Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é reconhecido, em muitos países, como a mais importante data para alertar e consciencializar a opinião pública em relação a questões relacionadas com a nutrição e a alimentação.
Como sabemos, o homem não é apenas o que come e o corpo humano depende muito da qualidade e da quantidade dos alimentos que são ingeridos.

Recordamos, neste dia, que todo e qualquer cidadão tem direito a uma alimentação acessível, nutricionalmente correcta e culturalmente aceitável, para que possa usufruir de uma vida activa e saudável.

Ler a crescer! - Pão nosso de cada dia

Pão nosso de cada dia

Viviam juntas mãe e filha. Uma encantava pela modéstia; outra irritava pela toleima – apesar de ser bonita. Certa noite, a mãe, não podendo adormecer, preocupada a pensar no destino de sua filha, ajoelhou-se e pediu a Deus que modificasse o feitio de Sília, fazendo-a bondosa e discreta.
Na manhã seguinte, perguntou-lhe:
— Que sonho era aquele, filha, quando esta noite cantavas?
— Ai, sonhava, minha mãe, que um senhor descia de uma carruagem de cobre e me oferecia um anel com uma jóia tão preciosa e brilhante que não haverá no céu estrela de maior brilho.
— Foi um sonho de vaidade! – responde a mãe. E nisto batem à porta. Sília corre e vai abrir: entra um rico lavrador. Oferece-lhe terras de lavoura, montados, hortas, pomares, uma infinita riqueza!
— Mesmo que viesses em carro de cobre e me desses uma jóia mais fulgurante e mais bela do que uma estrela do céu, não casaria contigo. O lavrador, desiludido, foi-se embora, e, nessa noite, Sília voltou a sonhar.
— Com quem estás tu a sonhar? – perguntou a mãe, acordando-a.
— Ai, sonhava, minha mãe, que um senhor descia de uma carruagem de prata e punha nos meus cabelos valiosíssimo diadema de oiro!
— Que pecado, minha filha! Vai rezar para abrandar esse teu grande egoísmo! Na tarde do dia seguinte um moço esbelto, sadio, apareceu a oferecer-lhe a sua vida, a sua fortuna, o seu amor.
— Nem que viesses em carro de prata e pusesses nos meus cabelos formosíssimo diadema de oiro eu casaria contigo!
E o moço partiu tristemente.
— O teu orgulho há-de perder-te! – dizia a mãe para a filha. Outra noite, Sília voltou aos seus sonhos de perdição e ao ser interrogada pela mãe, contentíssima, exclamou:
— Ai, sonhava que um fidalgo descia de um carro de oiro e pedindo-me em casamento oferecia-me um vestido de rubis e diamantes.
— Não te emendas, minha filha, mas hás-de pagar bem caro essa fome de grandezas.
Momentos depois três carros paravam à porta onde residiam ambas. Um de bronze, outro de platina e outro de cristal. O primeiro puxado a doze cavalos; o segundo, a vinte cavalos; e o terceiro, a quarenta! Dos carros de bronze e platina desceram pajens vestidos de seda verde e azul. Do carro de cristal saiu um lindo rapaz coberto de pedraria. Entrou em casa de Sília e, de joelhos e humilde, beijou-lhe as mãos num sorriso.
— Finalmente, sou feliz! O meu sonho transformou-se na mais bela realidade.
E orgulhosa foi vestir o vestido de noivado. Partiram para a igreja. Os cavalos galopavam num frémito de alegria.
— Vou dar a minha mulher os meus presentes! – dizia ele ao regressar, e entrando na sala suave do seu palácio de turquesa:
— Tudo isto é para ti.
Sília sorriu e a sorrir foi-lhe dizendo:
— Sabes que já tenho fome?
— Ponham a mesa e sirvam-nos o banquete! – gritou ele aos seus vassalos.
Saladas de topázio, assados de ametistas e doce de pérolas; todos comiam e repetiam. Só ela não podia comer. A medo pediu um bocadinho de pão.
— É a única coisa que não te posso dar! – respondeu ele.
E desatou às gargalhadas, gargalhadas metálicas, cantantes, porque o seu coração também era de metal.
Ela chorou!
— Chorar para quê? Não desejavas tudo isto? Não tens agora o que sempre ambicionaste?
Rodeada de riquezas, saía do palácio, à noite, e andava de porta em porta disfarçada e muito triste, a pedir cheia de fome um bocadinho de pão.

Os Contos de António Botto
Marginália Editora, s/d

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Infobiblioescolar de Resende

Integrada nas actividades do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e do Mês da Literacia da Informação, foi realizada a distribuição gratuita do número 1 do boletim informativo da BE, aos alunos, professores e assistentes operacionais deste agrupamento.
A sua periodicidade é mensal.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Palavras, para quê!?





Reconto de contos ouvidos no Dia Internacional do Idoso, por alunos do 3.º ano.

No “Dia Internacional do Idoso”, a Biblioteca Escolar criou um fórum na plataforma Moodle, destinado aos alunos do sexto ano (únicos, de momento, inscritos na plataforma), sugerindo-lhes que enviassem uma frase, uma quadra ou um texto sobre o assunto.
Para os incentivar a reflectir, era-lhes apresentado um bonito poema sobre os idosos. Os alunos não se fizeram “rogados” e responderam prontamente ao pedido. Com maior ou menor criatividade, deram-nos a conhecer os seus sentimentos e endereçaram-nos os seus trabalhos.
São esses os trabalhos que ora divulgamos, agradecendo o empenho de todos os alunos que colaboraram.
Trabalhos realizados:

"Costuma-se dizer que de velho se chega a menino. Mas aos meninos toda a gente beija e aos velhinhos não." Já dizia a minha bisavó Quitéria.
Miguel - 6ºD

No dia de Natal, um pai foi a casa do seu filho consoar.
À mesa, o pai, como já não era propriamente novo e as forças já faltavam, quase partia a sua tigela. O filho expulsou-o da mesa e pô-lo a comer, com uma tigela de madeira, num canto da casa. O neto, observando isto, ficou com pena do avô.
No dia seguinte, o pai do menino encontrou-o, debaixo da mesa a fazer uma tigela de madeira, e perguntou-lhe porque é que ele a estava fazer. O filho respondeu-lhe que era para lha oferecer um dia quando precisasse dela.
Júlio Duarte - 6ºD

Idoso é ser dependente.
Desrespeitado por uma sociedade invejosa e
Orgulhosa de si própria.
Soam as badaladas da idade para todos nós.
Oiçam-nos com cuidado e reflictam …
António - 6ºD

Os idosos precisam de nós, pois eles já não têm forças para fazer o que nós fazemos e as suas forças somos nós. Eles precisam de carinho, afecto, ternura, beijinhos, conforto e muita força.
Ajudemo-los!
Ana Moreira - 6ºD

Devemos ajudar os idosos
porque chegará o nosso dia.
Para velhos todos vamos,
o contrário é que não esperamos.
Rui Magalhães – 6º D

Quem sou eu?
Já estou gasto e rugoso. Ninguém me liga nenhuma. Em vez de me ajudarem, encostam-me a um canto. Até se esquecem de mim como se nunca me tivessem visto na vida.
Ari Costa – 6º D

Quem trata bem um idoso,
É rico e bondoso.
Um velhinho coitado,
Anda sempre a sofrer.
E as pessoas passam,
Sem se quer o ver.
Num canto escuro e triste,
Habita um velhinho.
Onde alguém o abandonou,
E não o devia ter deixado sozinho.
Um idoso caiu no meio da solidão,
Porque ninguém lhe deu a mão.
Trata bem um velhinho,
E acontecerá o mesmo então.
Trabalho realizado por Ana Rita Sequeira Truta, Ana Sofia e Filipa - 6º E

O dia do idoso é muito importante.
Devemos respeitá-los e protegê-los.
Há idosos com doenças
que podemos cuidar
e fazer os possíveis
para os não meter no lar.
Carinho e protecção lhes devemos dar,
de certeza que vão gostar.
Alguma coisa devemos fazer,
para os poder ajudar.
Vamos dar um beijinho
e visitar
aqueles idosos
que estão no lar.
No dia do idoso,
uma festa vamos fazer
e ao lar vamos cantar
para os alegrar.
Joana, Ana, Ana Cristina e Bruno - 6ºE

Os idosos merecem respeito, amor, carinho e ajuda.
Turma: 6ºC

“Dia Internacional do Idoso”
Um idoso sozinho, pobre, coitadinho, sozinho no monte, sem nenhuma fonte.
Sem nenhuma fonte, sem nenhuma gota de água, e a fome … mas é melhor a água!
Mas é melhor a água porque outra coisa não há, porque é que essa pessoa é tão má?
É tão má, porque me deixou aqui, só e abandonado, sem nada para mim!
Sem nada para mim, nem sequer um lençol, podia ou menos deixar-me virado para o sol!
Virado para o sol e não para a chuva, debaixo de um coberto ou de um guarda-chuva.
Trabalho realizado por Liliana, Lúcia, Luís, Francisco – 6ºE

sábado, 10 de outubro de 2009

Uma visão da BE






Apresentam-se algumas fotografias que perspectivam a biblioteca actual, que procura ir ao encontro das necessidades e interesses dos jovens leitores, oferecendo uma visão global da sua utilização, num esforço por sublinhar o que de bom, aqui, vai acontecendo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Biblioteca Escolar recorda o aniversário da República



No âmbito da educação para a cidadania, a Biblioteca Escolar Joaquim Correia Duarte começou ontem a promover breves debates com os alunos das turmas do 5º ano, sobre a Revolução do 5 de Outubro de 1910 – A Implantação da República.
Após um curto diálogo acerca da razão do feriado de segunda-feira, os alunos falaram entusiasmadamente de monarquia e república, de reis e presidentes.
De seguida, visionaram um CD-ROM, onde lhes foi apresentada, muito sumariamente, a Revolução bem como as razões próximas que a motivaram. Analisaram e explicaram o significado da Bandeira Nacional. Terminaram a sessão, entoando respeitosamente o Hino nacional.
Certos de que não esgotámos o tema, pois muito mais haveria a dizer, acreditamos que conseguimos despertar a curiosidade e o prazer de voltar à Biblioteca, para pesquisar mais informação sobre o assunto!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Comemoração do Dia Mundial da Música e do Dia Internacional do Idoso

No âmbito das actividades comemorativas do Dia Mundial da Música, os alunos do ensino pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros puderam assistir a três actuações musicais realizadas por alguns alunos da Escola EB2 do nosso agrupamento, estabelecendo um saudável convívio e intercâmbio entre escolas.





A comemoração do Dia Internacional do Idoso foi contemplada, no contexto físico da biblioteca, através da narração de contos do património oral da região e da descrição de brincadeiras tradicionais, por parte de alguns elementos da nossa comunidade educativa, nomeadamente assistentes operacionais (D. Isabel Chaves e D. Chinha Xavier) e avós (D. Carolina Miranda e Srs. Manuel Pereira e Carlos Antunes).


Calorosas salvas de palmas agradecidas e um certificado de participação foram os singelos presentes que oferecemos aos nossos prezados convidados.