Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Comemoração do Dia Internacional dos Jornalistas e dos Escritores, com César Luís de Carvalho

Trabalhos produzidos por alunos, no âmbito do encontro com o escritor César Luís de Carvalho:



No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Jornalistas e dos Escritores, a biblioteca escolar convidou o senhor professor e escritor César Luís de Carvalho a estabelecer intercâmbio com os alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, partilhando alguma da sua experiência jornalística e de escrevedor de histórias, tendo por objectivos principais:
• Favorecer o diálogo e a partilha de ideias;
• Promover o livro e a leitura;
• Incentivar para o contacto com o livro, o seu autor e as personagens da história.
Através do diálogo horizontal, o escritor começou por questionar os alunos acerca da forma de escrita usada por jornalistas e por escritores. Os meninos foram motivados, com grande espírito de pedagogia, a criarem, oralmente, uma possível introdução para um texto jornalístico e, a partir do mesmo, ao seu enriquecimento vocabular, de forma a poder ser transformado numa história concebida por um provável escritor.

De seguida, dizendo que mais do que escritor é um coleccionador de livros, apresentou uma razoável quantidade deles, “para todos os gostos e feitios”, de vários tamanhos, diversas qualidades e representativos de diferentes épocas, referindo nomeadamente o grande poeta português (Luís de Camões), Alice Gomes e a menina Elisa Carvalho.
Depois de lida e comentada a história “O Ratinho desdentado”, criado por alunos da EB1 de Moimenta da Beira, alguns meninos satisfizeram a sua curiosidade, colocando questões, a partir do registo prévio em marcadores de livros, elaborados para assinalar a presença do prezado escritor e professor na nossa escola, neste dia comemorativo.
Na resposta à questão sobre o que pensava que era preciso para se ser escritor, César de Carvalho desafiou os alunos a manifestarem a sua opinião. Surgiram, então, várias respostas, das quais salientamos: “Saber escrever”, “Ter imaginação”, “Gostar de escrever”, “Ter criatividade”, "Ler muito”, "Ser persistente". Estas frases agradaram ao escritor que aproveitou o momento para dizer que, para além de os livros terem magia, também os senhores professores são mágicos, já que eles conduzem ao poder da leitura e da escrita.
Estamos muito agradecidos, senhor professor e escritor César! Gostámos bastante da sua presença e camaradagem!
Agradecemos, também, a comparência das senhoras: coordenadora interconcelhia da RBE (Dr.ª Elisabete Carvalho), representante da Equipa de Apoio às Escolas da DREN (Dr.ª Cristina Correia), adjunta do director (Dr.ª Isabel Moreira) e do senhor director do agrupamento (Eng.º Manuel Luís Tuna).

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Concurso "Faça Lá um Poema"

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no Centro Cultural de Belém (CCB), no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o CCB, numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
O Concurso “Faça Lá um Poema” procura incentivar o gosto pela leitura e escrita de poesia e destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas e privadas.

Para outras informações ou esclarecimentos, pede ajuda ao teu professor ou dirige-te à biblioteca da tua escola.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Iniciativa para assinalar o Dia da Internet Segura

A Direcção Regional de Educação do Norte, através do Gabinete de Gestão do PTE (com o objectivo de assinalar o Dia da Internet Segura, a 9 de Fevereiro de 2010), vem propor, aos alunos, a dinamização de uma iniciativa, tendo em vista proporcionar um espaço de reflexão e uma tomada de consciência das potencialidades e possíveis riscos na utilização da Internet.
Os participantes são desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa – a ilustração é facultativa -, a partir de um dos seguintes casos concretos, em que está implícita uma situação eventualmente insegura:
História 1: Agente duplo
Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta…
História 2: Sorte grande!
A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples, basta clicar onde diz “Aceito o prémio”.
História 3: Tentações
A nossa professora marcou-nos um trabalho sobre um dos assuntos abordados nas últimas aulas. Pesquisei bastante e já escolhi o meu tema. Descobri, na Internet, um texto fabuloso sobre o assunto.
História 4 - O melhor preço
Todos sabiam o que eu queria para o meu aniversário. Dinheiro para comprar uns jogos. Na Internet, são mais baratos, por isso fui ao site com o “melhor preço”. Só tinha que dar os meus dados para fazer o registo.
História 5: Que chato!
O João recebeu de presente “aquele” telemóvel. Há muito que o desejava! Entusiasmado, lançou-se ao trabalho. Num instante, os números dos amigos “voaram” para dentro da memória. No dia seguinte, recebeu a mensagem “liga-me”. Não conhecia o número, não ligou. A mensagem repetiu-se, e repetiu-se, e repetiu-se…
Para outras informações ou esclarecimentos, pede ajuda ao teu professor ou dirige-te à biblioteca da tua escola.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quadras de Reis do tempo das avós



Quem diremos nós que viva

Na casquinha da laranja
Viva a senhora Maria
Quanto quer como arranja.

Quem diremos nós que viva
Na pedrinha da lareira
Viva a D. Angelina
Que é uma boa cozinheira.

Quem diremos nós que viva
Na folhinha que vira o vento
Vivam os senhores e senhoras
Que estão desta porta para dentro.

Quem diremos nós que viva
Na folhinha do codesso
Vivam senhores e senhoras
Que o nome não conheço.

Quem diremos nós que viva
No raminho das urtigas
Viva o menino Manuel
Capitão das raparigas.

Recolha feita pelos alunos da Escola EB1 de Cárquere

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Segundo o Evangelho de São Mateus, os Reis Magos (astrólogos eruditos), que visitaram Jesus em Belém guiados por uma estrela, surgem provenientes do Oriente. Terão chegado até junto do Menino no dia 6 de Janeiro, data em que, actualmente, se comemora o Dia de Reis.
Os Reis Magos ofereceram a Jesus três presentes: ouro (Belchior), incenso (Gaspar) e mirra (Baltasar). As prendas têm uma simbologia: o ouro representa a nobreza; o incenso personifica a divindade; a mirra simboliza Jesus, como Homem, e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida.
Para mais informações, aceda-se a:
http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/reis_magos.htm