Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Comemoração do Dia Mundial da Terceira Idade

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade, na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, os alunos de uma turma do 3.º ano e de duas do 4.º ano, puderam ouvir, prazenteiramente e mais uma vez, tradições e contos orais da região, pela voz das senhoras assistentes operacionais: D. Isabel e D. Chinha que, respectivamente, narraram "O modo de fabrico artesanal das cavacas de Resende" e o conto "O Capuchinho Vermelho", acompanhado pela respectiva canção ensinada pela avó da contadora.

Através da leitura, pela professora bibliotecária, do livro "A Avó e Eu", de Maria Teresa Maia Gonzalez, num momento de afectos com a leitura, reflectiu-se sobre a importância que as avós e as pessoas idosas têm na nossa vida.


Todos os alunos do Agrupamento foram convidados, através da Plataforma Moodle - disciplina Biblioteca Escolar, a criarem um pequeno poema ou uma quadra dedicado(a) aos seus familiares idosos.

Neste dia, as senhoras professoras da EB1 de Cárquere convidaram a avó Albertina para ir à escola e dar a conhecer um pouco de si e dos seus tempos de juventude.

Os alunos escreveram:
«Hoje veio à escola de Cárquere a D. Albertina, para lembrar a importância deste dia.
A D. Albertina tem 88 anos, nasceu em Anreade e veio viver em Cárquere aos 8 anos de idade. Mora nesta freguesia, no lugar de Casa Nova. Esta senhora é viúva, tem 7 filhos, é alta, magra e os seus cabelos são cheios de madeixas brancas. É simpática, educada, calma, trabalhadora e inteligente, apesar de nunca ter andado na escola.
Ela falou da sua vida e do seu tempo de criança. Quando era pequena, não teve brinquedos, só trabalhava no campo e em casa.
Quando casou, tinha 28 anos e o seu marido era o sacristão, homem divertido, contava histórias interessantes e sabia latim.
A D. Albertina fez, durante muitos anos, a sopa para os meninos da escola, quando não havia cantina.
Esta senhora disse aos meninos que a escola lhe fez muita falta e para os meninos aproveitarem tudo o que aprendem na escola, porque só mais tarde vão saber a falta que faz não estar atento nas aulas e não aprender o que a escola ensina.»

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Resultados do Concurso "Logotipo da BE do AVEResende"

Foi com muita alegria que os alunos da Escola EB1 de Cárquere se deslocaram à Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, onde foram recebidos pelo senhor Director do Agrupamento, Eng.º Manuel Luís Tuna, pela senhora Adjunta do Director, Prof.ª Ana Magalhães, e pela equipa da biblioteca escolar. Depois de conhecido o espaço da biblioteca, receberam, muito entusiasmados, o diploma de prémio e os certificados de participação, juntamente com um livro, para cada aluno, oferecido pela editora Ambar.
Puderam também saborear uma pequena merenda, antes de terem explorado o livro digital "A Abóbora Gigante".
Foi uma gostosa manhã, para os alunos e para a direcção do agrupamento!
Através da disciplina Biblioteca Escolar, da Plataforma Moodle do Agrupamento, todos os alunos do Agrupamento tinham sido convidados, no início do mês, a participarem no Concurso Logotipo da BE do AVEResende, ao qual aderiram com empenho e alegria, incentivados também pelos senhores professores.

Agradecemos a todos os participantes e atribuímos os sinceros parabéns, pela dedicação ao trabalho e ao seu objectivo.

Dos 134 trabalhos candidatos, revelamos alguns dos mais sugestivos e criativos:














Este é o Logotipo da BE do AVEResende vencedor.
Parabéns aos alunos da EB1 de Cárquere!






segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Comemoração do Dia da Biblioteca Escolar





As actividades comemorativas do Dia da Biblioteca Escolar foram iniciadas com a presença, no auditório, de todos os alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros. Através da apresentação e exploração de dois PowerPoints, "A Biblioteca Escolar do AVEResende" e "Ler é diversão e saber", os alunos consolidaram as ideias relativas aos vários espaços e às regras da biblioteca e dialogaram sobre a importância dos livros e da leitura.

Ainda no auditório, a bibliotecária municipal, Dr.ª Ana Maria Pinto, explorou histórias adequadas aos meninos do ensino pré-escolar, a quem foram destinadas.

Nos espaços da biblioteca, os meninos do 1.º e 2.º anos de escolaridade ouviram, pela voz da professora bibliotecária, com muita atenção e diversão, três "Contos para rir", de Luísa Ducla Soares: O Canário; A Pele do Piolho; A Mulher Gulosa.

Pelas mãos do(a) professor(a) da turma, foi distribuído um livro, a cada aluno do 1.º ano de escolaridade e do pré-escolar, o que gerou a alegria geral.

Antes de terminar o dia, alunos do 4.º ano estiveram presentes na biblioteca, para realizarem um pequeno trabalho de sistematização sobre o que tinha sido abordado acerca da Biblioteca Escolar.

A comemoração do Dia da Biblioteca Escolar fez deste um dia pequeno, para tantas actividades dinamizadas.



Aproveitando o facto de Outubro ser o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, fomentou-se um ciclo de formação com os alunos do 5.º e 6.º anos. Foram elaborados dois trabalhos, julgados essenciais, para os pequenos utilizadores: uma apresentação em PowerPoint e um jogo em Hot Potatoes.
A apresentação divulga os diferentes espaços/áreas da Biblioteca, o modo de organização dos livros nas prateleiras, as regras para a requisição dos materiais e/ou equipamentos e as normas de comportamento a serem cumpridas neste espaço.
O jogo consiste na resolução de vinte questões de escolha múltipla (JQuiz), cotado para cem por cento, e destina-se a testar o grau de apreensão das regras difundidas.
Considerando-se não ser viável efectuar as actividades descritas na Biblioteca, uma vez que a estratégia prejudicaria o normal funcionamento deste serviço escolar, foi pedida a colaboração dos senhores directores de turma. Para o efeito, as actividades criadas foram inseridas na plataforma Moodle do Agrupamento, apelando aos Directores de Turma que as explorassem com as respectivas turmas e solicitassem o nosso auxílio, se necessário.
Tratando-se do Dia da Biblioteca Escolar, não quisemos encerrar a comemoração sem que os nossos utilizadores pudessem usufruir do prazer da leitura. Por isso, convidámos a Dr.ª Ana Maria Pinto que nos encantou com os deliciosos contos que leu: O ARCO DO TRIUNFO, O UNICÓRNIO E O DESEJO, AMÉLIA WANTS A DOG, ESTRANHÕES E BIZARROCOS, O PRIMEIRO PIRILAMPO DO MUNDO, O PAÍS DOS CONTRÁRIO e A MENINA QUERIA SER MAÇÃ.
Obrigada Dr.ª Ana, pela valiosa colaboração prestada.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar


No âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (e do Mês da Literacia da Informação, nos Estados Unidos), para além das habituais actividades Ler a Crescer e Utilização da Biblioteca, os alunos têm sido convidados a participarem na(o):
* Leitura do boletim informativo da BE;
* Concurso Logotipo da BE;
* Pesquisa e registo de informação relacionada com bibliotecas;
* Escrita de uma ou duas frases sobre o que pensam acerca da biblioteca da escola;
* Visionamento do PowerPoint e preenchimento da ficha interactiva colocados na disciplina Biblioteca escolar da Plataforma Moodle do Agrupamento.

Recordamos que a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) declarou a última segunda-feira de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar que, este ano, será comemorado no próximo dia 26.

De acordo com a senhora Coordenadora da RBE, reiteramos: «a biblioteca escolar é uma biblioteca com competências para ensinar os alunos a usar as bibliotecas e os recursos. É mais um instrumento pedagógico, quer curricular, quer extra-curricular e isso tem sido um gosto imenso.» (Livros&Leituras, Setembro de 2009)
«As bibliotecas são instrumentos na capacitação de alunos, professores e famílias para a mais-valia da leitura» (Correio do Minho, 18 de Outubro de 2009)