Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
terça-feira, 9 de março de 2010
segunda-feira, 8 de março de 2010
Comemoração do Dia Internacional da Mulher

Dada a importância de todas as mulheres, enquanto construtoras do mundo de valores sociais e humanos, a Biblioteca Escolar quis lembrar este dia e lançou o desafio "Mensagem à grande mulher da tua vida".
As mensagens, escritas no cartão, foram dedicadas, na sua maioria, à mãe, à avó e à senhora professora, como forma de lhes transmitir apreço, carinho e amor.
Conversámos, também, acerca de outras grandes mulheres: Ana Jorge (actual Ministra da Saúde), Kathrin Bigelow (primeira realizadora de filmes - Óscar 2010), Anne Frank (jovem que prestou apoio nos campos de concentração nazis) e rainha D. Leonor (mulher de D. João II, que viveu no séc. XV).
PARABÉNS, NESTE DIA!
QUE TODOS OS DIAS TENHAM A GRAÇA DA VOSSA DOÇURA, BONDADE E DEDICAÇÃO!
sexta-feira, 5 de março de 2010
Semana da Leitura - 5.º dia
. Fomentar a colaboração dos pais/encarregados de educação;
. Sensibilizar as famílias para a importância de LER;
. Criar hábitos de leitura;
. Contribuir para o reconhecimento de que a leitura é um instrumento importantíssimo de prazer.
Os alunos da educação pré-escolar realizaram a leitura das imagens, enquanto o familiar lia a história.
Nas salas do 1.º e 2.º ciclos, efectuaram a leitura independente, em voz alta, em revezamento com o parceiro. Em momentos de dificuldade, o familiar que acompanhava a leitura, em silêncio, antecipava-se à criança, logo que surgia uma dificuldade.
Agradecemos a participação interessada e a colaboração dos pais/familiares que leram a par com prazer!
Aos alunos e senhores professores, reconhecemos a cooperação empenhada, a motivação criada e o incentivo à realização de momentos de leitura!

Tendo por principal objectivo promover o livro e a leitura, tal como aconteceu nos encontros/sessões de leitura anteriores, também o formador residente do PNEP, Prof. Paulo Oliveira, encantou os alunos do 1.º ciclo das turmas da manhã da EB1 de Resende, no auditório da EB2, com a leitura do livro “Um lobo culto”, de Pascal Biet, e a projecção das suas imagens, tendo suscitado o diálogo horizontal e a partilha de ideias.
Realizou, ainda, uma segunda sessão de leitura do mesmo livro, na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, envolvendo os alunos das EB1 de Rendufe, Vinhós e Caldas de Arêgos.
Senhor Prof. Paulo Oliveira, sentimo-nos muito reconhecidos pelos bons momentos de leitura e pelos intercâmbios proporcionados!
































