Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Actividade "Aprendo e divirto-me"

No âmbito do projecto Ler a crescer, a Equipa da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, da Escola EB2 de Resende, dinamizou uma actividade denominada “Aprendo e divirto-me”.
A boa disposição e o entusiasmo dos alunos fizeram-se sentir ao longo desta actividade, tendo sido a sua colaboração e participação fundamentais para o sucesso da mesma.

Neste contexto, após a análise dos guiões constatou-se que a vencedora da actividade foi a aluna Rute Micaela Loureiro Borges (6ºF), pelo que, no dia 15 de Dezembro, o professor bibliotecário lhe entregou o respectivo e merecido prémio: um livro do escritor António Mota, intitulado “Os Sonhadores”.
Parabéns RUTE!
No entanto, salientam-se os restantes alunos (identificados na tabela), pela excelente prestação nesta actividade!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Guião do utilizador da biblioteca









A equipa da BE do AVEResende criou um desdobrável que serve de guia ao utilizador, especificamente ao da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, tendo por objectivos principais:
. Contribuir para a formaçao do utilizador da BE;
. Promover a literacia da informação;
. Valorizar a imagem da BE.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Resposta dos alunos ao Desafio "Dia Internacional dos Direitos Humanos"

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, apresentamos os trabalhos realizados, pelos alunos do 1.º ciclo, no espaço da Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros.


A todos os participantes, parabéns pelas mensagens e os nossos agradecimentos pela participação activa e empenhada!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos

No âmbito do projecto Ler a crescer e da comemoração do DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS (Dia 10 de Dezembro), foram promovidas, pela Biblioteca Escolar, várias actividades.
Na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, as actividades denominadas “Aprendo e divirto-me” tiveram por objectivos:
 Dinamizar actividades de carácter lúdico e cultural, contribuindo para a formação pessoal e social dos alunos;
 Valorizar a imagem da BE;
 Estimular os alunos para a participação nas actividades da BE;
 Motivar os alunos para a frequência e utilização regular dos recursos da BE;
 Promover a literacia da informação;
 Desenvolver competências no âmbito da leitura e da escrita;
 Despertar curiosidades nos alunos, que impliquem a necessidade destes se questionarem e pesquisarem, no sentido de adquirirem respostas.
Essas actividades consistiram na realização de tarefas específicas e diversificadas, registadas num documento (Guião de actividade). De acordo com as instruções do guião (que contempla também, de uma forma lúdica, a reflexão sobre conhecimentos ao nível da língua materna), os alunos percorreram e contactaram com os diferentes espaços físicos da BE, realizando, simultaneamente, actividades relacionadas com os artigos da Declaração dos Direitos Humanos.
No final do percurso, os alunos registaram, no “livro” elaborado para o efeito, uma mensagem alusiva à temática em causa e de acordo com as instruções do guião.
Para além do empenho e interesse assumidos pelos nossos alunos, durante a realização das actividades, realçamos o seu entusiasmo, que se reflectiu no aumento progressivo de participantes, ao longo do dia.
A Equipa da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte sentiu-se gratificada pela presença e participação activa dos alunos, pelo que se compromete a surpreendê-los novamente e em breve.
Por isso, não se esqueçam de visitar a nossa BIBLIOTECA!
Já alguém dizia que uma imagem vale por mil palavras! Neste contexto, e apesar do exposto, partilhamos convosco algumas das imagens que registámos e que espelham partes dos momentos vividos referidos anteriormente, desejando que sejam do agrado de todos.

A Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros promoveu a realização de quatro sessões de leitura, tendo como principais objectivos:

* Promover o livro e a leitura;

* Incentivar para o contacto com o livro, o seu autor e as personagens da história, através do intercâmbio com adultos;

* Favorecer o diálogo e a partilha de ideias.



Após ter sido estabelecido um curto diálogo horizontal, acerca deste dia comemorativo, valorizando o direito da igualdade, o da liberdade e o da fraternidade, foram lidos e explorados os contos Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares (com os meninos do ensino pré-escolar, pela voz do senhor formador residente do PNEP, Prof. Paulo Oliveira, no cantinho da leitura da Biblioteca), e O Senhor Misterioso, de Leonel Neves, em Sete Contos de Espantar (com os meninos do 1º ciclo, pela acção da senhora Professora Bibliotecária, no auditório da Escola).
Depois de terem sido convidados a realizarem o reconto da história ouvida, os alunos Tiago, do 3.º ano de escolaridade, e o Mauro, do 4.º ano, testemunharam os momentos agradáveis vividos, promovendo a expressão e a compreensão do oral, para além de terem potenciado a leitura e o desenvolvimento da capacidade de atenção e de retenção da informação.
Antes de saírem do auditório, os alunos foram, ainda, desafiados a realizarem um desenho ou a escreverem um pensamento ou uma quadra, relativo(a) aos Direitos Humanos, que depositarão, até sexta-feira, na caixa da Biblioteca criada para esse efeito. Os trabalhos mais significativos serão, aqui, revelados e farão parte do próximo boletim informativo da BE.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ler a crescer - Dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia 10 de Dezembro foi proclamado, pela Organização das Nações Unidas, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”, com o objectivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal e assegurar a igualdade de todos os cidadãos e o direito a uma vida digna, ao trabalho, à segurança, à saúde, à educação e ao respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.
Vende-se cachorrinhos

Um rapazinho olhou para o letreiro da loja onde estava escrito: “Vende-se cachorrinhos.”
— Por quanto vai vender os cachorrinhos? — perguntou.
— Entre 30 e 50 euros — respondeu o dono da loja.
— Tenho 2 euros e 37 cêntimos — disse o rapazinho. — Posso vê-los?
O dono da loja sorriu e assobiou, e do canil saíram cinco bolinhas de pêlo. Um dos cachorrinhos ia ficando bastante para trás. O menino viu imediatamente o cachorrinho atrasado que coxeava, e disse:
— O que é que tem aquele cãozinho?
O dono da loja explicou que ele não tinha o encaixe da anca e que seria sempre coxo. O rapazinho ficou entusiasmado:
— É esse cãozinho que eu quero comprar.
O dono da loja comentou:
— O cão não está à venda. Se o quiseres, dou-to.
O rapazinho ficou muito aborrecido. Olhou bem nos olhos o dono da loja e disse:
— Não quero que mo dê. Esse cãozinho vale cada cêntimo, tal como os outros, e vou pagar o preço total. Vou dar-lhe 2 euros e 37 agora e 2 euros por mês até o ter pago.
O dono da loja insistiu.
— Não podes querer comprar este cãozinho. Nunca vai conseguir correr e saltar contigo como os outros cães.
A isto, o rapaz respondeu, baixando-se e levantando a perna da calça. Mostrou em seguida a perna esquerda muito torta e defeituosa, presa por um grande aro de metal. Olhou para o dono da loja e respondeu suavemente:
— Eu também não corro lá muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o compreenda!

Dan Clark
Canja de galinha para a alma
Mem Martins, Lyon Edições, 2002

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Exposição de cartazes da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência





Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi realizada uma exposição de cartazes, que poderemos admirar, pessoalmente, no átrio da entrada da EB2.











No átrio da entrada da Escola de S. Martinho de Mouros, poderemos observar o seguinte cartaz, realizado pelos alunos abrangidos pela educação especial.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Comemoração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência


No âmbito desta data comemorativa internacional, promovida pela Organização das Nações Unidas, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência, a Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) do nosso agrupamento de escolas, em articulação com a biblioteca escolar, mobilizou-se em defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

No auditório da EB2, a senhora coordenadora da biblioteca escolar começou por estabelecer um curto diálogo com as crianças da UAEM e os alunos do 5.º e 6.º anos, que puderam estar presentes, tendo como objectivo alertar para a importância deste dia e para a necessidade de apoiarmos e de acarinharmos as pessoas com deficiência, para podermos realizar uma maior e melhor cidadania. Passou, de seguida, para a leitura da história O Príncipe com Orelhas de Burro, recontada por Luísa Ducla Soares, em Contos para rir. Através desta leitura, foi possível contribuir para a tomada de consciência dos benefícios da integração das pessoas com deficiência numa sociedade solidária e participativa.
Seguidamente, a senhora coordenadora da educação especial apresentou o filme No fio dos limites, que se encontra no YouTube, com o objectivo de vivermos um pouco o dia-a-dia de uma pessoa com deficiência e de reconhecermos a sua integração na vida social, económica e cultural. Ainda no auditório, distribuiu, com um sorriso amigo, a todos os participantes, dois marcadores de livros com mensagens alusivas ao dia.
Para terminar, no átrio exterior da escola sede do agrupamento, foi com grande alegria e entusiasmo que se lançaram os balões com bonitas frases de apelo a uma boa e sã consciência social, relativamente às pessoas com deficiência.