Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bibliopaper na BJCD


Equipa vencedora da actividade "Bibliopaper", dinamizada no âmbito das comemorações do 1.º aniversário da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte.

As meninas vencedoras receberam um livro, como prémio pelo seu magnífico 1.º lugar.

Equipa Vencedora:
Nome da equipa:”Raparigas”
Capitã: Cristiana Pinto
Ano/Turma: 6.º A

Membros da equipa:
Ana Rita Pereira
Anaísa Silveira
Carla Monteiro
Isabel Almeida
Vanessa Ferro

Outras equipas participantes
Nome da equipa: “Ursas de chocolate”
Capitã: Ana Coelho
Ano/Turma: 6.º B

Nome da equipa: “João e os mouros”
Capitão: João Pereira
Ano/Turma: 6.º H

Nome da equipa: “Geógrafos e historiadores”
Ano/Turma: 5.º F

Nome da equipa: “Campeões”
Ano/Turma: 6.º H

Nome da equipa: “Rapazes”
Ano/Turma: 6.º A

Nome da equipa: “Grupo dos 5”
Ano/Turma: 5.º E

Nome da equipa: “Os terríveis”
Ano/Turma: 6.º A

Nome da equipa: “Imbatíveis”
Ano/Turma: 6.º A

Nome da equipa: “D.J.L.P´S”
Ano/Turma: 5.º F

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março foi consagrado Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas, em 1975.



Dada a importância de todas as mulheres, enquanto construtoras do mundo de valores sociais e humanos, a Biblioteca Escolar quis lembrar este dia e lançou o desafio "Mensagem à grande mulher da tua vida".

As mensagens, escritas no cartão, foram dedicadas, na sua maioria, à mãe, à avó e à senhora professora, como forma de lhes transmitir apreço, carinho e amor.
Através do diálogo horizontal, recordámos que temos de colaborar mais com elas, nas tarefas diárias, e reconhecer os sacrifícios e o afecto que nos dedicam.

Conversámos, também, acerca de outras grandes mulheres: Ana Jorge (actual Ministra da Saúde), Kathrin Bigelow (primeira realizadora de filmes - Óscar 2010), Anne Frank (jovem que prestou apoio nos campos de concentração nazis) e rainha D. Leonor (mulher de D. João II, que viveu no séc. XV).

A todas as mulheres do planeta:

PARABÉNS, NESTE DIA!

QUE TODOS OS DIAS TENHAM A GRAÇA DA VOSSA DOÇURA, BONDADE E DEDICAÇÃO!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Semana da Leitura - 5.º dia





No horário mais adequado a cada turma, pais e familiares dos alunos da educação pré-escolar, do 1.º e 2.º ciclos do agrupamento deslocaram-se às escolas para, em parceria com os filhos/alunos, realizarem leitura a par de lendas da região, de contos tradicionais e de histórias diversas, à escolha dos parceiros, tendo por principais objectivos:
. Fomentar a colaboração dos pais/encarregados de educação;
. Sensibilizar as famílias para a importância de LER;
. Criar hábitos de leitura;
. Contribuir para o reconhecimento de que a leitura é um instrumento importantíssimo de prazer.













Os alunos da educação pré-escolar realizaram a leitura das imagens, enquanto o familiar lia a história.
Nas salas do 1.º e 2.º ciclos, efectuaram a leitura independente, em voz alta, em revezamento com o parceiro. Em momentos de dificuldade, o familiar que acompanhava a leitura, em silêncio, antecipava-se à criança, logo que surgia uma dificuldade.
Agradecemos a participação interessada e a colaboração dos pais/familiares que leram a par com prazer!
Aos alunos e senhores professores, reconhecemos a cooperação empenhada, a motivação criada e o incentivo à realização de momentos de leitura!

Tendo por principal objectivo promover o livro e a leitura, tal como aconteceu nos encontros/sessões de leitura anteriores, também o formador residente do PNEP, Prof. Paulo Oliveira, encantou os alunos do 1.º ciclo das turmas da manhã da EB1 de Resende, no auditório da EB2, com a leitura do livro “Um lobo culto”, de Pascal Biet, e a projecção das suas imagens, tendo suscitado o diálogo horizontal e a partilha de ideias.


Realizou, ainda, uma segunda sessão de leitura do mesmo livro, na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, envolvendo os alunos das EB1 de Rendufe, Vinhós e Caldas de Arêgos.


Senhor Prof. Paulo Oliveira, sentimo-nos muito reconhecidos pelos bons momentos de leitura e pelos intercâmbios proporcionados!