Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Há vida na BE do nosso Agrupamento!

É do conhecimento geral que a Biblioteca Escolar (BE) se assume, nos dias de hoje, como estrutura que funciona dentro e fora da escola, facultando ao agrupamento acompanhar e impulsionar mudanças nas práticas educativas. O facto de o nosso agrupamento ver as suas bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e de ter ao seu serviço dois professores bibliotecários, além de outros docentes e assistentes operacionais que fazem parte da equipa, tem tornado possível fomentar todo o trabalho que permite descobrir e aprofundar a dimensão sócio-educativa e cultural da BE. A partir da dinamização das actividades promovidas através das duas bibliotecas, do blogue da BE, da disciplina Biblioteca Escolar da plataforma do agrupamento, os nossos parceiros: alunos, professores, encarregados de educação e comunidade, em geral, têm sido desafiados a apreciarem, a valorizarem, a testemunharem e a colaborarem com a equipa e têm-se revelado atentos e participativos, contribuindo para a dinâmica que nos envolve, quer dentro quer fora da escola.
Através da sequência de imagens que apresentamos, e agora que chegámos ao fim do 1.º período lectivo, somos desafiados a tomarmos consciência de que só existimos porque os nossos empenhados colaboradores promovem a existência da BE e, também, a tomarmos maior consciência de que a qualidade dos nossos serviços é e será constitutiva da BE que queremos e à qual temos o gosto de pertencer.

Não há biblioteca sem corpo (livros e não-livros) e não há biblioteca sem alma (alunos, professores, utilizadores, parceiros educativos)!



A porta aberta da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte




sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Partilha de trabalhos com valores humanos e natalícios

Na continuidade da actividade referida no anterior artigo do blogue, foram ainda criados os seguintes trabalhos que partilhamos, com muito gosto, agradecendo, mais uma vez, aos nossos estimados colaboradores.




























quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Valores humanos e natalícios






Atendendo a que, nesta época natalícia, paira no ar um conjunto de valores humanos que, sempre, deveríamos ter presente, para o cumprimento de uma maior e melhor cidadania, alunos e professores foram convidados, no início da semana, a desenharem, escreverem uma frase ou um pequeno grupo de versos relativos a "Valores humanos e natalícios".
Este título deu o nome à actividade que foi lançada através da mensagem colocada no espaço da disciplina Biblioteca Escolar, da plataforma Moodle do Agrupamento, e do desafio aplicado na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (de acordo com o documento impresso e exposto na zona de recepção/atendimento). Na concretização das duas vertentes da actividade, estiveram presentes os seguintes objectivos principais:
. Fazer com que as crianças reflictam, de maneira agradável e com algum sentido de sociabilidade, os princípios gerais necessários a uma maior e melhor cidadania;
. Incentivar o diálogo, na sala de aula e em casa, promovendo a discussão familiar da temática em questão;
. Promover o espírito de pesquisa, na procura de diferentes valores;
. Fomentar mais um serviço, disponibilizado pela Biblioteca, onde reine a colaboração, o empenho e o cumprimento de regras do utilizador da BE.
As mensagens colocadas no Moodle suscitaram positivas reflexões. Da mesma forma, os valores registados nos círculos coloridos, que foram numerosos, enfeitaram todo o pinheiro de Natal, confeccionado para o evento, e os que sobraram, por falta de espaço, serão distribuídos, no final da Festa de Natal, pelos pequenos actores que representarão, amanhã, a “Maria dos olhos grandes e Zé pimpão”.
Deixamos, aqui, os vários testemunhos dos nossos estimados colaboradores, que participaram com bastante entusiasmo e muito dinamismo.
A todos, os nossos sinceros agradecimentos e votos de um Natal muito humano!
As acções do Natal
No Natal, as pessoas lembram-se da amizade, de dar amor à família, da ternura, do carinho, da simpatia, da bondade, da alegria e da fraternidade.
Olga Cristiana

Com amor e com carinho
Alegria e fraternidade também
Já nasceu o Deus Menino
Numa cabaninha em Belém.
Anabela Xavier

No Natal, devemos estar com a nossa família, num ambiente de carinho, amor, ternura, felicidade e amizade.
Neste Natal, vamos todos ser amigos.
Margarida Tuna

Eu gosto de ajudar as crianças mais carenciadas.
Neste Natal, eu vou escolher algumas roupas e brinquedos que já não utilizo e vou oferecê-los a instituições de solidariedade.
É importante aprender a alegria do dar.
Inês Teixeira
Alunos da turma M4 – S. Martinho de Mouros
……………………………………………………………………………
Neste Natal, devíamos ter muita fraternidade para com os mais necessitados.
Laura Rocha

A noite de consoada
É uma festa de alegria
Com toda a família junta
A festa dura noite e dia.
Dalila Rato

Neste Natal vamo-nos ajudar uns aos outros.
Daniela Cardoso

Chegou o Natal
É bom partilhar
Assim como tal
Uma prenda deve dar.
Juliana Fonseca

Natal!
Não é só as prendas
E também a amizade
E as famílias reunidas
Cheias de amor e felicidade.
Vítor Ribeiro

Neste Natal, vamos estar bem dispostos para receber o Menino Jesus!
Bruna Daniela

Neste Natal, vamos estar todos juntos para comemorarmos o nascimento do Menino Jesus.
Beatriz Duarte

Todos nós temos de ser amigos no Natal.
Daniel Silva

No Natal devemos ajudar os pobres e as crianças sem família.
José Diogo

No Natal, os pobres têm de ser acarinhados, para não se sentirem tão sós.
André Filipe
Alunos da turma M6
........................................................................................

O Natal é alegria e amor. A família junta-se para matar saudades.
Tiago Ribeiro

Quando eu tenho roupa velha, em casa, dou-a aos pobres. A comida não a deito fora, dou-a aos pobres.
O Natal é todos os dias!
Tiago Almeida

O Natal é tempo de amor, as pessoas dão prendas às crianças e às pessoas mais pobres.
As crianças, no Natal, ficam muito contentes.
Teresa Filipa
Alunos da turma M3

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Festejar o Natal na Biblioteca


A actividade Festejar o Natal na Biblioteca, promovida pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, foi destinada a toda a comunidade escolar (alunos, pessoal docente e não docente). Consistiu em realizar uma das seguintes tarefas:
. Escrever uma mensagem;
. Dedicar um poema;
. Pedir um desejo;
. Desenhar um símbolo de Natal;
. Criar um postal de Natal.

Leitura do conto Natal nas asas do arco-íris, afixado no expositor, foi outra actividade dinamizada, a partir da apresentação da sinopse e da ficha/questionário.

SINOPSE: Ariela, uma pequena fada de asas transparentes, ficou muito curiosa quando soube da existência de uma cidade cinzenta.

1. Descobre e regista o que Ariela e as suas amiguinhas vão fazer para tornar especial o Natal nesta cidade cinzenta…

2. Elabora um desenho sobre este conto.

Actividade "Aprendo e divirto-me"

No âmbito do projecto Ler a crescer, a Equipa da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, da Escola EB2 de Resende, dinamizou uma actividade denominada “Aprendo e divirto-me”.
A boa disposição e o entusiasmo dos alunos fizeram-se sentir ao longo desta actividade, tendo sido a sua colaboração e participação fundamentais para o sucesso da mesma.

Neste contexto, após a análise dos guiões constatou-se que a vencedora da actividade foi a aluna Rute Micaela Loureiro Borges (6ºF), pelo que, no dia 15 de Dezembro, o professor bibliotecário lhe entregou o respectivo e merecido prémio: um livro do escritor António Mota, intitulado “Os Sonhadores”.
Parabéns RUTE!
No entanto, salientam-se os restantes alunos (identificados na tabela), pela excelente prestação nesta actividade!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Guião do utilizador da biblioteca









A equipa da BE do AVEResende criou um desdobrável que serve de guia ao utilizador, especificamente ao da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, tendo por objectivos principais:
. Contribuir para a formaçao do utilizador da BE;
. Promover a literacia da informação;
. Valorizar a imagem da BE.