Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comemoração do Dia Mundial dos Índios


O Dia Mundial dos Índios, comemorado na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, teve como principal objectivo dialogar e reflectir sobre algumas das tradições deste povo e sobre o respeito que merece de todos nós.

Sob a forma de contraste com o povo Índio, a Professora Bibliotecária dinamizou duas sessões de leitura do conto tradicional “A Mulher Gulosa”, recontado por Luísa Ducla Soares, envolvendo os alunos da turma da educação pré-escolar da senhora professora Lina e os da turma do 1.º ano da senhora professora Dulcínia.

A mesma história suscitou o seu reconto, por parte dos alunos, e a entoação de uma pequena canção.

Desta actividade, resultaram os seguintes trabalhos que, aqui, partilhamos:

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Filme/vídeo - "Ler a crescer" do 2.º Período

Este filme/vídeo (que prova o quanto os membros da comunidade educativa do Agrupamento Vertical de Escolas de Resende gostam da leitura, das bibliotecas e dos livros) participará no Concurso BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! 2010, na categoria Vídeo de Biblioteca Escolar.

Dia 18 de Abril - Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No próximo dia 18, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Esta data comemorativa foi criada pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), em 18 de Abril de 1982, e aprovada pela UNESCO, no ano seguinte. A partir daí, tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar.
No âmbito desta comemoração, a BE convidou os alunos a desenharem e/ou escreverem sobre um monumento da freguesia onde vivem, através da disciplina Biblioteca da Plataforma Moodle e do seguinte cartaz, exposto na entrada das bibliotecas:


Os trabalhos mais significativos, realizados pelos alunos, serão publicados sob a forma de filme/vídeo, no próximo dia 20.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Reflexões - Natureza/Ambiente

Na biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte, durante o mês de Março, deu-se continuidade à actividade designada por “Reflexões”.
Com esta actividade de carácter lúdico-cultural pretendeu-se:
 despertar curiosidades na comunidade escolar;
 contribuir para a formação pessoal e social dos alunos;
 valorizar a imagem da biblioteca;
 estimular, nos alunos, o gosto para a participação nas actividades;
 desenvolver competências no âmbito da leitura e da escrita, potenciando o desenvolvimento da literacia da informação.
A actividade consistiu no convite à reflexão sobre um pensamento, afixado na BJCD, e posterior registo do testemunho pessoal num cartão a colocar junto deste.
A diversidade de opiniões, resultantes dos inúmeros testemunhos, exemplifica-se com alguns dos mesmos:

“Natureza protegida, uma vida garantida.”
Marinela Ferreira, assistente operacional da Escola EB2 de Resende

“Vamos cuidar da Natureza para que Ela cuide de nós.”
Diana Sabença, 5.º F

“A Natureza tem de ser protegida para nós podermos ter vida.”
“Não cortes as árvores. Ficas sem vida!”
Inês Águas, 5.º F

“Força Natureza!
Dá-nos energia para brincar, saltar, correr …”
Margarida, 6.º A

“Natureza, tu és a maior. Dás-nos tudo o que precisamos.”
“O ambiente deve ser preservado.”
Carina, 6.º F

“A Natureza é um bem precioso que devemos preservar.”
Sara Manilha, 6.º E

“A Natureza é como um sonho que viaja no nosso coração.”
Rita, 6.º E

“Alguém disse, um dia, que só depois que a última árvore for derrubada e o último rio poluído, o Homem perceberá que o dinheiro não se come.”
Profª Adélia Jorge

“A Natureza dá-nos oxigénio.”
Bárbara, 6.º C

“Devíamos cuidar do ambiente e não destruí-lo.”
Rute, 6.º D

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ler a Crescer, no Dia da Comemoração do Nascimento de Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês que viveu no século XIX. Nasceu no dia 2 de Abril de 1805, em Odense. Tinha origem humilde e era filho de um sapateiro.
Em 1819, instalou-se em Copenhaga, onde, graças à ajuda de generosos protectores, estudou canto e dança. Contudo, a sua formação foi autodidacta, alimentada por abundantes leituras. A partir de 1833, começou a publicar obras dramáticas, diários, apontamentos de viagens e alguns romances.
A obra que o tornou célebre em todo o mundo foi Contos, traduzida em várias línguas.
Os primeiros contos, que fazem parte dessa obra, foram publicados entre 1835-37, tendo continuado a escrever e a publicar até chegar a um total de 156 contos, em 1872.
Os contos mais antigos estão enraizados na tradição popular: Companheiro de Viagem, Os Cisnes Selvagens.
Hans Christian Andersen dedicou-se, também, ao conto literário no mundo das fadas (O Duende, A Colina dos Elfos), numa concepção idílica da natureza (O Rouxinol, O Sapo, O Abeto, As Flores da Pequena Ida) e, inclusive, nas relações misteriosas entre os objectos mais prosaicos (A Agulha de Remendar, A Gota de Água, A Velha Lanterna, Os Trapos).
Alguns dos seus contos mais famosos deixam entrever elementos autobiográficos: O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia.
Hans Christian Andersen morreu com setenta e cinco anos de idade, em Copenhaga.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ler a crescer, com a História do Coelhinho e dos Ovos da Páscoa

A figura do coelho está simbolicamente relacionada com a Páscoa, já que este animal representa a fertilidade. O coelho reproduz-se rapidamente e em grandes quantidades.
Entre os povos da antiguidade, numa época em que morria muita gente, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e de melhores condições de vida. No Antigo Egipto, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Tanto no significado religioso judeu como no cristão, a Páscoa relaciona-se com a esperança de uma vida nova.
Os ovos também estão inseridos neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi levada para a América, pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII e, hoje, é símbolo da Páscoa em todos os continentes.
A todos uma boa Páscoa, recheada de vida, de esperança e de fé!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Infobiblioescolar de Resende

Já se encontra disponível o número 4 do Boletim Informativo da Biblioteca Escolar.
Boas leituras!