Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Painel da Primavera
quinta-feira, 25 de março de 2010
Ler a crescer, no Dia Internacional do Livro para a Infância e Juventude
Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado. Nunca ninguém o abrira, nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer. Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros. Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
– Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
– Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
– É o teu caso? – perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.
– Por sinal, não – esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. – Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
– Quem me dera essa sorte – disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. – Por mim só me passaram os olhos, página sim, página não... Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.
– Eu também – falou, perto deles, um livrinho estreito. – Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.
– Isso não é trabalho para livro – estranhou o calhamaço.
– À falta de outro... – conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele... Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre os joelhos.
– Tem bonecos esse livro? – perguntou a voz de uma menina, debruçada sobre o livro, ainda por abrir.
– Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te – disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo e, enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
– Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste. Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
– Lê – exigiu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes, vale a pena esperar.
António Torrado
www.historiadodia.pt
quarta-feira, 24 de março de 2010
Comemoração do Dia do Estudante
segunda-feira, 22 de março de 2010
Comemoração do Dia do Teatro Amador
sexta-feira, 19 de março de 2010
Comemoração do Dia da Poesia

Mais tarde, na Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, a poesia fez as delícias dos alunos do 5.º A e do 6.º C.

Após a hora do almoço, a senhora professora e escritora Leonor Carneiro encontrou-se com os alunos do terceiro e quarto anos de escolaridade do CESMM, a quem proporcionou bons momentos de poesia, favorecendo o diálogo, a partir da leitura de "Poemas da Mentira e da Verdade", de Luísa Ducla Soares, num ambiente de emoção e de valores.
Gostámos muito, senhora professora Leonor! Bem-haja!



Este dia tão importante
Com ameno tom de beleza,
Deixando no calendário
O perfume da Natureza.
Quando este dia começa,
Acordo e procuro festejá-lo.
Por vários livros de poesia,
Gosto de estar rodeado.
É um dia que procuro escrever
Versejando com ou sem rima
Tudo se transforma em poesia.
A poesia coloca estrelas nos meus olhos
Que envolvidos no meio da leitura
Parecem ainda mais pequeninos,
E entro numa profunda aventura.
A poesia é um vasto mar de sensações
Que nos transporta para outra realidade
Onde todas as palavras bailam
E nos trazem grande claridade.
Christophe – 4.º ano
Magia e doçura
Tem páginas de doçura e magia este dia,
Como um livro que ainda não consegui acabar.
Com um perfume a rosas perfumadas
Numa página totalmente ilustrada.
Nele moram as mais variadas histórias,
Os poemas e as lendas de todos os tempos
Que fazem com que cada livro
Seja a melhor prenda que alguém poderá oferecer
E que nunca deixam esquecer,
Esse tempo de meninice
Em que me sinto como por magia
Uma feiticeira ou até uma aprendiza.
Costumo coleccionar heróis e princesas
Que grande prazer o da aventura
Que começa e se renova como a Natureza na Primavera
Na magia da leitura.
Sophia – 4.º ano
Quando for grande quero ser alguém especial
Desde pequenina que tenho um grande sonho
Estudar muito para chegar tal e qual
Ao curso de medicina. Mas tenho receio medonho.
Como os resultados têm que ser muito bons
Não sei até que ponto irei conseguir.
Vou estudar muito e fazer vários sons
Que me ajudarão a prosseguir.
Para isso, tenho que me dedicar à leitura
Porque os livros contêm muita sabedoria.
Tratá-los com muita doçura
Ler contos de fadas e muita poesia.
Ler doce ler, que grande ternura!
Eis a grande questão.
Se eu exercitar a leitura,
Conseguirei chegar a esta profissão.
Mónica – 4.º ano
Quando vem Março
Traz, com ele, uma nova era
Traz também muita alegria
Vem com ele a Primavera.
Fica tudo mais alegre
Até os passarinhos cantam.
Ficam os jardins floridos
Flores, mais flores que encantam.
Daniela Filipa - 4.º ano
A Natureza é vida.
Todos os seres vivos lá moram,
Todos respiram o seu ar puro.
Os pássaros a cantar,
As andorinhas a voar,
O ar em movimento,
Que mais uma pessoa pode desejar?
Eu só desejo uma coisa,
Não a destruam,
Não a poluam,
Senão o mundo vai acabar.
Cláudia - 3.º ano (EB1 Cárquere)
Na semana da leitura tarefas realizei.
De ler eu gostei.
Ler aprendo com os livros.
No recreio fiz os jogos é só ver!
Na sala li, ouvi histórias e os pais vieram ler.
Liliana - 4º ano (EB1 Cárquere)
Passos os dias entretida
Com a cabeça no ar…
Uns dias penso na vida,
Outros, ponho-me a sonhar.
Vou estudar um pouquinho
Com a minha companheira,
Porque na vida não temos
De andar só na brincadeira.
Venho da escola
E como o meu lanchezinho,
Pego logo na sacola
E estudo um pouquinho.
Depois, ao jantar,
Como toda a sopinha,
Lavo bem os dentes
E toca a ir para a caminha.
Cláudia Margarida - 4.º ano (EB1 Anreade)
quinta-feira, 18 de março de 2010
Poemas ao Pai
Ó pai muito amado,
Quero estar a teu lado.
Serás sempre para mim
Um cravo num jardim.
Pai, serás o meu campeão
Estarás no meu coração,
No meu coração terás sempre lugar
Para o resto da minha vida te hei-de amar.
Ana Patrícia - 4.º ano
Eu amo o pai.
Ele é meu amigo.
Ele vai comigo.
Eu dou-lhe a mão…
André - 1.º ano (EB1 Cárquere)
Neste dia do pai
Eu te quero dar
Um beijo muito forte
Que te irá alegrar.
És muito especial para mim
Por isso te amo
Quando estou longe de ti
É por saudades que te chamo.
Juliana – 4.º ano
Pai
Meu querido e grande pai
Hoje ofereço-te um troféu.
Com muito amor e amizade
Neste dia que é muito teu.
Sei que dele irás gostar
E de tudo que te vou oferecer.
Ainda vou ter que o inventar
Para ele algo importante ser.
Com bastante carinho e amor
Sempre viveste comigo.
Tens tido muita paciência
Para me aturares e dares calor.
Às vezes, levas-me a passear
A lugares muito bonitos.
Nos trabalhos, deixas-me ajudar
Sem falhas nem conflitos.
Cristiana - 3.º ano
O Dia do pai
Às vezes o meu pai viaja
Diz adeus e vai embora.
Ou então vai para o trabalho
Eu sei que ele não demora.
Mas inventei um barquinho
Todo feito de saudade.
Navega devagarinho
E chega a qualquer cidade.
E, nesse dia de alegria,
Para o pai, no meu barquinho,
Eu ponho um grande beijo
Um abraço e um carinho.
Beatriz – 4.º ano
Pai
Pai, desculpa-me tudo o que eu faço de mal.
Quando eu estou triste, tu levas-me a passear.
Tu apoias-me nas coisas que eu mais preciso.
Lembro-me de caminhar entre as vinhas,
E de sentir as asas do vento contigo, querido Pai!
Gosto de caminhar nas margens do teu rio,
Levando comigo já a saudade.
Inês Lourenço – 3.º ano
Poesia “Dia do Pai”
Neste lindo dia do Pai,
Carinho e amor te quero dar
Um postal muito lindo
Que te irá fazer sonhar.
Neste dia tão especial,
Que é o teu dia,
Meu coração para ti
Estará cheio de alegria
Nesta data tão bonita
Um obrigada te quero oferecer.
Por seres tão meu amigo,
Ao mundo me fizeste nascer.
Daniela Cardoso – 4.º ano
Dia do Pai
Queria o mundo para te dar
Mas só tenho uma flor
E um coração pequenino
Carregadinho de amor.
É tão bom ver-te sorrir
Para te sentires feliz
Por ti eu faço tudo
E isto também fui eu que fiz.
Querido pai
De mim recebes abraços
Amparo dia a dia
Para esqueceres os teus cansaços.
Hoje eu digo a toda a gente
Que és o melhor que o mundo tem,
Quando me abraças, estou feliz
Porque me amas e eu te amo
Querido Pai.
Rute – 6.º ano
Dia do Pai
Pai, neste dia tão especial
Trago-te amor e alegria.
Tu para mim és o maior
E eu sem ti nada seria.
Hoje eu digo a toda a gente
Que do meu coração não sais
Quando me abraças sou feliz
Porque me amas e eu te amo, querido pai.
Quem é tão grande e tão amigo?
Quem nos leva a passear?
Quem nos ensina a jogar à bola
É o pai por nos amar.
Leonardo – 3.º ano
O meu Pai
Olá, querido pai do coração!
Tu amas-me e eu também.
Quando me abraças, sou feliz
Porque me amas e eu te amo, querido pai.
Querido pai,
Quem é o melhor?
Quem é que me ensinou a jogar à bola?
Quem é que me leva a sítios fantásticos?
É o pai, por nos amar.
Tiago Almeida – 3.º ano
O meu
Presente
Para ti
É um coração
Inteiro,
Meu pai
Querido!
Um beijinho da sua filha muito amiga.
Francisca Alexandre – EB1 de Anreade

















