Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Concurso "Faça Lá um Poema"

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no Centro Cultural de Belém (CCB), no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o CCB, numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
O Concurso “Faça Lá um Poema” procura incentivar o gosto pela leitura e escrita de poesia e destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas e privadas.

Para outras informações ou esclarecimentos, pede ajuda ao teu professor ou dirige-te à biblioteca da tua escola.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Iniciativa para assinalar o Dia da Internet Segura

A Direcção Regional de Educação do Norte, através do Gabinete de Gestão do PTE (com o objectivo de assinalar o Dia da Internet Segura, a 9 de Fevereiro de 2010), vem propor, aos alunos, a dinamização de uma iniciativa, tendo em vista proporcionar um espaço de reflexão e uma tomada de consciência das potencialidades e possíveis riscos na utilização da Internet.
Os participantes são desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa – a ilustração é facultativa -, a partir de um dos seguintes casos concretos, em que está implícita uma situação eventualmente insegura:
História 1: Agente duplo
Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta…
História 2: Sorte grande!
A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples, basta clicar onde diz “Aceito o prémio”.
História 3: Tentações
A nossa professora marcou-nos um trabalho sobre um dos assuntos abordados nas últimas aulas. Pesquisei bastante e já escolhi o meu tema. Descobri, na Internet, um texto fabuloso sobre o assunto.
História 4 - O melhor preço
Todos sabiam o que eu queria para o meu aniversário. Dinheiro para comprar uns jogos. Na Internet, são mais baratos, por isso fui ao site com o “melhor preço”. Só tinha que dar os meus dados para fazer o registo.
História 5: Que chato!
O João recebeu de presente “aquele” telemóvel. Há muito que o desejava! Entusiasmado, lançou-se ao trabalho. Num instante, os números dos amigos “voaram” para dentro da memória. No dia seguinte, recebeu a mensagem “liga-me”. Não conhecia o número, não ligou. A mensagem repetiu-se, e repetiu-se, e repetiu-se…
Para outras informações ou esclarecimentos, pede ajuda ao teu professor ou dirige-te à biblioteca da tua escola.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quadras de Reis do tempo das avós



Quem diremos nós que viva

Na casquinha da laranja
Viva a senhora Maria
Quanto quer como arranja.

Quem diremos nós que viva
Na pedrinha da lareira
Viva a D. Angelina
Que é uma boa cozinheira.

Quem diremos nós que viva
Na folhinha que vira o vento
Vivam os senhores e senhoras
Que estão desta porta para dentro.

Quem diremos nós que viva
Na folhinha do codesso
Vivam senhores e senhoras
Que o nome não conheço.

Quem diremos nós que viva
No raminho das urtigas
Viva o menino Manuel
Capitão das raparigas.

Recolha feita pelos alunos da Escola EB1 de Cárquere

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Segundo o Evangelho de São Mateus, os Reis Magos (astrólogos eruditos), que visitaram Jesus em Belém guiados por uma estrela, surgem provenientes do Oriente. Terão chegado até junto do Menino no dia 6 de Janeiro, data em que, actualmente, se comemora o Dia de Reis.
Os Reis Magos ofereceram a Jesus três presentes: ouro (Belchior), incenso (Gaspar) e mirra (Baltasar). As prendas têm uma simbologia: o ouro representa a nobreza; o incenso personifica a divindade; a mirra simboliza Jesus, como Homem, e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida.
Para mais informações, aceda-se a:
http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/reis_magos.htm

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ler a crescer, no 1.º Período

Este pequeno filme (com música e voz de Carlos Francisco e letra de Minervina Dias) resulta da implementação do projecto de promoção da leitura Ler a crescer. Dele fazem parte algumas fotografias que retratam actividades dinamizadas pela BE, em estreita colaboração e articulação com os professores do nosso agrupamento, durante o 1.º período, tendo tido como principais objectivos:
* Incentivar o gosto pela leitura;
* Contribuir para a melhoria de competências da leitura e das literacias.