Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Painel da Primavera



No início da semana, a equipa da Biblioteca Escolar do AVEResende convidou os alunos a escreverem uma mensagem relativa à estação do ano em que acabámos de entrar. Para isso, teriam de pedir uma flor em papel, na zona de recepção/atendimento das bibliotecas do agrupamento, onde registariam a sua mensagem e realizariam a sua ilustração, antes de a colocarem no Painel da Primavera.

Parabenizamos e agradecemos a todos os participantes, inclusive às senhoras educadoras do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, pelo belíssimo painel que criaram (e que se encontra na entrada da Escola).

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ler a crescer, no Dia Internacional do Livro para a Infância e Juventude

Amanhã, comemorar-se-á o Dia Internacional do Livro para a Infância e Juventude. Deste modo, e uma vez que será realizado o Sarau Gímnico, com a participação de todos os alunos do nosso agrupamento de escolas, sugerimos a leitura do seguinte conto, como forma de lembrarmos este dia.
Livro fechado

Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado. Nunca ninguém o abrira, nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer. Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros. Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
– Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
– Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
– É o teu caso? – perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.
– Por sinal, não – esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. – Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
– Quem me dera essa sorte – disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. – Por mim só me passaram os olhos, página sim, página não... Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.
– Eu também – falou, perto deles, um livrinho estreito. – Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.
– Isso não é trabalho para livro – estranhou o calhamaço.
– À falta de outro... – conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele... Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre os joelhos.
– Tem bonecos esse livro? – perguntou a voz de uma menina, debruçada sobre o livro, ainda por abrir.
– Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te – disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo e, enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
– Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste. Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
– Lê – exigiu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes, vale a pena esperar.

António Torrado
www.historiadodia.pt

quarta-feira, 24 de março de 2010

Comemoração do Dia do Estudante



No âmbito da comemoração do Dia do Estudante, os alunos da turma M3 estiveram presentes na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, onde ouviram e trocaram ideias acerca da história "O Aprendiz de Feiticeiro", de Felicity Trotman e Daniel Woods.
O mesmo conto serviu como ponto de partida para dialogarem sobre o significado deste dia e para reflectirem sobre as qualidades de um bom estudante.
Atendendo a que todos os alunos da escola tinham sido convidados a participarem na criação de frases relativas a "Para ser um bom estudante...", as ideias geradas ficaram registadas num cartaz.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Comemoração do Dia do Teatro Amador


No âmbito da comemoração do Dia do Teatro Amador, a professora bibliotecária e a assistente operacional da Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros apresentaram uma pequena peça de teatro de fantoches intitulada "Fruto e legume", de autoria de Minervina Dias, destinada aos meninos da educação pré-escolar da escola.
Antes da curta reflexão sobre a importância dos frutos e dos legumes, ouviu-se e entoou-se a canção "O meu pequeno-almoço".
Para terminar, duas meninas imitaram o diálogo entre as duas personagens do teatro de fantoches (que tinham sido criados com a colaboração dos Amigos da Biblioteca).



Após a hora do intervalo da manhã, os meninos da turma M4 e alguns da turma M3 do CESMM deslocaram-se à escola sede do agrupamento (graças à parceria com o senhor Presidente da Câmara Municipal, a quem agradecemos), para apresentarem a dramatização do conto "História da Maria-dos-olhos-grandes e do Zé Pimpão", de Canuto Jorge Glória, fruto do trabalho colaborativo de meninos do 1.º ciclo, das senhoras assistentes operacionais Fátima e Isabel e de professores, em especial Rosa Chaves, Sónia Sala, Carlos Francisco e Alexandra Loureiro.

O senhor director do agrupamento, a quem agradecemos, teve a gentileza de oferecer o apetitoso almoço a todos os participantes.
De seguida, os meninos exploraram a Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, com grande entusiasmo e espírito de observação.

Antes da viagem de regresso ao CESMM, os pequenos actores amadores exibiram nova sessão da dramatização, aos alunos do 1.º e 2.º anos da Escola EB1 de Resende e a uma turma do 6.º ano.

Reconhecemos, a todos, a presença e a atenção dispensada!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Comemoração do Dia da Poesia


No âmbito da comemoração do Dia da Poesia, tendo por objectivo principal promover o livro, a leitura e a escrita de poemas, a BE promoveu a realização de encontros com poesia.
Logo pela manhã, e mais uma vez, a voz encantadora da bibliotecária municipal de Resende, Dr.ª Ana Maria, transmitiu histórias com rimas e poesia aos meninos da educação pré-escolar e aos do 1.º ano, no auditório do CESMM, através do diálogo e do contacto com o livro e os poemas.

Mais tarde, na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, a poesia fez as delícias dos alunos do 5.º A e do 6.º C.

Estamos muito agradecidos, Dr.ª Ana Maria, quer pela sua simpática presença quer pelo dom natural para cantar poesia!

Após a hora do almoço, a senhora professora e escritora Leonor Carneiro encontrou-se com os alunos do terceiro e quarto anos de escolaridade do CESMM, a quem proporcionou bons momentos de poesia, favorecendo o diálogo, a partir da leitura de "Poemas da Mentira e da Verdade", de Luísa Ducla Soares, num ambiente de emoção e de valores.
Gostámos muito, senhora professora Leonor! Bem-haja!

Antes de terminado o encontro, alunos do 3.º e do 4.º ano declamaram os poemas criados no âmbito da Iniciativa da BE "Partilha de Poemas Originais".

Parabéns a todos os meninos, pelos poemas maravilhosos que partilharam connosco, e aos senhores professores, que muito motivam à escrita pessoal e criativa!


O Dia da Poesia

Este dia tão importante
Com ameno tom de beleza,
Deixando no calendário
O perfume da Natureza.

Quando este dia começa,
Acordo e procuro festejá-lo.
Por vários livros de poesia,
Gosto de estar rodeado.

É um dia que procuro escrever
Colocando um título que lembra sonho e magia
Versejando com ou sem rima
Tudo se transforma em poesia.

A poesia coloca estrelas nos meus olhos
Que envolvidos no meio da leitura
Parecem ainda mais pequeninos,
E entro numa profunda aventura.

A poesia é um vasto mar de sensações
Que nos transporta para outra realidade
Onde todas as palavras bailam
E nos trazem grande claridade.

Christophe – 4.º ano

Magia e doçura

Tem páginas de doçura e magia este dia,
Como um livro que ainda não consegui acabar.
Com um perfume a rosas perfumadas
Numa página totalmente ilustrada.
Nele moram as mais variadas histórias,
Os poemas e as lendas de todos os tempos
Que fazem com que cada livro
Seja a melhor prenda que alguém poderá oferecer
E que nunca deixam esquecer,
Esse tempo de meninice
Em que me sinto como por magia
Uma feiticeira ou até uma aprendiza.
Costumo coleccionar heróis e princesas
Que grande prazer o da aventura
Que começa e se renova como a Natureza na Primavera
Na magia da leitura.

Sophia – 4.º ano
Quando eu for grande!

Quando for grande quero ser alguém especial
Desde pequenina que tenho um grande sonho
Estudar muito para chegar tal e qual
Ao curso de medicina. Mas tenho receio medonho.

Como os resultados têm que ser muito bons
Não sei até que ponto irei conseguir.
Vou estudar muito e fazer vários sons
Que me ajudarão a prosseguir.

Para isso, tenho que me dedicar à leitura
Porque os livros contêm muita sabedoria.
Tratá-los com muita doçura
Ler contos de fadas e muita poesia.

Ler doce ler, que grande ternura!
Eis a grande questão.
Se eu exercitar a leitura,
Conseguirei chegar a esta profissão.

Mónica – 4.º ano
Poema ”A Primavera”

Quando vem Março
Traz, com ele, uma nova era
Traz também muita alegria
Vem com ele a Primavera.

Fica tudo mais alegre
Até os passarinhos cantam.
Ficam os jardins floridos
Flores, mais flores que encantam.

Daniela Filipa
- 4.º ano
Natureza
A Natureza é vida.
Todos os seres vivos lá moram,
Todos respiram o seu ar puro.
Os pássaros a cantar,
As andorinhas a voar,
O ar em movimento,
Que mais uma pessoa pode desejar?
Eu só desejo uma coisa,
Não a destruam,
Não a poluam,
Senão o mundo vai acabar.

Cláudia - 3.º ano (EB1 Cárquere)
Semana da Leitura
Na semana da leitura tarefas realizei.
De ler eu gostei.
Ler aprendo com os livros.
No recreio fiz os jogos é só ver!
Na sala li, ouvi histórias e os pais vieram ler.

Liliana - 4º ano (EB1 Cárquere)
Eu

Passos os dias entretida
Com a cabeça no ar…
Uns dias penso na vida,
Outros, ponho-me a sonhar.

Vou estudar um pouquinho
Com a minha companheira,
Porque na vida não temos
De andar só na brincadeira.

Venho da escola
E como o meu lanchezinho,
Pego logo na sacola
E estudo um pouquinho.

Depois, ao jantar,
Como toda a sopinha,
Lavo bem os dentes
E toca a ir para a caminha.

Cláudia Margarida - 4.º ano (EB1 Anreade)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Poemas ao Pai


Pai

Ó pai muito amado,
Quero estar a teu lado.
Serás sempre para mim
Um cravo num jardim.

Pai, serás o meu campeão
Estarás no meu coração,
No meu coração terás sempre lugar
Para o resto da minha vida te hei-de amar.

Ana Patrícia - 4.º ano

Eu amo o pai.
Ele é meu amigo.
Ele vai comigo.
Eu dou-lhe a mão…

André - 1.º ano (EB1 Cárquere)

Neste dia do pai
Eu te quero dar
Um beijo muito forte
Que te irá alegrar.

És muito especial para mim
Por isso te amo
Quando estou longe de ti
É por saudades que te chamo.

Juliana – 4.º ano


Pai
Meu querido e grande pai
Hoje ofereço-te um troféu.
Com muito amor e amizade
Neste dia que é muito teu.

Sei que dele irás gostar
E de tudo que te vou oferecer.
Ainda vou ter que o inventar
Para ele algo importante ser.

Com bastante carinho e amor
Sempre viveste comigo.
Tens tido muita paciência
Para me aturares e dares calor.

Às vezes, levas-me a passear
A lugares muito bonitos.
Nos trabalhos, deixas-me ajudar
Sem falhas nem conflitos.

Cristiana - 3.º ano


O Dia do pai

Às vezes o meu pai viaja
Diz adeus e vai embora.
Ou então vai para o trabalho
Eu sei que ele não demora.

Mas inventei um barquinho
Todo feito de saudade.
Navega devagarinho
E chega a qualquer cidade.

E, nesse dia de alegria,
Para o pai, no meu barquinho,
Eu ponho um grande beijo
Um abraço e um carinho.

Beatriz – 4.º ano

Pai

Pai, desculpa-me tudo o que eu faço de mal.
Quando eu estou triste, tu levas-me a passear.
Tu apoias-me nas coisas que eu mais preciso.

Lembro-me de caminhar entre as vinhas,
E de sentir as asas do vento contigo, querido Pai!
Gosto de caminhar nas margens do teu rio,
Levando comigo já a saudade.

Inês Lourenço – 3.º ano


Poesia “Dia do Pai”
Neste lindo dia do Pai,
Carinho e amor te quero dar
Um postal muito lindo
Que te irá fazer sonhar.

Neste dia tão especial,
Que é o teu dia,
Meu coração para ti
Estará cheio de alegria

Nesta data tão bonita
Um obrigada te quero oferecer.
Por seres tão meu amigo,
Ao mundo me fizeste nascer.

Daniela Cardoso – 4.º ano


Dia do Pai
Queria o mundo para te dar
Mas só tenho uma flor
E um coração pequenino
Carregadinho de amor.

É tão bom ver-te sorrir
Para te sentires feliz
Por ti eu faço tudo
E isto também fui eu que fiz.

Querido pai
De mim recebes abraços
Amparo dia a dia
Para esqueceres os teus cansaços.

Hoje eu digo a toda a gente
Que és o melhor que o mundo tem,
Quando me abraças, estou feliz
Porque me amas e eu te amo
Querido Pai.

Rute – 6.º ano

Dia do Pai
Pai, neste dia tão especial
Trago-te amor e alegria.
Tu para mim és o maior
E eu sem ti nada seria.

Hoje eu digo a toda a gente
Que do meu coração não sais
Quando me abraças sou feliz
Porque me amas e eu te amo, querido pai.

Quem é tão grande e tão amigo?
Quem nos leva a passear?
Quem nos ensina a jogar à bola
É o pai por nos amar.

Leonardo – 3.º ano

O meu Pai
Olá, querido pai do coração!
Tu amas-me e eu também.
Quando me abraças, sou feliz
Porque me amas e eu te amo, querido pai.

Querido pai,
Quem é o melhor?
Quem é que me ensinou a jogar à bola?
Quem é que me leva a sítios fantásticos?
É o pai, por nos amar.


Tiago Almeida – 3.º ano

O meu
Presente
Para ti
É um coração
Inteiro,
Meu pai
Querido!

Um beijinho da sua filha muito amiga.

Francisca Alexandre – EB1 de Anreade