Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Teatro nos Centros Escolares do Agrupamento - Eu poupo água!
A aluna do Curso "Saúde Ambiental" da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto, Telma Dias, a estagiar na Câmara Municipal de Resende, apresentou (hoje, no auditório do Centro Escolar de Resende e, no passado dia 9, no do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros) a peça de teatro "Eu poupo água!", em parceria com os alunos José Pereira, Tatiana Loureiro, Sara Alves e Susana Silva, a frequentarem o 12.º ano no Externato D. Afonso Henriques, no âmbito do seu projecto "Teatro", dinamizado em Área de Projecto.


Abordando questões pertinentes, relativas à necessidade e modo de pouparmos água, num cenário muito apropriado, as crianças do Centro Escolar de Resende aprenderam e recordaram formas simples de contribuirmos para a preservação do planeta, através do acto de poupança de água nas tarefas mais simples de utilização da mesma, no dia-a-dia.
Antes da despedida, foi entoada a canção relativa ao tema e distribuído, por cada aluno, um marcador de confecção manual.
Um agradecimento, muito especial, aos jovens actores, pela sua acção formativa e de recreação. Muitos sucessos, num futuro risonho!
Bibliop@aper no Dia de S. Martinho
A partir da articulação e trabalho colaborativo entre Professora Bibliotecária e Professores Titulares de Turma, as quatro turmas do 4.º ano participaram, hoje, na realização do Bibliopaper no Dia de S. Martinho, tendo por objectivos principais: Fomentar a leitura, a compreensão da leitura e a pesquisa de informação; Promover a utilização de recursos/material impresso da Biblioteca; Explorar a Biblioteca, de forma a serem encontradas as respostas correctas para as questões colocadas.
Parabéns a todas as equipas vencedoras: Os Invencíveis, Eclipse, Flecha Negra (turma R11), Leitores, Bibliolivros, Ler+ (turma R12), Relâmpagos, Os Terroristas, Leitores (turma R10), Os Seis Amigos, Seis Maravilhas e Os Seis Bibliotecários Leitores (turma R13)!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Algumas quadras de Outubro, no âmbito da Escrita a Par
Em Outubro não há flores
Há folhas de todas as cores
O frio começa a chegar
E há castanhas para apanhar.
Samuel Rabaça – EB2 – Com a colaboração da mãe
Tantas folhas, tantas!
De todo o feitio e tamanho,
Umas amarelas e encarnadas,
Outras em tom castanho!
Tiago Pinto – EB1 de S. Romão – Com a colaboração da mãe
Em Outubro começa o frio
O campo fica gelado.
Eu fico com tosse
E muito constipada.
Flávia Pinto – CESMM – Com a colaboração da mãe
As vindimas acabadas,
As castanhas recolhidas.
Nuvens e chuva zangadas,
Perdizes e lebres fugidas.
Micaela Loureiro – EB2 – Com a colaboração da mãe
Este é um mês especial
Em que nos podemos disfarçar
Vestidos a rigor
O Halloween vamos festejar.
Maria Manuel Soares – CER – Com a colaboração da mãe
Da janela do meu quarto
Vejo Outubro a chegar.
Castanhas, cogumelos, dióspiros,
Que vontade tenho de os mastigar.
Inês Teixeira – CESMM – Com a colaboração do pai
Em Outubro, mexo no relógio,
Para uma hora atrasar.
Em Março, volto-lhe a mexer
Para uma hora adiantar.
Ânia Rodrigues – CER – Com a colaboração da mãe
Há folhas de todas as cores
O frio começa a chegar
E há castanhas para apanhar.
Samuel Rabaça – EB2 – Com a colaboração da mãe
Tantas folhas, tantas!
De todo o feitio e tamanho,
Umas amarelas e encarnadas,
Outras em tom castanho!
Tiago Pinto – EB1 de S. Romão – Com a colaboração da mãe
Em Outubro começa o frio
O campo fica gelado.
Eu fico com tosse
E muito constipada.
Flávia Pinto – CESMM – Com a colaboração da mãe
As vindimas acabadas,
As castanhas recolhidas.
Nuvens e chuva zangadas,
Perdizes e lebres fugidas.
Micaela Loureiro – EB2 – Com a colaboração da mãe
Este é um mês especial
Em que nos podemos disfarçar
Vestidos a rigor
O Halloween vamos festejar.
Maria Manuel Soares – CER – Com a colaboração da mãe
Da janela do meu quarto
Vejo Outubro a chegar.
Castanhas, cogumelos, dióspiros,
Que vontade tenho de os mastigar.
Inês Teixeira – CESMM – Com a colaboração do pai
Em Outubro, mexo no relógio,
Para uma hora atrasar.
Em Março, volto-lhe a mexer
Para uma hora adiantar.
Ânia Rodrigues – CER – Com a colaboração da mãe
terça-feira, 9 de novembro de 2010
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Quem está a ler mais e o que se lê mais (Setembro/Outubro)
Quem está a ler mais
Mariana Magalhães Pereira (1.º ano)
Inês Almeida Ribeiro (2.º ano)
Bruna Daniela Correia Ferreira (3.º ano)
Cristiana Tamborino Ribeiro (4.º ano)
Joana Rocha (5.º ano)
Cristiana Caetano (6.º ano)
O que se lê mais
1.º Ciclo
Brincos de cereja, de Maria Antonieta Nabais
A pequena sereia, de Disney Clássicos
Direitos da criança, de Maria João Carvalho
2.º Ciclo
O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares
Uma Aventura no Comboio, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Harry Potter, de J. K. Rowling
Mariana Magalhães Pereira (1.º ano)
Inês Almeida Ribeiro (2.º ano)
Bruna Daniela Correia Ferreira (3.º ano)
Cristiana Tamborino Ribeiro (4.º ano)
Joana Rocha (5.º ano)
Cristiana Caetano (6.º ano)
O que se lê mais
1.º Ciclo
Brincos de cereja, de Maria Antonieta Nabais
A pequena sereia, de Disney Clássicos
Direitos da criança, de Maria João Carvalho
2.º Ciclo
O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares
Uma Aventura no Comboio, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Harry Potter, de J. K. Rowling
Subscrever:
Mensagens (Atom)




























.jpg)