Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Testamento dos compadres

Testamento dos compadres do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros








Testamento dos compadres das EB1 de Rendufe e Vinhós

A ti, menina Inês
Sempre tão calada
Deixo-te uma bicicleta
Para ganhares pedalada

E tu, menino Luís
Que da escola és o primeiro
Chega-te às raparigas
Não queiras ficar solteiro

A ti, menino Filipe
Que te havemos de deixar
O livro das tabuadas
P’ra começares a estudar

Para ti, menina Andreia
Tão rápida e repentina
Deixo-te o meu Magalhães
Por seres tão boa menina

E tu, linda Tatiana
Que pareces caladinha
Deixo-te a mini-saia
Para mostrares a perninha

Para o menino Ivan
Que da escola és vizinho
Deixo-te o meu portátil
E ganha mais juizinho

Para a Andreia pequenina
Que se anda sempre a rir
Deixo a minha boneca
Para contigo dormir

Para ti, menina Ana
Rapariga muito airosa
Deixo-te os meus sapatos
Para ficares mais vaidosa

A ti, menino Ângelo
Deixo-te as minhas botas
Para estares com mais atenção
E dares menos cambalhotas

Viva o menino Marcelo
Todo cheio de medidas
Vê se perdes esse medo
E encosta-te às raparigas

E tu, menina Cláudia
Tão bonita e tão airosa
Deixa-te de tremuras
Não sejas assim nervosa

A ti, menina Verónica
Toda cheia de peneira
Deixo-te o meu anel
Por seres tão namoradeira

Para ti, menino António
Sempre tão trabalhador
Deixo-te uns ténis novos
Para seres bom corredor

A ti, menina Marlene
Que andas sempre distraída
Deixo-te a minha borracha
Que a tua está roída

P’ra professora Amélia
Que gosta de imprimir
Deixo-te a minha impressora
Porque a nova não há-de vir

À professora de Vinhós
Sempre muito arrumadinha
Arranjem-lhe mais alunos
Diz que se sente sozinha

P’ra professora de apoio
Que esquece os lápis no bolso
Deixo-lhe uma mala maior
Onde lhe caiba o almoço

Aos professores do agrupamento
O que havemos de deixar
Muitas bengalas e muletas
Para até velhos trabalhar


Testamento da comadre da EB1 de Cárquere

Para o menino Miguel
Não sei o que lhe deixar
Deixo-lhe uma saia
Para ele se mascarar

Para o menino Pedro
Não sei que lhe deixar
Deixo-lhe um casaco
Para ele se agasalhar

Para o menino Luís
Não sei que lhe deixar
Deixo-lhe o meu creme
Para ele se maquilhar

Para o menino Paulo
Não sei que lhe deixar
Deixo-lhe um pente
Para ele se pentear

Para o menino Leandro
Não sei que lhe deixar
Deixo-lhe uma boneca
Para ele brincar

Para o menino Marcelo
Não sei que lhe deixar
Deixo-lhe juízo
Para ele estudar

Para o menino António
Não sei o que lhe deixar
Deixo-lhe um livro
Para ele estudar

Para o senhor professor Eugénio
Não sei o que lhe deixar
Deixo-lhe alunos
Para ele se cansar

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mensagem de amizade/amor


Revelamos algumas fotografias que retratam momentos relativos ao desafio lançado, no início da semana, através da disciplina Biblioteca Escolar da plataforma Moodle, tendo por objectivos principais:

. Promover os valores de amizade e de amor entre os elementos humanos de cada escola do agrupamento;

. Incentivar à escrita ou representação de mensagens sugestivas, através da participação e colaboração dos alunos, das assistentes operacionais, dos encarregados de educação e dos professores.

Até ao momento, existem já muitas mensagens que serão entregues, durante a próxima semana, a cada destinatário!





A Equipa da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, com o mesmo intuito de desenvolver competências do domínio social, sensibilizando os alunos do 2.º ciclo para a importância dos afectos e para a reflexão e escrita criativa, num contexto especial como o do Dia de São Valentim, surpreenderá um(a) amigo(a) ou uma pessoa especial aquando da entrega da mensagem de amizade/amor!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ler a crescer / Ler+

A Menina Gigante
Era uma vez uma jovem gigante. Vivia recolhida na orla da floresta porque tinha medo de assustar os homens. Certa vez, tinha encontrado uma senhora a apanhar cogumelos, que arregalou os olhos e fugiu a correr, cheia de medo.
A jovem gigante ficava muitas vezes à janela de casa a pensar no que a mãe, uma mulher normal, lhe dissera:
— Um gigante, ainda vá. Mas uma gigante? Vais ficar só na vida. Nenhuma rapariga vai querer-te como amiga porque o teu tamanho inspira medo. Nenhum rapaz vai apaixonar-se por ti. Os homens gostam que as mulheres olhem para eles de baixo para cima.
Aconteceu que um guarda-florestal construiu a sua casa à beira da menina, na orla da floresta, e olhava muitas vezes para ela, do outro lado.
O rosto que surgia à janela do primeiro andar agradou-lhe. Numa manhã, antes de ir para a floresta, acenou-lhe com a mão.
A gigante acenou-lhe timidamente e ficou a seguir o rapaz com o olhar, até ele desaparecer, pequenino, entre as árvores.
“Se viesse agora alguém do meu tamanho!”, pensava ela. A partir daquele dia, antes de ir para o trabalho, o jovem guarda-florestal passou a trocar algumas palavras com a vizinha em cima, à janela.
Pelos finais de Fevereiro, quando os dias começaram a crescer, ele ouviu falar de uma festa de Carnaval na cidade. “Vou perguntar à minha vizinha se quer vir comigo”, pensou ele.
À noite, ao regressar do trabalho, não a encontrou à janela. Bateu à porta, mas ninguém abriu. Então, rodou a maçaneta. Da porta, olhou para o quarto e assustou-se.
Estendida no chão, em cima de um colchão enorme, estava uma gigante a dormir. A sua cara era agora ainda mais bonita do que à janela. Um sorriso iluminava-a, talvez estivesse a ter algum sonho agradável.
Sem fazer barulho para não acordar a gigante, o guarda-florestal fechou a porta e foi para casa. Devia guardar segredo a respeito do que presenciara.
Na manhã seguinte, o rapaz parou debaixo da janela e gritou para cima:
— Há uma festa de Carnaval na cidade. Não quer lá ir, vizinha? Talvez eu consiga reconhecê-la, mesmo disfarçada. Olhe que era divertido!
— Oh! — balbuciou ela. — Carnaval? Não saberia de que havia de ir vestida!
— No Carnaval tudo é possível — disse o guarda-florestal a rir. — De certeza que vai haver muitos duendes, fadas, bruxas, gigantes!
A jovem pensou então: “ Esta é uma boa oportunidade para me misturar com as pessoas. Toda a gente vai pensar que eu estou mascarada de gigante. Ninguém vai assustar-se comigo.”
Então, a jovem gigante foi à cidade e misturou-se com os mascarados. Sentiu-se bem no meio de tantas bruxas, ciganas, índios e anões. Muitas pessoas, principalmente crianças, paravam a olhar para ela admiradas.
Uma menina pequenina exclamou:
— Gosto de ti, gigante. Gostava de andar às tuas cavalitas no jardim zoológico e poder finalmente olhar a girafa de frente.
A jovem gigante fechou os olhos por um momento e imaginou como seria estar com a menina e com a girafa.
— E eu — exclamou um rapazinho — gostava de andar aos teus ombros no circo. No espectáculo de ontem tive de ficar sentado atrás e não vi quase nada!
A gigante fechou os olhos por um momento e imaginou-se no circo com o menino.
— Também eu ficaria contente se te tivesse — disse um adulto. — Algumas telhas na minha quinta estão partidas e a goteira está entupida. Não te seria nada difícil arranjar aquilo.
A gigante fechou por momentos os olhos e imaginou-se a reparar o telhado do lavrador. Saber que as pessoas podiam precisar de alguém do seu tamanho deixava-a contente.
De repente, um cochicho passou pela multidão e abriram lugar a um segundo gigante. Atravessou a ponte em direcção à jovem e agarrou-a pelas mãos.
O gigante e a gigante dançaram, juntos, um gigantesco minuete. As pessoas batiam palmas. A gigante gostava de dançar. Finalmente podia olhar para uns olhos directamente à sua frente e não muito abaixo de si. Através da abertura da máscara, olhava para uns olhos maravilhosos, onde estavam reflectidos florestas, nuvens, o azul do céu.
“Finalmente alguém do meu tamanho!”, pensava ela. “Não foi com isto que sonhei durante tanto tempo?”
Uma espanhola mascarada esticou a mão e puxou a perna das calças do gigante. Queria saber se aquelas pernas compridas eram verdadeiras. O gigante começou a vacilar e um par de andas caiu ao chão. Viu-se então que ele não era um gigante mas um homem de tamanho normal.
Por detrás da máscara deslocada, a jovem reconheceu o seu vizinho, o guarda-florestal. As lágrimas corriam-lhe pela face.
— E tu? — perguntou uma das crianças à gigante. — Ao menos tu és a sério?
A jovem limpou as lágrimas com as costas das mãos. A cólera e a tristeza davam-lhe coragem e gritou:
— Todos têm de ficar a conhecer o meu segredo! Sim, sou uma gigante verdadeira! Moro sozinha na orla da floresta para não vos assustar! — fez uma pausa. Mas ninguém fugiu assustado.
— A sério? Mas isso é óptimo! — disse um rapazinho. E olhava para ela, cheio de admiração.
O guarda-florestal, que, muito envergonhado, se afastara, aproximou-se da jovem e, cheio de coragem, disse-lhe:
— Eu também quero libertar-me do meu segredo. Há já algum tempo que sei que és uma gigante. Mas, acaso isso é razão para não te amar? Também os meus amigos, as árvores, são grandes. Se quiseres, mostro-tas amanhã.
No dia seguinte, o guarda-florestal e a jovem gigante passeavam pela floresta. E iam de mão dada!

Eveline Hasler Die Riesin
München, Ellerman Verlag, 1996
(Tradução e adaptação)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Comemorações do Dia Europeu da Internet Segura




No âmbito das comemorações do Dia Europeu da Internet Segura, os alunos do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros participaram na realização de algumas actividades, tendo por objectivos principais:
. Assinalar o Dia da Internet Segura;
. Fomentar princípios de cidadania digital;
. Desenvolver competências no âmbito da utilização das TIC.
As primeiras actividades, desenvolvidas nas duas semanas anteriores, consistiram em:
• Pesquisar e seleccionar um conjunto de Regras Gerais a ter em conta quando utilizamos a Internet;
• Aderir à iniciativa “Geração Móvel e Desafios”, incentivando à criatividade e à produção de desenhos e de textos, que farão parte do livro digital concebido pela DREN, através do Gabinete de Gestão do PTE. Esta iniciativa, incentivada a partir da disciplina Biblioteca da plataforma Moodle, contou com a participação de alguns alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do agrupamento.
Hoje, dia 9 de Fevereiro, na presença de alguns encarregados de educação, foi apresentada uma pequena peça teatral, apresentada pelos senhores professores da escola, que abordava a segurança no mundo “virtual”, numa consciencialização para a utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis, salientando os riscos inerentes à utilização que os nossos alunos fazem dos mesmos.
Os alunos do 3.º ano: Tiago, Adriana, Pedro, Luana e Inês leram, em voz alta, os seus textos criados no âmbito da iniciativa antes referida.
Antes de terminar o encontro, todos os alunos foram convidados a realizarem um cartaz colectivo, por turma, alusivo ao tema tratado.
Estas actividades contribuíram para proporcionar um espaço de reflexão e uma tomada de consciência das potencialidades e possíveis riscos na utilização da Internet.
Parabéns a todos os intervenientes!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Novas aquisições musicais


Na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, há 21 novos CDs musicais que se encontram à disposição de toda a comunidade escolar.

Boas audições!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Parceria com o “Rolhinhas”


No dia 1 de Fevereiro de 2010, os alunos do projecto PIEF-CEF de Geriatria, da Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, visitaram a BJCD na companhia da senhora Técnica de Intervenção Local, Dr.ª Isa Cardoso, da senhora professora Carla Costa, directora de turma e do “Rolhinhas”.
Esta visita contextualizou-se numa actividade em que estes alunos colaboram e que visa a recolha de rolhas de cortiça, no âmbito do projecto Green Cork. Os alunos construíram depósitos para as rolhas de cortiça – "Rolhinhas", os quais estão a distribuir, quer pela escola quer pela comunidade, tendo entregue um ao professor bibliotecário da BJCD.
Após cumprirem a sua principal missão, usufruíram de uma visita guiada pela BE e participaram na actividade “Reflexões”, que se encontra em dinamização neste espaço.
De seguida, já na companhia do senhor director do Agrupamento, professor Manuel Luís Tuna, analisaram diferentes assuntos relacionados com a cortiça.
No final da manhã, registaram fotograficamente alguns dos momentos descritos e despediram-se.
A BJCD deixou-lhes a porta aberta para novas visitas!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ateliê de Leitura e Pesquisa

Os alunos da turma M7, do 4.º ano de escolaridade do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, participaram em quatro sessões de trabalho, no âmbito do Ateliê de Leitura e Pesquisa, promovido pela senhora bibliotecária municipal de Resende, Dr.ª Ana Maria Pinto, em parceria com a BE, durante o mês de Janeiro, com os seguintes objectivos:
. Promover o gosto pela leitura e pelo conhecimento;
. Desenvolver hábitos continuados de leitura;
. Reflectir sobre a importância do livro e da leitura;
. Reconhecer diferentes tipos de leitura e o uso da língua numa grande variedade de contextos;
. Desenvolver hábitos de pesquisa em vários suportes;
. Aprender a usar a biblioteca e os vários recursos disponíveis;
. Aprender técnicas de elaboração de trabalhos e bibliografias.
Na primeira sessão, a senhora bibliotecária municipal partiu da leitura do livro “As preocupações do Billy” para motivar os alunos para a execução de pesquisas sobre os temas concentrados no mesmo. Realizou, ainda, uma breve explicação sobre a organização dos documentos e dos vários espaços da biblioteca.
Na segunda sessão, através da utilização da Internet, efectuaram a abordagem histórica da escrita, contemplando: o papiro, o pergaminho, os suportes da escrita, o papel, o livro e as bibliotecas.
Abordaram o livro como propriedade intelectual, a folha de rosto e os elementos de identificação: autor, título, editora, ano de edição, colecção, ISBN...
Na terceira sessão, os alunos, através da realização de exercícios práticos, puderam reconhecer diversas fontes de informação sobre o Egipto e rever algumas regras a ter presentes na elaboração de trabalhos e de bibliografias.

Na quarta e última sessão, os alunos, acompanhados pelas senhoras professora Emília Pimentel e Dr.ª Ana Maria Pinto, deslocaram-se à biblioteca da EB2, Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, onde foram bem recebidos. Neste local, ficaram a conhecer o espaço, realizaram um Peddy-Paper e preencheram o questionário "Bibliopaper".
Os alunos participaram na realização das tarefas com motivação, de uma forma lúdica e responsável, adquiriram conhecimentos e desenvolveram competências sobre a organização e funcionamento da biblioteca, bem como sobre a utilização dos seus recursos.
A equipa da biblioteca observou e colaborou nesta actividade, com satisfação.
A BE agradece, às estimadas colaboradoras, a parceria, em prol do aperfeiçoamento de competências da leitura e das literacias!