Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Semana da Leitura - 5.º dia





No horário mais adequado a cada turma, pais e familiares dos alunos da educação pré-escolar, do 1.º e 2.º ciclos do agrupamento deslocaram-se às escolas para, em parceria com os filhos/alunos, realizarem leitura a par de lendas da região, de contos tradicionais e de histórias diversas, à escolha dos parceiros, tendo por principais objectivos:
. Fomentar a colaboração dos pais/encarregados de educação;
. Sensibilizar as famílias para a importância de LER;
. Criar hábitos de leitura;
. Contribuir para o reconhecimento de que a leitura é um instrumento importantíssimo de prazer.













Os alunos da educação pré-escolar realizaram a leitura das imagens, enquanto o familiar lia a história.
Nas salas do 1.º e 2.º ciclos, efectuaram a leitura independente, em voz alta, em revezamento com o parceiro. Em momentos de dificuldade, o familiar que acompanhava a leitura, em silêncio, antecipava-se à criança, logo que surgia uma dificuldade.
Agradecemos a participação interessada e a colaboração dos pais/familiares que leram a par com prazer!
Aos alunos e senhores professores, reconhecemos a cooperação empenhada, a motivação criada e o incentivo à realização de momentos de leitura!

Tendo por principal objectivo promover o livro e a leitura, tal como aconteceu nos encontros/sessões de leitura anteriores, também o formador residente do PNEP, Prof. Paulo Oliveira, encantou os alunos do 1.º ciclo das turmas da manhã da EB1 de Resende, no auditório da EB2, com a leitura do livro “Um lobo culto”, de Pascal Biet, e a projecção das suas imagens, tendo suscitado o diálogo horizontal e a partilha de ideias.


Realizou, ainda, uma segunda sessão de leitura do mesmo livro, na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, envolvendo os alunos das EB1 de Rendufe, Vinhós e Caldas de Arêgos.


Senhor Prof. Paulo Oliveira, sentimo-nos muito reconhecidos pelos bons momentos de leitura e pelos intercâmbios proporcionados!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Semana da Leitura - 4.º dia



Belas e positivas foram as palavras que os alunos do 5.º ano de escolaridade ouviram da boca da escritora Cristina Correia, relativas ao amor pela vida, pela escrita e pela leitura, na procura de uma plena realização de valores. Foi muito bom sentir e perceber como é bom sermos escritores criativos, para também sermos bons leitores e vice-versa.
Passando a mensagem importante do amor pela vida, numa partilha de informações culturais acerca de episódios passados junto ao Douro, foi lido o conto “Um Rio, um fio de memória…”, escrito pela autora.




Seguidamente, o escritor César de Carvalho teve o prazer, e nós também o sentimos, de ler o conto mágico do seu mais recente livro, “A Greve dos Lápis-de-cor”, aos alunos das turmas do 4.º ano da manhã da EB1 de Resende e Anreade, que antes tinham visitado a Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte.





Para finalizar os encontros do dia, alunos das turmas do 4.º ano da tarde da EB1 de Resende e de Anreade tiveram a oportunidade de visitar a Biblioteca da EB2, antes de apreciaram a leitura da história “Os ovos misteriosos”, pela voz do Dr. Pedro Cálix, no auditório da escola, e de dialogaram, com interesse, sobre o valor da igualdade.
Foi, depois, a vez de alunos do 6.º ano ouvirem a leitura da história “A Menina que detestava livros”, de Manjusha Pawagi, que serviu de mote ao diálogo horizontal sobre a importância de criarmos o gosto pela leitura.
Agradecemos a atenção, o convívio e os bons momentos de leitura e de diálogo, senhores professores Cristina Correia, César de Carvalho e Pedro Cálix!
Não nos esquecemos, também, de atribuir os parabéns aos alunos da EB2 que cantaram, tocaram e animaram, sob a orientação do senhor professor José Carlos, primeiro, e do senhor professor Paulo Teixeira, depois!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Semana da Leitura - 3.º dia



Através da voz e presença amiga do bibliotecário municipal de Lamego, Dr. Victor Rebelo, os meninos da educação pré-escolar do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, primeiro, e da Escola EB1 de Resende, depois, maravilharam-se com a história do livro "O Cuquedo", de Clara Cunha.
Solicitando a participação e colaboração activas, o contador motivou e convidou os alunos a representarem a história. E tão bem que o fizeram!
Estamos muito agradecidos, senhor professor Victor!



Ainda a meio da manhã, enquanto se realizava a última sessão do ateliê de leitura e pesquisa, dinamizado pela senhora bibliotecária municipal, a Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte recebeu a senhora Vereadora da Educação e Cultura, Dr.ª Dulce, que, depois de algumas palavras de incentivo aos jovens leitores e escritores, entregou, à biblioteca escolar, na presença dos membros da direcção e de alunos acompanhados pelos seus professores, os livros adquiridos no âmbito do protocolo com o PNL.

Muito agradecidos, senhora Vereadora e senhor Presidente da Câmara, pela promoção do livro, da leitura e do enriquecimento documental da nossa BE!

Durante a tarde, alunos do sexto ano de escolaridade puderam usufruir da história "Quero ser bruxo", a partir do conto oral, pela voz do escritor Fernando Branco Marado, num ambiente de descontracção e de transmissão de valores, envolvendo o público.
Antes de terminado o encontro, professores e alunos recontaram a história, com base nos cartazes apresentados.

Gostámos muito, senhor professor Fernando Marado! E, mais uma vez, agradecemos os livros que ofereceu à BE.

terça-feira, 2 de março de 2010

Semana da Leitura - 2.º dia


A voz e presença simpática da bibliotecária municipal de Resende, Dr.ª Ana Maria, encantou os meninos da educação pré-escolar da Escola EB1 de Resende, que se deslocaram à Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, para conhecerem o espaço de uma biblioteca e ouvirem a palavra como ponto principal para contar e ler histórias.


Nas Escolas EB1/JI de S. Martinho de Mouros, EB1 de Resende e EB2, procedeu-se à segunda fase do Concurso de Leitura, tendo por principal objectivo fomentar o gosto pela leitura e pelo livro, o que foi amplamente alcançado. Utilizando o livro como objecto central na leitura de narrativas e poemas, os pequenos leitores encantaram pela sua competência, postura e simpatia.

Todos os candidatos revelaram ser óptimos leitores (pois, no dia anterior, já tinham sido considerados os melhores leitores da turma). Contudo, como só podia haver um vencedor de cada ano, foi difícil a tomada de decisão do júri de cada escola, que tomou em consideração, fundamentalmente, a expressividade/entoação, a dicção, a colocação de voz e o ritmo de leitura.

Parabéns a todos os participantes!