* Incentivar o gosto pela leitura;
* Contribuir para a melhoria de competências da leitura e das literacias.
Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
No âmbito do projecto Ler a crescer e das parcerias da BE, entre a professora bibliotecária, os alunos e docentes do 1.º ciclo do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, a assistente operacional da biblioteca (Fátima Silva), a assistente operacional que coseu as túnicas (D. Isabel ), a professora das TIC (Sónia Sala), os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (Paula Machado, Alexandra Loureiro e Carlos Francisco), o senhor coordenador de escola e os senhores encarregados de educação, através do estímulo à participação e mobilização do trabalho, em torno da promoção da Leitura e das Literacias (meta do Projecto Educativo e curricular do agrupamento), foi integrada e apresentada, na Festa de Natal, no pavilhão do referido Centro escolar, a dramatização da História da Maria-dos-olhos-grandes e do Zé pimpão, de Canuto Jorge Glória. Todos trabalharam de forma colaborativa e articulada, tendo como principais objectivos: incentivar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento de competências de literacia, a partir da representação (pela Vanessa, do 2.º ano, e pelo Tiago, do 3.º ano), da gravação das falas do narrador (desempenhadas pela voz de um aluno de cada turma do 1.º ciclo), das canções (Ter amigos, Cai a chuva, Pelos campos caminham, Vem brincar), entoadas pelo jovem grupo coral vestido de vermelho e ensaiado pelo senhor professor Carlos Francisco e, ainda, a partir da projecção de imagens seleccionadas e apresentadas pela senhora professora Sónia Sala. Num cenário também criado para o efeito, retrataram-se os dois lados do mundo e salientou-se o valor da amizade e da esperança num “mundo com todos do mesmo lado”.
A assistência aplaudiu, com interesse. Antes de terminar, enquanto as “flores” (alunos da turma da senhora professora Rosa Costa) actuaram, através da dança, os dois pequenos “actores da história” distribuíram, pelos senhores encarregados de educação que assistiram, círculos com valores humanos e natalícios, seleccionados e criados a partir do desafio realizado na Biblioteca desde o início da semana.
A todos os intervenientes, agradecemos e atribuímos os nossos parabéns!




Através da sequência de imagens que apresentamos, e agora que chegámos ao fim do 1.º período lectivo, somos desafiados a tomarmos consciência de que só existimos porque os nossos empenhados colaboradores promovem a existência da BE e, também, a tomarmos maior consciência de que a qualidade dos nossos serviços é e será constitutiva da BE que queremos e à qual temos o gosto de pertencer.
Não há biblioteca sem corpo (livros e não-livros) e não há biblioteca sem alma (alunos, professores, utilizadores, parceiros educativos)! 








Atendendo a que, nesta época natalícia, paira no ar um conjunto de valores humanos que, sempre, deveríamos ter presente, para o cumprimento de uma maior e melhor cidadania, alunos e professores foram convidados, no início da semana, a desenharem, escreverem uma frase ou um pequeno grupo de versos relativos a "Valores humanos e natalícios".
Na concretização das duas vertentes da actividade, estiveram presentes os seguintes objectivos principais:
. Fazer com que as crianças reflictam, de maneira agradável e com algum sentido de sociabilidade, os princípios gerais necessários a uma maior e melhor cidadania;O Natal é alegria e amor. A família junta-se para matar saudades.
Tiago Ribeiro
Quando eu tenho roupa velha, em casa, dou-a aos pobres. A comida não a deito fora, dou-a aos pobres.
O Natal é todos os dias!
Tiago Almeida
O Natal é tempo de amor, as pessoas dão prendas às crianças e às pessoas mais pobres.
As crianças, no Natal, ficam muito contentes.
Teresa Filipa
Alunos da turma M3