segunda-feira, 31 de março de 2014

Abertura da Semana da Leitura - Encontros com o escritor Pedro Seromenho

   A Semana da Leitura do AER foi aberta, hoje, no auditório do Centro Escolar de Resende, pelo senhor diretor do AER, Eng.º Manuel Luís Tuna, e a senhora vereadora da educação, animação e cultura, Dr.ª Sandra Pinto, que dirigiram importantes palavras de incentivo à leitura, a todos os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, na presença dos seus professores e do escritor Pedro Seromenho.
   Este primeiro dia das atividades comemorativas foi festejado, no CER e no CESMM, através da dinamização de três sessões de trabalho excecional, sabiamente orientado pelo artista e escritor Pedro Seromenho, num envolvimento de fantasia, leitura, conto e expressão dramática e visual, através de palavras de encantar.
   Antes do término de cada sessão, foram homenageados os alunos premiados dos dois centros escolares, no âmbito do Concurso de Poesias do AER e do desafio SOBE.

   Muitos parabéns, a todos os alunos participantes, aos seus professores, aos professores das AEC e aos nossos estimados convidados, por fazerem deste dia a festa de encontros, de livros e de leitura!