No âmbito desta data comemorativa internacional, promovida pela Organização das Nações Unidas, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência, a Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) do nosso agrupamento de escolas, em articulação com a biblioteca escolar, mobilizou-se em defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.
Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Comemoração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Ler a crescer - Dia 1 de Dezembro - Restauração da Independência
A biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, da escola sede do AVEResende, comemorou, no passado dia 30 de Novembro, o Dia da Restauração da Independência de Portugal (1 de Dezembro).A actividade proposta, aos alunos, consistiu na realização de uma pesquisa histórica sobre o significado da data. Neste sentido, os alunos recorreram aos recursos disponíveis na BE (consulta de livros e sites previamente seleccionados disponíveis na internet).
Após a pesquisa, selecção e tratamento da informação, os alunos elaboraram pequenos textos alusivos ao tema proposto. Os trabalhos obtidos foram diversificados, tendo sido seleccionados apenas três para partilhar com a Comunidade Escolar.
Como se pode observar nas imagens, os nossos alunos estão de parabéns pela qualidade dos trabalhos apresentados.


A Restauração
O rei D. Sebastião,
jovem e valente cavaleiro, 
quer a economia na mão
e a Marrocos vai primeiro.
Lá vai com sua armada
para contra os mouros lutar.
Desaparece na batalha
e Portugal fica a chorar.
Sucede-lhe o Cardeal D. Henrique
que morre de idade, é um facto.
O povo aclama e quer que fique
nosso rei D. António, Prior do Crato.
Filipe II não se satisfaz,
pois Portugal, nas mãos, quer ter.
Aqui trava lutas e tudo faz
para monarca dualista ser.
Com alguma insegurança,
o povo lá confia.
A monarquia dualista começa
e por sessenta anos fica.
Em 1640,
recuperámos a independência.
Mas Castela, sem clemência,
invade Portugal em tormenta.
Dão-se as guerras da Restauração
com D. João IV, o “Restaurador”,
Portugal defende com furor
e, em 1668, paz então!
Minervina Dias, Crescer com versos, Edições Gailivro
Ilustração de Elsa Fernandes
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Comemoração do Dia Universal da Criança
No quinquagésimo aniversário da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, não quisemos que a mesma ficasse esquecida.
Assim, reunidos em grupos, por anos de escolaridade, os alunos do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros puderam participar no diálogo acerca dos Direitos da Criança, através da exploração de um PowerPoint concebido, no ano lectivo anterior, por uma aluna da EB1 de Passos, no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português, na abordagem da temática "As TIC no ensino da Língua".
Que cada dia seja o Dia Universal da Criança!
Integrados no plano de desenvolvimento da leitura e da literacia, através da elaboração e da exposição dos cartazes, foram realizados, pelos alunos, os seguintes trabalhos:





quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Ler a crescer, no Dia Universal da Criança
Os remadores, crianças como o João, cantavam em coro. João apurou o ouvido para poder escutar. Mas não entendia as palavras do canto. E que lindo ele era! Mas em que língua seria cantado? João não entendia.
Era uma língua estranha, talvez não pertencente a um país com fronteiras. E João dizia alto:
— Venham escutar!
O pai, a mãe, os irmãos, rodearam João. Chegaram vizinhos, gente de todas as idades. E ninguém entendia. E o barco descia o rio. O Sol luminoso como nunca! O céu muito azul, nítido. Todos, pai, mãe, filhos, vizinhos, davam as mãos. Numa grande paz. Com amizade verdadeira. E o barco descia o rio azul, devagarinho, carregado de flores, de crianças que remavam e cantavam. Este canto – que João amava e todos amavam – tem um segredo. E são vocês, meus Amigos verdadeiros, que o vão cantar! Que vão dizer as palavras daquele canto. As palavras do seu amor. É essa a maravilha de ser criança. Termos sempre um rio azul. Que beija a terra e vai ter ao mar.
Matilde Rosa Araújo
O Chão e a Estrela
Lisboa, Editorial Verbo, 2000






