Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Dia 20 - Dia Universal da Criança
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Dia Internacional para a Tolerância
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Actividades de leitura e atenção no Dia de S. Martinho
No âmbito das actividades comemorativas do Dia de S. Martinho, a professora bibliotecária, Minervina Dias, dialogou um pouco sobre o santo Martinho, padroeiro do local escolar dos alunos, primeiro com os alunos do ensino do pré-escolar e do 1.º ano e, depois, com os alunos das turmas do 3.º ano do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros.
Seguidamente, apresentou a história digital “A Castanha Lili”, fomentando a leitura e a atenção acerca dos elementos da história e da sua importância.
Articulada com a história, todos os alunos e senhoras professoras entoaram a canção “Hoje há festa na escola”.
Mais tarde, no espaço da Biblioteca, as três turmas do 4.º ano participaram, com muito empenho e competência, na realização do Bibliop@per. O “Grupo dos Cinco”, da turma M7, foi a equipa vencedora, com 24 pontos. Além das palmas recebidas, receberam, como prémio, o livro “À espera de Maria Marmota”, de Géraldine Elschner, oferecido pela editora Ambar.
Para finalizar, o senhor professor Paulo Oliveira, formador do PNEP, conversou acerca do livro envolvido no Bibliop@per, “ Descobrir Resende”, referindo a importância de conhecermos a terra onde vivemos.
Foram momentos que potenciaram a leitura, a atenção e o empenho pessoal e que agradaram, em especial, às nossas crianças!
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Ler a crescer / Ler+
Ontem, as turmas I.3.5 (4º ano), I.3.6 (3º ano), I.3.4 (3º ano) e I.3.7 (4º ano), da escola da Vila, deslocaram-se à Biblioteca da escola sede do Agrupamento, onde puderam escutar uma das histórias tradicionais portuguesas contada de novo por António Torrado, intitulada A Machada Machadinha do José e da Joaquina.
A atenção com que os pequenos ouvintes estiveram, o à-vontade com que dialogaram de seguida sobre a história apresentada e a rapidez com que identificaram as personagens mais conhecidas da literatura infantil, a partir de uma breve apresentação em PowerPoint que lhes foi mostrada, provaram-nos que estes pequenitos já entranharam o “bichinho da leitura”, o que muito nos congratula.
Esperamos que não se esqueçam do compromisso assumido e voltem mais vezes.
Da sua presença e da história tratada, deixamos algumas imagens.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Top leitores e Top livros (leitura domiciliária)
1.º Ciclo
Total de livros requisitados pelos alunos (leitura domiciliária): 317
Top Leitores
Adriana Sofia Pinto Guedes – Turma M3
Juliana Catarina Sousa Coelho – Turma M5
Luís Pedro Botelho Ribeiro – Turma M5
Top Livros lidos
Quem me dá uma cenoura, de De Ballon
À espera de Maria Marmota, de Géraldine Elschner
Miko quer um cãozinho, de Brigitte Weninger
2.º Ciclo
Top Leitores
5.º ano
José António da Costa Ribeiro
Vânia Filipa Brandão Teixeira
Flávio Expedito Camargo Oliveira
6.º ano
Ana Isabel Machado Ribeiro
Fábio Filipe Colaço Madureira
Sónia Bernardo Ribeiro
Top autores lidos
Geronimo Stilton
Maria Teresa Maia Gonzalez
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Infobiblioescolar de Resende


quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Comemoração do Dia Mundial da Terceira Idade
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade, na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, os alunos de uma turma do 3.º ano e de duas do 4.º ano, puderam ouvir, prazenteiramente e mais uma vez, tradições e contos orais da região, pela voz das senhoras assistentes operacionais: D. Isabel e D. Chinha que, respectivamente, narraram "O modo de fabrico artesanal das cavacas de Resende" e o conto "O Capuchinho Vermelho", acompanhado pela respectiva canção ensinada pela avó da contadora.
Através da leitura, pela professora bibliotecária, do livro "A Avó e Eu", de Maria Teresa Maia Gonzalez, num momento de afectos com a leitura, reflectiu-se sobre a importância que as avós e as pessoas idosas têm na nossa vida.Todos os alunos do Agrupamento foram convidados, através da Plataforma Moodle - disciplina Biblioteca Escolar, a criarem um pequeno poema ou uma quadra dedicado(a) aos seus familiares idosos.
Neste dia, as senhoras professoras da EB1 de Cárquere convidaram a avó Albertina para ir à escola e dar a conhecer um pouco de si e dos seus tempos de juventude.
«Hoje veio à escola de Cárquere a D. Albertina, para lembrar a importância deste dia.
A D. Albertina tem 88 anos, nasceu em Anreade e veio viver em Cárquere aos 8 anos de idade. Mora nesta freguesia, no lugar de Casa Nova. Esta senhora é viúva, tem 7 filhos, é alta, magra e os seus cabelos são cheios de madeixas brancas. É simpática, educada, calma, trabalhadora e inteligente, apesar de nunca ter andado na escola.
Ela falou da sua vida e do seu tempo de criança. Quando era pequena, não teve brinquedos, só trabalhava no campo e em casa.
Quando casou, tinha 28 anos e o seu marido era o sacristão, homem divertido, contava histórias interessantes e sabia latim.
A D. Albertina fez, durante muitos anos, a sopa para os meninos da escola, quando não havia cantina.
Esta senhora disse aos meninos que a escola lhe fez muita falta e para os meninos aproveitarem tudo o que aprendem na escola, porque só mais tarde vão saber a falta que faz não estar atento nas aulas e não aprender o que a escola ensina.»