Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O 1.º Dia de Aulas em Escolas do AVEResende

"O mérito da originalidade não está na novidade: está na sinceridade." Thomas Carlyle

Na Biblioteca da Escola EB2:


No Centro Escolar de Resende:

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parcerias na abertura do ano escolar


Os recursos humanos deste agrupamento de escolas vão-se habituando a eventos que vão marcando alguma diferença. Foi o que aconteceu na abertura do ano escolar, para satisfação de todo o pessoal docente e não docente.
Em excelente parceria, reabriram-se as portas do Auditório Municipal, para serem dados os bons retornos e as boas-vindas.
O visionamento do filme de mostra cultural/educacional/turística facilitou a abordagem das temáticas: “Mensagem do Presidente”, “Um olhar sobre Resende” e “Conhecer Resende”.
A simpática mensagem do senhor Director do Agrupamento, Eng.º Manuel Luís Tuna, contemplando o acolhimento e o desempenho educativo, antecedeu a apresentação de quatro fantásticas actuações musicais de guitarra e violino, executadas pelas mãos habilidosas dos senhores professores da Academia de Música do concelho.
Depois das palavras de apreço aos professores, proferidas pelo senhor Presidente da Câmara, Eng.º António Borges, tendo recordado o que se conquistou em termos de educação, quer a nível de recursos quer de sucesso escolar, foi proporcionado um bom momento de convívio e oferecido o coffee break, onde não faltaram as deliciosas cavacas de Resende.
Que todos os dias deste ano escolar tenham a continuação feliz do primeiro dia e que sejam recheados de muitos sucessos pessoais e profissionais dos recursos humanos do AVEResende e dos seus parceiros educativos!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Preparação do fundo documental da BCER


Enaltecemos a participação activa dos membros da equipa que prepararam, neste final de ano lectivo, o fundo documental que integrará a futura Biblioteca do Centro Escolar de Resende!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Encontro Interconcelhio de Bibliotecas, em Resende


Em parceria com a Câmara Municipal de Resende e as Bibliotecas do concelho, os senhores Coordenadores Interconcelhios da RBE, da área Douro Sul/Beira e Douro, proporcionaram novo Encontro Interconcelhio de Bibliotecas, envolvendo os presidentes/representantes autárquicos, directores de agrupamentos, professores bibliotecários e bibliotecários municipais dos concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.
A sessão de abertura principiou com uma apresentação musical de flauta, sabiamente executada pela resendense e professora de Música, Margarete.
Seguiu-se a saudação/intervenção das individualidades presentes na mesa: Dr.ª Dulce Pereira (Vereadora da Educação, da Acção Social, Animação e Cultura de Resende), Dr. César de Carvalho (Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas da área Douro Sul), Dr. Rui Alves (membro da EAE da área Beira e Douro), Dr.ª Elisabete Carvalho e Dr. António Silva (Coordenadores Interconcelhios RBE).

Sucedeu-se a apresentação dos posters concelhios, resultantes do trabalho de parceiros entre BE e BM de cada concelho e a RBE, relativos a actividades realizadas em articulação, de que realçamos os vários títulos: “Organização.doc” (Resende), “Centenário da República” (Moimenta da Beira), “Rede de Bibliotecas de Lamego – Um desafio para o futuro”, “A navegar também se vai à BE” (João da Pesqueira), “Encontro com autor” (Armamar), “Bibliolendo” (Tarouca), “Operacionalização do SABE” (Penedono), “Encontro com a leitura” (Cinfães), “Encontro com os livros” (Tabuaço), “O papel da BE na promoção para a saúde” (Sernancelhe).



Após a pausa para café, o estimado Dr. Fernando Pinto do Amaral (Comissário do PNL) dinamizou a palestra subordinada à temática Ler em rede, tendo vincado, entre outros, os seguintes pensamentos:
. Leitura em cadeia, com acréscimo de ideias, potenciando-a através do conhecimento dos outros;
. Produção integrada de saberes, a partir da troca de experiências e da partilha;
. Criação de hábitos de leitura, com adaptação a novos conceitos e a novos suportes;
. Literacia literária e literacia científica e informática geram alunos mais interventivos;
. Alunos que lêem mais versus alunos mais participativos nos trabalhos escolares;
. Biblioteca – espaço de acolhimento, de consulta, de dinâmicas, de envolvimento, de mobilização do PNL e de valorização pela direcção da escola.

Depois de um pequeno debate de reflexões, com a participação activa da atenta Dr.ª Elisabete, e para finalizar o encontro, a prezada Dr.ª Carla Tavares (DREN), tendo salientado que “Ler passa por envolver, por acreditar”, obsequiou todos os presentes com a leitura de um extracto, rico em valores humanos, de O Palhaço Verde da querida, para todo o sempre, Matilde Rosa Araújo.

A todos os participantes e colaboradores, o nosso agradecimento pelos intercâmbios e pela partilha de ideias e de boas práticas!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Ocupação de tempos não lectivos na Biblioteca




Sinónimo de serviço de apoio, de valorização e de aperfeiçoamento de competências, a BE é, sem dúvida, uma das referências de qualquer Agrupamento de Escolas que se preze e a nossa destaca-se por ver reconhecido o seu papel e valor, quer pelos membros da Direcção do Agrupamento quer pelos utilizadores e parceiros educativos.
A ocupação de tempos não lectivos, na Biblioteca Escolar, foi um constante, ao longo de todo o ano lectivo, e continua a sê-lo, através da dinâmica Férias divertidas, no âmbito do Projecto Educativo TEIP do Agrupamento, com a preciosa colaboração da senhora animadora cultural Débora Lago.




No próximo ano lectivo, com a abertura e a entrada de mais uma Biblioteca (a do Centro Escolar de Resende) na RBE, o serviço terá horizontes mais largos.
Cá estaremos, para agirmos em articulação e colaboração, tendo em conta o aperfeiçoamento de competências escolares dos alunos, incentivado através do acto efectivo e afectivo do aprender!

sábado, 19 de junho de 2010

Semana Cultural nas Escolas do AVEResende

Os parabéns e os agradecimentos da equipa da BE e da direcção do Agrupamento, a todos os participantes (alunos, professores e parceiros educativos convidados)!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Semana Cultural no AVEResende - Feira do Livro - Encontro com a escritora Ana Saldanha

Hoje é o primeiro dia da Semana Cultural, em todas as escolas do Agrupamento, e a abertura da Feira do Livro (no CESMM e na Escola EB2), que terminarão no próximo dia 18.

Divulgamos, aqui, o cartaz da Feira do Livro, o folheto informativo da Escola Sede e a agenda do encontro com a escritora Ana Saldanha.