
Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Concurso "Faça Lá um Poema"
domingo, 17 de janeiro de 2010
Iniciativa para assinalar o Dia da Internet Segura
Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta…
A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples, basta clicar onde diz “Aceito o prémio”.
A nossa professora marcou-nos um trabalho sobre um dos assuntos abordados nas últimas aulas. Pesquisei bastante e já escolhi o meu tema. Descobri, na Internet, um texto fabuloso sobre o assunto.
Todos sabiam o que eu queria para o meu aniversário. Dinheiro para comprar uns jogos. Na Internet, são mais baratos, por isso fui ao site com o “melhor preço”. Só tinha que dar os meus dados para fazer o registo.
O João recebeu de presente “aquele” telemóvel. Há muito que o desejava! Entusiasmado, lançou-se ao trabalho. Num instante, os números dos amigos “voaram” para dentro da memória. No dia seguinte, recebeu a mensagem “liga-me”. Não conhecia o número, não ligou. A mensagem repetiu-se, e repetiu-se, e repetiu-se…
sábado, 9 de janeiro de 2010
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Quadras de Reis do tempo das avós
Quem diremos nós que vivaNa casquinha da laranja
Viva a senhora Maria
Quanto quer como arranja.
Quem diremos nós que viva
Na pedrinha da lareira
Viva a D. Angelina
Que é uma boa cozinheira.
Quem diremos nós que viva
Na folhinha que vira o vento
Vivam os senhores e senhoras
Que estão desta porta para dentro.
Quem diremos nós que viva
Na folhinha do codesso
Vivam senhores e senhoras
Que o nome não conheço.
Quem diremos nós que viva
No raminho das urtigas
Viva o menino Manuel
Capitão das raparigas.
Recolha feita pelos alunos da Escola EB1 de Cárquere
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Dia de Reis
Os Reis Magos ofereceram a Jesus três presentes: ouro (Belchior), incenso (Gaspar) e mirra (Baltasar). As prendas têm uma simbologia: o ouro representa a nobreza; o incenso personifica a divindade; a mirra simboliza Jesus, como Homem, e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida.
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Ler a crescer, no 1.º Período
* Incentivar o gosto pela leitura;
* Contribuir para a melhoria de competências da leitura e das literacias.
