Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Boas práticas - Escrever com o Ler a Crescer

Partilhamos, aqui, alguns dos trabalhos criados na sala de aula, por alunos das Escolas EB1 de Cárquere e EB1 de S. Romão e das turmas M3 e M4 do CESMM, no âmbito das sessões do Escrever com o Ler a Crescer, promovido pela Biblioteca Escolar, com a preciosa colaboração dos senhores professores Prazeres, Anita, Maria José, Luísa, Costa e Rosa Chaves.
Parabéns, mais uma vez, aos alunos e seus professores, pelos bons testemunhos de sucesso!

A nossa imaginação...

- Eu vejo um urso.
Está a fazer um percurso.
- Olha agora! É uma foca.
Está à procura de uma toca.

- Eu vejo um pato.
Está em cima de um sapato.
- Olha agora! É um camaleão.
Muda de cor até mais não.

- Eu vejo uma tartaruga
Que na carapaça tem uma pulga.
- Olha agora! É um peixe.
E vê lá como mexe…

- Eu vejo uma sardanisca.
Está a brincar com a Francisca.
- Olha agora! É um sardão.
Está atrás de um portão.

- Eu vejo uma girafa.
Está a beber pela garrafa.
- Olha agora! É um elefante.
A entrar no restaurante!

- Eu vejo uma barata.
À procura de uma batata.
- Olha agora! É um caracol.
Está tão doente que até pôs o cachecol!

- Eu vejo um gafanhoto.
A rir como um maroto.
- Olha agora! É um golfinho.
Ele a brincar é tão fofinho…

- Eu vejo um pardal.
Internado no hospital.
- Olha agora! Dois leões.
Mas que grandes espertalhões!

Trabalho realizado pelos alunos da Turma N1.2 de S. Romão de Arêgos


EU VEJO...

- Eu vejo um elefante
Que olha uma estrela cintilante.
- Olha agora! É um coelho
Que viu um escaravelho.

- Eu vejo uma rã
Que está a cantar pela manhã.
- Olha agora! É uma galinha.
Está a apanhar uma sementinha.
Cristiana Filipa - 3.º ano - EB1 de S. Romão

- Eu vejo uma raposa
Está a fugir, a manhosa.
- Olha agora! É uma formiga
A cantar uma cantiga.

- Eu vejo um burro
Que é muito casmurro.



- Olha agora! Um camelo!
Está em cima de um estrelo.
Vera – 2.º ano - EB1de S. Romão







- Eu vejo um cão.
Que está a comer no chão.
- Olha agora! É um passarinho.
Que está a fazer um ninho.

- Eu vejo um macaco.
Está a abrir um saco.
- Olha agora! Um elefante.
Está a olhar para um gigante.
Ana Catarina - 2.ºano - EB1 de S. Romão

Eu vejo uma vaca
Está presa numa saca!
- Olha agora! É um sardão.
Está a comer pão.

- Eu vejo um pato.
Está a molhar um sapato.
- Olha agora! É uma ovelha.
Está a falar com uma abelha.
Ana Beatriz - 2.º ano - EB1 de S. Romão












quarta-feira, 9 de junho de 2010

Boas práticas - Melhor Leitor do Mês

Após a comemoração da Semana da Leitura, que contemplou o Concurso de Leitura, os alunos da turma M5, do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, participaram, mensalmente, num concurso para eleger o "Melhor Leitor do Mês", orientados pela sua professora.
"Foi uma actividade muito agradável para todos nós, porque transmitíamos aos nossos colegas as leituras que durante o mês íamos preparando. A ansiedade era muita quando se aproximava o dia da leitura, mas todos conseguíamos controlar esse nervoso miúdinho e esforçámo-nos sempre por fazer o nosso melhor. Agradeço a todos os alunos o empenho demonstrado. PARABÉNS a todos e espero que a leitura faça sempre parte das vossas actividades preferidas." in http://turmam5.blogspot.com/
Parabéns aos alunos e à senhora professora Natividade, por gostarem dos livros e da leitura - veículos fundamentais para o sucesso escolar!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Top leitores e Top livros (leitura domiciliária)

Top Leitores
Maio/Junho
1.º ano - Luciana Pereira Ribeiro - Turma M8
2.º ano - Pedro Miguel Rodrigues Rasinhas - Turma M1
3.º ano - Cristiana Tamborino Ribeiro / Vera Lúcia Pereira Almeida - Turma M3 / Anabela Correia Xavier - Turma M4
4.º ano - Ana Catarina Fernandes Botelho - Turma M7
5.º ano - Luana de Fátima Almeida Rua - Turma G
6.º ano - Rute Marlene Pereira Dias - Turma D

Top Livros Lidos
1.º ciclo
. Histórias à solta na minha rua, de António Mota
. Primeiro livro de poesia, de Sophia de Mello Breyner Andresen
. Histórias em verso para meninos perversos, de Roald Dahl

2.º ciclo
. Poemas da mentira e da verdade – Luísa Ducla Soares
. Três semanas com a avó – Ana Saldanha
. O Castelo do Lorde Avarento – Geronimo Stilton

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Resultados do Concurso Literário do Agrupamento - "Número puxa palavra"

Trabalhos Colectivos
Educação Pé-escolar

1.º Prémio: JI deCárquere (Francisco, Cassandra e André) - Prof.ª Benvinda
2.º Prémio: JI do Centro Escolar SMM – 5 salas
3.º Prémio: JI de Resende N.º 2 – Prof.ª Anunciação Carreira
.....
1.º Ciclo

1.º Prémio: “ Os Super 17” Centro Escolar SMM – Alunos da Turma M7 – Prof.ª Emília Pimentel 2.º Prémio: Alunos da Turma I2 - EB1 Rendufe – Prof.ª Amélia Almeida
3.º Prémio: ”Pequenos Escritores” - Alunos da Turma I3.8 - EB1 Resende – Prof.ª Agostinha
.....
Trabalhos individuais
Educação Pré-escolar

1.º Prémio: Joel António → JI S. Romão - Prof.ª Cármina
2.º Prémio: Maria Miguel → JI S. Romão - Prof.ª Cármina
.....
1.º Ano de escolaridade
1.º Prémio: Celso Miguel Nogueira Santos - EB1 Resende - Prof.ª Emília
2.º Prémio: Luís Ferreira da Fonseca - S. Romão - Prof.ª Luísa
3.º Prémio: Liliana Mesquita Sequeira - EB1 Resende - Prof.ª Emília
.....
2. º Ano de escolaridade
1.º Prémio: João Filipe Bernardo – S.Cipriano – Prof. Pimenta
2.º Prémio: Alexandra Pinto Sequeira - EB1 Resende - Prof. Miguel
3.º Prémio: Daniel Ricardo Teixeira Soares - EB1 Resende - Prof. Miguel
.....
3.º Ano de escolaridade
1.º Prémio: Cristiana Isabel Melo – S. Romão – Prof.ª Maria José Almeida
2.º Prémio: Rúben Daniel Pinto Pereira – S. Cipriano - Prof.ª Maria José Teixeira
3.º Prémio: Luís Carlos Pinto – S. Romão - Prof.ª Maria José Almeida
.....
4.º Ano de escolaridade
1.º Prémio: Tatiana Patrícia Pereira de Almeida - EB1 S. Romão – Prof.ª Luísa
2.º Prémio: Ana Filipa Cardoso Almeida - EB1 S. Romão – Prof.ª Luísa
3.º Prémio: Bruna Filipa Silveira Pereira - S. Cipriano - Prof.ª M. José Teixeira
.....
Parabéns a todos os alunos participantes e aos seus professores!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Peddypaper e convívio - Comemoração do Dia Mundial do Ambiente


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente e das actividades do Clube Os Ouriços, os alunos das sete turmas do 5.º ano e os das oito turmas do 6.º ano , acompanhados pelos seus professores, realizaram, com espírito de iniciativa, empenho e perseverança, um Peddypaper a Cárquere que contemplou um percurso de cerca de sete quilómetros de caminhada, observação, cultura e registos.

Os alunos da primeira turma, que tinham saído da Escola Sede do Agrupamento pelas nove horas, alcançaram o ponto de chegada (Mosteiro de Cárquere) às dez horas e trinta minutos, onde procederam ao registo das últimas respostas, no formulário Peddypaper, tendo o último grupo de partida resolvido o desafio perto das treze horas.

Atendendo a que uma caminhada em ambiente natural e puro abre o apetite, foi com enorme satisfação que todos receberam a equipa da cozinha e os seus auxiliares, para verem saciados os seus mais imediatos desejos.

Depois de saboreada a sobremesa (maçã e gelado), os alunos participaram animadamente em jogos diversos (de bola, lata, cartas de mesa, cruzamento, percursos, Karaoke...), antes de regressarem à escola, desta vez, em autocarros.

O visionamento deste filme permite reviver alguns momentos do bonito e quente dia de contacto directo com a Natureza.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Trabalho premiado - Concurso “Conta-nos uma história – Podcast na Educação”


A história "A viagem do Ruca" - EB1/JI de S. Martinho de Mouros foi uma das vencedoras e alcançou o 5.º Lugar, na 2.ª Categoria (1.º CEB - 1.º e 2.º anos), do concurso “Conta-nos uma história – Podcast na Educação”, promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), que contou com 521 histórias submetidas.

Todos os alunos e professores que se envolveram e participaram nesta iniciativa estão de parabéns, nomeadamente os participantes nas dez histórias submetidas a nível do AVEResende e, em especial, os alunos da turma M1 e a equipa de trabalho (professor da AEC de Música, professora bibliotecária e professor titular de turma) do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros.

Para conhecer e ouvir as histórias premiadas, poderá aceder a:

http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/index.php?section=330&module=navigationmodule

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ler a crescer, na Escola EB1 de Resende

Mais uma vez, a professora bibliotecária deslocou-se à Escola EB1 de Resende, onde se encontrou com os meninos das turmas da manhã (dos senhores professores Valério, Sofia e Anabela), tendo por objectivos principais:
. Promover o livro e a leitura,
. Incentivar ao contacto com diferentes tipos de texto,
. Suscitar a atenção para registos bibliográficos.
Através do diálogo horizontal, foram lembrados os nomes relativos aos elementos constitutivos de um livro e identificados vários tipos de texto (através da mancha gráfica e do conteúdo de alguns livros abertos).
Foi lido o texto de poesia Uma Palmada Bem Dada, de Cecília Meireles, e o texto narrativo Século Vinte e Sete, Cidade de Alcochete, de Luísa Ducla Soares.
Para finalizar os encontros, os alunos aprenderam a realizar registos bibliográficos.
Parabéns a todos os alunos, pelo seu interesse e empenho, e um bem-haja aos senhores professores, pela sua colaboração.