Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ateliê de Leitura e Pesquisa

Os alunos da turma M7, do 4.º ano de escolaridade do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, participaram em quatro sessões de trabalho, no âmbito do Ateliê de Leitura e Pesquisa, promovido pela senhora bibliotecária municipal de Resende, Dr.ª Ana Maria Pinto, em parceria com a BE, durante o mês de Janeiro, com os seguintes objectivos:
. Promover o gosto pela leitura e pelo conhecimento;
. Desenvolver hábitos continuados de leitura;
. Reflectir sobre a importância do livro e da leitura;
. Reconhecer diferentes tipos de leitura e o uso da língua numa grande variedade de contextos;
. Desenvolver hábitos de pesquisa em vários suportes;
. Aprender a usar a biblioteca e os vários recursos disponíveis;
. Aprender técnicas de elaboração de trabalhos e bibliografias.
Na primeira sessão, a senhora bibliotecária municipal partiu da leitura do livro “As preocupações do Billy” para motivar os alunos para a execução de pesquisas sobre os temas concentrados no mesmo. Realizou, ainda, uma breve explicação sobre a organização dos documentos e dos vários espaços da biblioteca.
Na segunda sessão, através da utilização da Internet, efectuaram a abordagem histórica da escrita, contemplando: o papiro, o pergaminho, os suportes da escrita, o papel, o livro e as bibliotecas.
Abordaram o livro como propriedade intelectual, a folha de rosto e os elementos de identificação: autor, título, editora, ano de edição, colecção, ISBN...
Na terceira sessão, os alunos, através da realização de exercícios práticos, puderam reconhecer diversas fontes de informação sobre o Egipto e rever algumas regras a ter presentes na elaboração de trabalhos e de bibliografias.

Na quarta e última sessão, os alunos, acompanhados pelas senhoras professora Emília Pimentel e Dr.ª Ana Maria Pinto, deslocaram-se à biblioteca da EB2, Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, onde foram bem recebidos. Neste local, ficaram a conhecer o espaço, realizaram um Peddy-Paper e preencheram o questionário "Bibliopaper".
Os alunos participaram na realização das tarefas com motivação, de uma forma lúdica e responsável, adquiriram conhecimentos e desenvolveram competências sobre a organização e funcionamento da biblioteca, bem como sobre a utilização dos seus recursos.
A equipa da biblioteca observou e colaborou nesta actividade, com satisfação.
A BE agradece, às estimadas colaboradoras, a parceria, em prol do aperfeiçoamento de competências da leitura e das literacias!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desafios educativos - Comemoração do Centenário da República

Reflexões

A equipa da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte tem uma nova actividade dirigida a toda a comunidade escolar.
O objectivo é levar alunos, professores e assistentes operacionais, a reflectirem sobre um pensamento, um provérbio, uma citação importante ou uma notícia relevante.
Para participarem, devem dirigir-se à BJCD e, na zona de atendimento, solicitarem um papelinho no qual escreverão a vossa reflexão.

Colaborem, participem e … surpreendam-nos!

Concurso “Conta-nos uma história”

A iniciativa “Conta-nos uma história” – Podcast na Educação é um concurso promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Este concurso implica a concepção e desenvolvimento de recursos digitais áudio, que consistam na produção colaborativa ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas). Pretende fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio.
Destinatários: O concurso, de âmbito nacional, dirige-se aos todos os alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Inscrições: A candidatura é feita on-line, através do preenchimento de um formulário, em http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/podcast, até às 24 horas do dia 15 de Fevereiro de 2010.
A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de Fevereiro a 31 de Março de 2010, no endereço
http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/podcast .
Informações e apoio: Para mais esclarecimentos, poderão consultar o sítio de apoio
http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/podcast, contactar a equipa PTE, através do endereço de correio electrónico: podcast@dgidc.min-edu.pt ou dirigirem-se à biblioteca da escola.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Comemoração do Dia Internacional dos Jornalistas e dos Escritores, com César Luís de Carvalho

Trabalhos produzidos por alunos, no âmbito do encontro com o escritor César Luís de Carvalho:



No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Jornalistas e dos Escritores, a biblioteca escolar convidou o senhor professor e escritor César Luís de Carvalho a estabelecer intercâmbio com os alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, partilhando alguma da sua experiência jornalística e de escrevedor de histórias, tendo por objectivos principais:
• Favorecer o diálogo e a partilha de ideias;
• Promover o livro e a leitura;
• Incentivar para o contacto com o livro, o seu autor e as personagens da história.
Através do diálogo horizontal, o escritor começou por questionar os alunos acerca da forma de escrita usada por jornalistas e por escritores. Os meninos foram motivados, com grande espírito de pedagogia, a criarem, oralmente, uma possível introdução para um texto jornalístico e, a partir do mesmo, ao seu enriquecimento vocabular, de forma a poder ser transformado numa história concebida por um provável escritor.

De seguida, dizendo que mais do que escritor é um coleccionador de livros, apresentou uma razoável quantidade deles, “para todos os gostos e feitios”, de vários tamanhos, diversas qualidades e representativos de diferentes épocas, referindo nomeadamente o grande poeta português (Luís de Camões), Alice Gomes e a menina Elisa Carvalho.
Depois de lida e comentada a história “O Ratinho desdentado”, criado por alunos da EB1 de Moimenta da Beira, alguns meninos satisfizeram a sua curiosidade, colocando questões, a partir do registo prévio em marcadores de livros, elaborados para assinalar a presença do prezado escritor e professor na nossa escola, neste dia comemorativo.
Na resposta à questão sobre o que pensava que era preciso para se ser escritor, César de Carvalho desafiou os alunos a manifestarem a sua opinião. Surgiram, então, várias respostas, das quais salientamos: “Saber escrever”, “Ter imaginação”, “Gostar de escrever”, “Ter criatividade”, "Ler muito”, "Ser persistente". Estas frases agradaram ao escritor que aproveitou o momento para dizer que, para além de os livros terem magia, também os senhores professores são mágicos, já que eles conduzem ao poder da leitura e da escrita.
Estamos muito agradecidos, senhor professor e escritor César! Gostámos bastante da sua presença e camaradagem!
Agradecemos, também, a comparência das senhoras: coordenadora interconcelhia da RBE (Dr.ª Elisabete Carvalho), representante da Equipa de Apoio às Escolas da DREN (Dr.ª Cristina Correia), adjunta do director (Dr.ª Isabel Moreira) e do senhor director do agrupamento (Eng.º Manuel Luís Tuna).

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Concurso "Faça Lá um Poema"

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no Centro Cultural de Belém (CCB), no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o CCB, numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
O Concurso “Faça Lá um Poema” procura incentivar o gosto pela leitura e escrita de poesia e destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas e privadas.

Para outras informações ou esclarecimentos, pede ajuda ao teu professor ou dirige-te à biblioteca da tua escola.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Iniciativa para assinalar o Dia da Internet Segura

A Direcção Regional de Educação do Norte, através do Gabinete de Gestão do PTE (com o objectivo de assinalar o Dia da Internet Segura, a 9 de Fevereiro de 2010), vem propor, aos alunos, a dinamização de uma iniciativa, tendo em vista proporcionar um espaço de reflexão e uma tomada de consciência das potencialidades e possíveis riscos na utilização da Internet.
Os participantes são desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa – a ilustração é facultativa -, a partir de um dos seguintes casos concretos, em que está implícita uma situação eventualmente insegura:
História 1: Agente duplo
Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta…
História 2: Sorte grande!
A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples, basta clicar onde diz “Aceito o prémio”.
História 3: Tentações
A nossa professora marcou-nos um trabalho sobre um dos assuntos abordados nas últimas aulas. Pesquisei bastante e já escolhi o meu tema. Descobri, na Internet, um texto fabuloso sobre o assunto.
História 4 - O melhor preço
Todos sabiam o que eu queria para o meu aniversário. Dinheiro para comprar uns jogos. Na Internet, são mais baratos, por isso fui ao site com o “melhor preço”. Só tinha que dar os meus dados para fazer o registo.
História 5: Que chato!
O João recebeu de presente “aquele” telemóvel. Há muito que o desejava! Entusiasmado, lançou-se ao trabalho. Num instante, os números dos amigos “voaram” para dentro da memória. No dia seguinte, recebeu a mensagem “liga-me”. Não conhecia o número, não ligou. A mensagem repetiu-se, e repetiu-se, e repetiu-se…
Para outras informações ou esclarecimentos, pede ajuda ao teu professor ou dirige-te à biblioteca da tua escola.