Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Boas práticas - Melhor Leitor do Mês
terça-feira, 8 de junho de 2010
Top leitores e Top livros (leitura domiciliária)
2.º ano - Pedro Miguel Rodrigues Rasinhas - Turma M1
3.º ano - Cristiana Tamborino Ribeiro / Vera Lúcia Pereira Almeida - Turma M3 / Anabela Correia Xavier - Turma M4
4.º ano - Ana Catarina Fernandes Botelho - Turma M7
5.º ano - Luana de Fátima Almeida Rua - Turma G
6.º ano - Rute Marlene Pereira Dias - Turma D
Top Livros Lidos
. Primeiro livro de poesia, de Sophia de Mello Breyner Andresen
. Histórias em verso para meninos perversos, de Roald Dahl
2.º ciclo
. Três semanas com a avó – Ana Saldanha
. O Castelo do Lorde Avarento – Geronimo Stilton
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Resultados do Concurso Literário do Agrupamento - "Número puxa palavra"
Educação Pé-escolar

1.º Prémio: JI deCárquere (Francisco, Cassandra e André) - Prof.ª Benvinda
2.º Prémio: JI do Centro Escolar SMM – 5 salas
3.º Prémio: JI de Resende N.º 2 – Prof.ª Anunciação Carreira
.....
1.º Ciclo

1.º Prémio: “ Os Super 17” Centro Escolar SMM – Alunos da Turma M7 – Prof.ª Emília Pimentel 2.º Prémio: Alunos da Turma I2 - EB1 Rendufe – Prof.ª Amélia Almeida
3.º Prémio: ”Pequenos Escritores” - Alunos da Turma I3.8 - EB1 Resende – Prof.ª Agostinha
.....
Trabalhos individuais
Educação Pré-escolar

1.º Prémio: Joel António → JI S. Romão - Prof.ª Cármina
2.º Prémio: Maria Miguel → JI S. Romão - Prof.ª Cármina
.....
1.º Ano de escolaridade
2.º Prémio: Luís Ferreira da Fonseca - S. Romão - Prof.ª Luísa
3.º Prémio: Liliana Mesquita Sequeira - EB1 Resende - Prof.ª Emília
2.º Prémio: Alexandra Pinto Sequeira - EB1 Resende - Prof. Miguel
3.º Prémio: Daniel Ricardo Teixeira Soares - EB1 Resende - Prof. Miguel
2.º Prémio: Rúben Daniel Pinto Pereira – S. Cipriano - Prof.ª Maria José Teixeira
3.º Prémio: Luís Carlos Pinto – S. Romão - Prof.ª Maria José Almeida
.....
4.º Ano de escolaridade
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Peddypaper e convívio - Comemoração do Dia Mundial do Ambiente
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente e das actividades do Clube Os Ouriços, os alunos das sete turmas do 5.º ano e os das oito turmas do 6.º ano , acompanhados pelos seus professores, realizaram, com espírito de iniciativa, empenho e perseverança, um Peddypaper a Cárquere que contemplou um percurso de cerca de sete quilómetros de caminhada, observação, cultura e registos.
Atendendo a que uma caminhada em ambiente natural e puro abre o apetite, foi com enorme satisfação que todos receberam a equipa da cozinha e os seus auxiliares, para verem saciados os seus mais imediatos desejos.
Depois de saboreada a sobremesa (maçã e gelado), os alunos participaram animadamente em jogos diversos (de bola, lata, cartas de mesa, cruzamento, percursos, Karaoke...), antes de regressarem à escola, desta vez, em autocarros.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Trabalho premiado - Concurso “Conta-nos uma história – Podcast na Educação”
A história "A viagem do Ruca" - EB1/JI de S. Martinho de Mouros foi uma das vencedoras e alcançou o 5.º Lugar, na 2.ª Categoria (1.º CEB - 1.º e 2.º anos), do concurso “Conta-nos uma história – Podcast na Educação”, promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), que contou com 521 histórias submetidas.
Todos os alunos e professores que se envolveram e participaram nesta iniciativa estão de parabéns, nomeadamente os participantes nas dez histórias submetidas a nível do AVEResende e, em especial, os alunos da turma M1 e a equipa de trabalho (professor da AEC de Música, professora bibliotecária e professor titular de turma) do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros.
Para conhecer e ouvir as histórias premiadas, poderá aceder a:
http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?section=330&module=navigationmodule
























