Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quadras de Reis do tempo das avós



Quem diremos nós que viva

Na casquinha da laranja
Viva a senhora Maria
Quanto quer como arranja.

Quem diremos nós que viva
Na pedrinha da lareira
Viva a D. Angelina
Que é uma boa cozinheira.

Quem diremos nós que viva
Na folhinha que vira o vento
Vivam os senhores e senhoras
Que estão desta porta para dentro.

Quem diremos nós que viva
Na folhinha do codesso
Vivam senhores e senhoras
Que o nome não conheço.

Quem diremos nós que viva
No raminho das urtigas
Viva o menino Manuel
Capitão das raparigas.

Recolha feita pelos alunos da Escola EB1 de Cárquere

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Segundo o Evangelho de São Mateus, os Reis Magos (astrólogos eruditos), que visitaram Jesus em Belém guiados por uma estrela, surgem provenientes do Oriente. Terão chegado até junto do Menino no dia 6 de Janeiro, data em que, actualmente, se comemora o Dia de Reis.
Os Reis Magos ofereceram a Jesus três presentes: ouro (Belchior), incenso (Gaspar) e mirra (Baltasar). As prendas têm uma simbologia: o ouro representa a nobreza; o incenso personifica a divindade; a mirra simboliza Jesus, como Homem, e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida.
Para mais informações, aceda-se a:
http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/reis_magos.htm

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ler a crescer, no 1.º Período

Este pequeno filme (com música e voz de Carlos Francisco e letra de Minervina Dias) resulta da implementação do projecto de promoção da leitura Ler a crescer. Dele fazem parte algumas fotografias que retratam actividades dinamizadas pela BE, em estreita colaboração e articulação com os professores do nosso agrupamento, durante o 1.º período, tendo tido como principais objectivos:
* Incentivar o gosto pela leitura;
* Contribuir para a melhoria de competências da leitura e das literacias.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ler a crescer, na Festa de Natal

No âmbito do projecto Ler a crescer e das parcerias da BE, entre a professora bibliotecária, os alunos e docentes do 1.º ciclo do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, a assistente operacional da biblioteca (Fátima Silva), a assistente operacional que coseu as túnicas (D. Isabel ), a professora das TIC (Sónia Sala), os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (Paula Machado, Alexandra Loureiro e Carlos Francisco), o senhor coordenador de escola e os senhores encarregados de educação, através do estímulo à participação e mobilização do trabalho, em torno da promoção da Leitura e das Literacias (meta do Projecto Educativo e curricular do agrupamento), foi integrada e apresentada, na Festa de Natal, no pavilhão do referido Centro escolar, a dramatização da História da Maria-dos-olhos-grandes e do Zé pimpão, de Canuto Jorge Glória. Todos trabalharam de forma colaborativa e articulada, tendo como principais objectivos: incentivar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento de competências de literacia, a partir da representação (pela Vanessa, do 2.º ano, e pelo Tiago, do 3.º ano), da gravação das falas do narrador (desempenhadas pela voz de um aluno de cada turma do 1.º ciclo), das canções (Ter amigos, Cai a chuva, Pelos campos caminham, Vem brincar), entoadas pelo jovem grupo coral vestido de vermelho e ensaiado pelo senhor professor Carlos Francisco e, ainda, a partir da projecção de imagens seleccionadas e apresentadas pela senhora professora Sónia Sala. Num cenário também criado para o efeito, retrataram-se os dois lados do mundo e salientou-se o valor da amizade e da esperança num “mundo com todos do mesmo lado”.
A assistência aplaudiu, com interesse. Antes de terminar, enquanto as “flores” (alunos da turma da senhora professora Rosa Costa) actuaram, através da dança, os dois pequenos “actores da história” distribuíram, pelos senhores encarregados de educação que assistiram, círculos com valores humanos e natalícios, seleccionados e criados a partir do desafio realizado na Biblioteca desde o início da semana.
A todos os intervenientes, agradecemos e atribuímos os nossos parabéns!


Leitores+ e Top Livros (leitura domiciliária)

NOVEMBRO/DEZEMBRO

Leitor+ de cada ano de escolaridade
1.º ano
Ana Cristina Portela Desidério – Turma M8
2.º ano
Luís Pedro Azevedo Pereira – Turma M2
3.º ano
Adriana Sofia Pinto Guedes – Turma M3
4.º ano
Luís Pedro Botelho Ribeiro – Turma M5

5.º ano
José António da Costa Ribeiro – Turma A
6.º ano
Fábio Filipe Colaço Madureira – Turma C

Top Livros lidos
1.º Ciclo

O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares
A História da Árvore Elvira, de Zacarias
Anedotas de animais ilustradas, de Tiago Salgueiro

2.º Ciclo
O Mistério da Pirâmide de Queijo
Naufrágio na Ilha dos Piratas
Um Aventura na Selva