Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Ler+ para vencer
Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Parcerias na abertura do ano escolar
Em excelente parceria, reabriram-se as portas do Auditório Municipal, para serem dados os bons retornos e as boas-vindas.
O visionamento do filme de mostra cultural/educacional/turística facilitou a abordagem das temáticas: “Mensagem do Presidente”, “Um olhar sobre Resende” e “Conhecer Resende”.
A simpática mensagem do senhor Director do Agrupamento, Eng.º Manuel Luís Tuna, contemplando o acolhimento e o desempenho educativo, antecedeu a apresentação de quatro fantásticas actuações musicais de guitarra e violino, executadas pelas mãos habilidosas dos senhores professores da Academia de Música do concelho.
Depois das palavras de apreço aos professores, proferidas pelo senhor Presidente da Câmara, Eng.º António Borges, tendo recordado o que se conquistou em termos de educação, quer a nível de recursos quer de sucesso escolar, foi proporcionado um bom momento de convívio e oferecido o coffee break, onde não faltaram as deliciosas cavacas de Resende.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Preparação do fundo documental da BCER
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Encontro Interconcelhio de Bibliotecas, em Resende
Em parceria com a Câmara Municipal de Resende e as Bibliotecas do concelho, os senhores Coordenadores Interconcelhios da RBE, da área Douro Sul/Beira e Douro, proporcionaram novo Encontro Interconcelhio de Bibliotecas, envolvendo os presidentes/representantes autárquicos, directores de agrupamentos, professores bibliotecários e bibliotecários municipais dos concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.
A sessão de abertura principiou com uma apresentação musical de flauta, sabiamente executada pela resendense e professora de Música, Margarete.
Sucedeu-se a apresentação dos posters concelhios, resultantes do trabalho de parceiros entre BE e BM de cada concelho e a RBE, relativos a actividades realizadas em articulação, de que realçamos os vários títulos: “Organização.doc” (Resende), “Centenário da República” (Moimenta da Beira), “Rede de Bibliotecas de Lamego – Um desafio para o futuro”, “A navegar também se vai à BE” (João da Pesqueira), “Encontro com autor” (Armamar), “Bibliolendo” (Tarouca), “Operacionalização do SABE” (Penedono), “Encontro com a leitura” (Cinfães), “Encontro com os livros” (Tabuaço), “O papel da BE na promoção para a saúde” (Sernancelhe).
Após a pausa para café, o estimado Dr. Fernando Pinto do Amaral (Comissário do PNL) dinamizou a palestra subordinada à temática Ler em rede, tendo vincado, entre outros, os seguintes pensamentos:
. Leitura em cadeia, com acréscimo de ideias, potenciando-a através do conhecimento dos outros;
. Produção integrada de saberes, a partir da troca de experiências e da partilha;
. Criação de hábitos de leitura, com adaptação a novos conceitos e a novos suportes;
. Literacia literária e literacia científica e informática geram alunos mais interventivos;
. Alunos que lêem mais versus alunos mais participativos nos trabalhos escolares;
. Biblioteca – espaço de acolhimento, de consulta, de dinâmicas, de envolvimento, de mobilização do PNL e de valorização pela direcção da escola.
Depois de um pequeno debate de reflexões, com a participação activa da atenta Dr.ª Elisabete, e para finalizar o encontro, a prezada Dr.ª Carla Tavares (DREN), tendo salientado que “Ler passa por envolver, por acreditar”, obsequiou todos os presentes com a leitura de um extracto, rico em valores humanos, de O Palhaço Verde da querida, para todo o sempre, Matilde Rosa Araújo.
A todos os participantes e colaboradores, o nosso agradecimento pelos intercâmbios e pela partilha de ideias e de boas práticas!











































