Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ler a crescer e registos bibliográficos aprender


Os alunos da turma M6 do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros estiveram, hoje, presentes na Biblioteca, onde puderam dialogar e identificar diferentes tipos de texto, a partir da apresentação de vários livros. Depois de reconhecidas algumas características de cada tipo de texto, uma aluna recontou a história A Menina das Tranças de Ouro e os Três Ursos, em texto narrativo, tendo a professora bibliotecária lido a versão da mesma história, sob o tipo de poesia, do livro Histórias em verso para meninos perversos, escrito por Roald Dahl e traduzido por Luísa Ducla Soares.
Após breve diálogo sobre a história ouvida e sobre a importância do índice, num livro, explicou-se o interesse em indicar, também, a bibliografia, quando se realiza um trabalho de pesquisa ou se escreve um texto informativo-expositivo. Assim, a professora bibliotecária, com a colaboração da senhora professora Margarida, procedeu ao ensino do registo bibliográfico do livro “O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística”, de Inês Duarte, enquanto todos os alunos efectuavam o assentamento do mesmo e a tomada de notas sobre os elementos a contemplar.
No horário da interrupção lectiva do almoço, alunos das várias turmas aprenderam a criar e desenharam e pintaram envelopes feitos a partir de folhas de papel A4.

Pela sua atenção e empenho no trabalho, congratulamos os alunos!

sábado, 22 de maio de 2010

Ler a crescer, na EB1 de S. Romão e EB1 de Freigil

Ontem, no âmbito das práticas Ler a crescer, a professora bibliotecária deslocou-se à Escola EB1 de S. Romão e à Escola EB1 de Freigil, para dinamizar mais uma sessão de leitura, cujo tema versava poesia.


Os alunos puderam identificar diferentes tipos de texto (narrativo, instrucional e informativo-expositivo), antes de participarem na leitura da história/texto em poesia "João e o Feijoeiro Mágico", do livro Histórias em verso para meninos perversos, de Roald Dahl.


Após o diálogo horizontal, visando, também, a identificação de versos e de rimas, os alunos foram convidados a colaborarem na leitura da história "Nuvem Mágica", do livro Crescer com versos, de Minervina Dias. Esta história serviu de mote para a criação colectiva de outra história, obedecendo à mesma estrutura (repetição das expressões "Eu vejo" e "Olha agora!", com utilização do mesmo esquema de rima).
Alguns textos criados pelos alunos, no âmbito desta actividade:










No mesmo dia, os alunos e as senhoras professoras da Escola EB1 de Miomães deslocaram-se à Biblioteca da Escola Sede, para conhecerem o seu espaço e as várias zonas funcionais. Aqui, tiveram contacto livre com os livros que mais lhes suscitaram a atenção.

Antes de regressarem à sua escola, a professora Minervina Dias dialogou sobre as vantagens de se gostar dos livros e da leitura, como forma de contribuírem para o sucesso escolar de todos os meninos.




Desafiou-os a lerem todos os dias, ao lado do pai ou da mãe ou do irmão mais velho ou da avó... Como todos os meninos aceitaram o desafio, foi-lhes distribuído o Livro de Leituras (fotocópia) do PNL, destinado aos pequenos registos da Leitura com os pais, com a família.

Atribuímos os parabéns, a todos os meninos com quem contactámos hoje, pelo seu empenho e dedicação à leitura e à escrita, e agradecemos a participação, a parceria e a colaboração dos senhores professores!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ler a crescer, na EB1 de Anreade e EB1 de Caldas de Arêgos


No âmbito do projecto "Ler a crescer / Ler+" e da actividade comemorativa do Dia Internacional dos Museus, a professora bibliotecária deslocou-se às Escolas EB1 de Anreade e EB1 de Caldas de Arêgos, onde dialogou sobre a importância dos Museus e sobre o que neles podemos encontrar, no sentido de preservarmos testemunhos do património artesanal e cultural dos vários povos.
Após a troca de ideias, os alunos foram convidados a ouvirem e a participarem na leitura dos contos tradicionais "A Pata Dourada" e "O Troca-tintas", respectivamente em cada escola referida. Estas histórias foram, depois, recontadas por alunas muito empenhadas e atentas.
Todos os alunos se revelaram interessados em seleccionarem e preencherem uma das fichas de trabalho "As minhas leituras", que fazem parte do livro criado no domínio do projecto Ler a crescer / Ler+ e que participará num concurso a nível do Agrupamento.

Inserida no projecto Leitura a par - Leitura com os pais, com a família, e depois de conversarem sobre a importância da leitura, no contributo para o seu sucesso escolar, e de prestados todos os esclarecimentos necessários relativos ao mesmo, os alunos receberam, com entusiasmo, o Livro de leituras do PNL.
Damos os parabéns aos meninos e agradecemos a colaboração das senhoras professoras!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ler a crescer / Ler +, na Biblioteca



Recordando o Dia Internacional das Famílias (15 de Maio), o Dia dos Hipertensos e o Dia Mundial das Telecomunicações (17 de Maio), os alunos, os senhores professores das turmas M3 e M4 e a professora bibliotecária do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros estabeleceram positivo diálogo horizontal sobre a importância destes dias e sobre o que é fundamental ter presente, contribuindo para o desenvolvimento da compreensão do oral, da expressão oral e do sentido crítico.
Os intercâmbios estabelecidos serviram de mote para a leitura do conto A Mesa, o Burro e o Cacete, dos Irmãos Grimm, que suscitou concentração, espírito de responsabilidade e reflexão sobre os valores de cidadania.
Para finalizar a sessão, a Inês recontou, com entusiasmo e competência, a história, deliciando todos os participantes.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Comemoração do Dia Mundial dos Enfermeiros

Dispostos a contribuir para a sensibilização e reflexão sobre aqueles que cuidam dos doentes que necessitam de ajuda médica e, também, de apoio e carinho, e tendo por objectivos promover o livro e a leitura e reconhecer o valor dos mesmos na nossa vida, dinamizaram-se três sessões de diálogo e de leitura, com os alunos das seguintes turmas, respectivamente:
. Prof.ª Beatriz da educação pré-escolar do CESMM;
. Professores Miguel e Pereira da EB1 de Resende;
. Professoras Agostinha e Emília da EB1 de Resende.



A todos os meninos e senhores professores, reconhecemos e agradecemos o entusiasmo e a competência com que participam nestas actividades!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comemoração do Dia da Europa

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, os alunos do 4.º ano da turma M5 estiveram presentes na Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, onde começaram por ouvir o hino europeu (“Ode à Alegria”, música extraída da Nona Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823), como forma de introduzir o diálogo sobre o tema "União Europeia" e sobre o significado de ser cidadão europeu, tendo por base o livro “Conhece a União Europeia”, traduzido por Inês Guerreiro.
Referiram, também, os restantes símbolos da identidade europeia:
. a bandeira azul - com 12 estrelas, em círculo, que simbolizam os princípios da unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa; o seu número (doze) lembra a divisão do tempo (meses, horas);
. o lema – “Unida na diversidade”;
. o dia. Foi dito que, no dia 9 de Maio de 1950, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, apresentou, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman”, baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia, incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como o “Dia da Europa”.
Depois de se recordar que a União Europeia é constituída, actualmente, por 27 países membros e que a Turquia é um dos países que aguarda a sua entrada na União, os alunos foram convidados a participarem na leitura e exploração do conto “A Arca Voadora”, com personagens turcas, adaptado de “Contos de Andersen” por Soledade Martinho da Costa.

Na interrupção lectiva da hora do almoço, os utilizadores da Biblioteca criaram a bandeira relativa a um país membro da União Europeia, desenharam e pintaram as 12 estrelas e escreveram algumas frases, para formarem um cartaz colectivo, que se encontra exposto no interior da Biblioteca.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comemoração do Dia Europeu da Música e do Dia Mundial do Coração

Hoje, recordando o Dia Europeu da Música, os meninos da Educação Pré-Escolar do CESMM deslocaram-se à Biblioteca, onde trocaram algumas ideias sobre a importância da música. Disseram que a música é importante, porque nos ajuda a crescer, e que gostamos dela para ouvir, dançar e cantar.

Como se comemora também o Dia Mundial do Coração, dialogámos acerca dos benefícios do exercício físico (caminhar, saltitar, correr, dançar...) e dos alimentos que não devemos comer, para termos um bom coração e sermos saudáveis.

De seguida, ouvimos e conversámos sobre a história "O Coração e o Livro", de Maria Rosa Colaço, e sobre o livro "Ruca fica doente".

O menino Francisco realizou o reconto da última história, com a colaboração dos colegas.

Partilhamos alguns dos trabalhos realizados pelos alunos.