Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ler a crescer, no Dia Universal da Criança

O Barco
Era uma vez … Assim, há muitos anos, se começam as histórias. Era uma vez… É a história que aconteceu a um menino que se chamava João, mas podia ter outro nome qualquer. João vivia com os pais e os irmãos à beira de um rio. Um rio muito límpido, mesmo azul. Um dia, chegou à porta da casa e viu descer um lindo barco branco pelo rio abaixo. O barco branco movido a remos pelos remadores que eram crianças. E, para além de crianças, o barco ia carregado de flores. Flores brancas, azuis, vermelhas, amarelas, roxas, cor de violeta – uma folhagem verde a aconchegá-las.
Os remadores, crianças como o João, cantavam em coro. João apurou o ouvido para poder escutar. Mas não entendia as palavras do canto. E que lindo ele era! Mas em que língua seria cantado? João não entendia.
Era uma língua estranha, talvez não pertencente a um país com fronteiras. E João dizia alto:
— Venham escutar!
O pai, a mãe, os irmãos, rodearam João. Chegaram vizinhos, gente de todas as idades. E ninguém entendia. E o barco descia o rio. O Sol luminoso como nunca! O céu muito azul, nítido. Todos, pai, mãe, filhos, vizinhos, davam as mãos. Numa grande paz. Com amizade verdadeira. E o barco descia o rio azul, devagarinho, carregado de flores, de crianças que remavam e cantavam. Este canto – que João amava e todos amavam – tem um segredo. E são vocês, meus Amigos verdadeiros, que o vão cantar! Que vão dizer as palavras daquele canto. As palavras do seu amor. É essa a maravilha de ser criança. Termos sempre um rio azul. Que beija a terra e vai ter ao mar.

Matilde Rosa Araújo
O Chão e a Estrela
Lisboa, Editorial Verbo, 2000

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dia 20 - Dia Universal da Criança

Foi durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de Novembro de 1959, que representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Esta declaração é uma adaptação especial de algumas partes da Declaração Universal dos Direitos Humanos só para as crianças.
Quando a Declaração completou 30 anos, em 20 de Novembro de 1989, a ONU também aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, um ano depois considerada lei internacional.
A Declaração afirma, nos seus dez princípios, os direitos da criança a:
* Protecção especial e a que lhe sejam propiciadas oportunidades e facilidades capazes de permitir o seu desenvolvimento de modo sadio e normal e em condições de liberdade e dignidade;
* Um nome e uma nacionalidade, a partir do nascimento;
* Gozar os benefícios da previdência social, inclusive alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas;
* No caso de crianças portadoras de deficiência ou incapacitadas, o direito a receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais exigidos por sua condição peculiar;
* Ser criada num ambiente de afecto e segurança e, sempre que possível, sob os cuidados e a responsabilidade dos pais;
* Receber educação;
* Figurar entre os primeiros a receber protecção e socorro, em caso de calamidade pública;
* Protecção contra todas as formas de negligência, crueldade e exploração;
* Protecção contra todos os actos que possam dar lugar a qualquer forma de discriminação;
* Ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dia Internacional para a Tolerância

Comemora-se, hoje, o Dia Internacional para a Tolerância.

O Dia Internacional para a Tolerância, comemorado no dia 16 de Novembro de cada ano, foi instituído pela Organização da Nações Unidas, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995.

A Declaração de Paris fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Através dela, reafirmaram-se a fé nos Direitos Humanos fundamentais, a dignidade e o valor da pessoa humana, além da intenção de poupar sucessivas gerações das guerras, por questões culturais.

Na comemoração deste dia, alguns alunos do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros estiveram na biblioteca e recordaram, através do diálogo e da leitura, que a prática da tolerância e a convivência pacífica entre todos é um bem necessário para uma maior e melhor cidadania.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Actividades de leitura e atenção no Dia de S. Martinho

No âmbito das actividades comemorativas do Dia de S. Martinho, a professora bibliotecária, Minervina Dias, dialogou um pouco sobre o santo Martinho, padroeiro do local escolar dos alunos, primeiro com os alunos do ensino do pré-escolar e do 1.º ano e, depois, com os alunos das turmas do 3.º ano do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros.
Seguidamente, apresentou a história digital “A Castanha Lili”, fomentando a leitura e a atenção acerca dos elementos da história e da sua importância.

Articulada com a história, todos os alunos e senhoras professoras entoaram a canção “Hoje há festa na escola”.






Mais tarde, no espaço da Biblioteca, as três turmas do 4.º ano participaram, com muito empenho e competência, na realização do Bibliop@per. O “Grupo dos Cinco”, da turma M7, foi a equipa vencedora, com 24 pontos. Além das palmas recebidas, receberam, como prémio, o livro “À espera de Maria Marmota”, de Géraldine Elschner, oferecido pela editora Ambar.
Para finalizar, o senhor professor Paulo Oliveira, formador do PNEP, conversou acerca do livro envolvido no Bibliop@per, “ Descobrir Resende”, referindo a importância de conhecermos a terra onde vivemos.
Foram momentos que potenciaram a leitura, a atenção e o empenho pessoal e que agradaram, em especial, às nossas crianças!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ler a crescer / Ler+

No âmbito do domínio Leitura e Literacia (meta do Projecto Educativo e curricular do agrupamento), a BE propôs-se colaborar com os professores titulares de todas as turmas do 1.º ciclo do agrupamento, no sentido de incentivar o gosto pela leitura, através da implementação do projecto de promoção da leitura - Ler a crescer/Ler+. Deste modo, têm sido articuladas actividades com estes docentes, na construção de estratégias que melhorem as competências dos alunos, ao nível da leitura e das literacias.
No final de cada período lectivo, será disponibilizada, neste blogue, uma sequência de fotografias de todas as turmas que retrará esses momentos.
Entretanto, deixamos aqui um pequeno testemunho desse trabalho.

Ontem, as turmas I.3.5 (4º ano), I.3.6 (3º ano), I.3.4 (3º ano) e I.3.7 (4º ano), da escola da Vila, deslocaram-se à Biblioteca da escola sede do Agrupamento, onde puderam escutar uma das histórias tradicionais portuguesas contada de novo por António Torrado, intitulada A Machada Machadinha do José e da Joaquina.
A atenção com que os pequenos ouvintes estiveram, o à-vontade com que dialogaram de seguida sobre a história apresentada e a rapidez com que identificaram as personagens mais conhecidas da literatura infantil, a partir de uma breve apresentação em PowerPoint que lhes foi mostrada, provaram-nos que estes pequenitos já entranharam o “bichinho da leitura”, o que muito nos congratula.
Esperamos que não se esqueçam do compromisso assumido e voltem mais vezes.
Da sua presença e da história tratada, deixamos algumas imagens.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Top leitores e Top livros (leitura domiciliária)

TOP LEITORES E TOP LIVROS LIDOS – MESES DE SET./ OUTUBRO
1.º Ciclo
Total de livros requisitados pelos alunos (leitura domiciliária): 317

Top Leitores
Adriana Sofia Pinto Guedes – Turma M3
Juliana Catarina Sousa Coelho – Turma M5
Luís Pedro Botelho Ribeiro – Turma M5

Top Livros lidos
Quem me dá uma cenoura, de De Ballon
À espera de Maria Marmota, de Géraldine Elschner
Miko quer um cãozinho, de Brigitte Weninger

2.º Ciclo

Top Leitores
5.º ano
José António da Costa Ribeiro
Vânia Filipa Brandão Teixeira
Flávio Expedito Camargo Oliveira
6.º ano
Ana Isabel Machado Ribeiro
Fábio Filipe Colaço Madureira
Sónia Bernardo Ribeiro

Top autores lidos
Geronimo Stilton
Maria Teresa Maia Gonzalez
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Infobiblioescolar de Resende




O n.º 2 do Boletim Informativo da Biblioteca Escolar será distribuído a partir da próxima sexta-feira.

Votos de boas leituras!