Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Palavrear com poesia

   Durante a tarde de terça-feira e de quarta-feira, decorreu a iniciativa Palavrear com poesia, através da qual os alunos (do 3.º e 4.º anos, no primeiro dia, e do 1.º e 2.º anos, no segundo dia) declamaram e leram um poema de um poeta ou poetisa da sua preferência, tendo proporcionado ótimos momentos de intercâmbio com as palavras.
    No CESMM e no CESC, esta atividade aconteceu na terça-feira.
    A todos os alunos, aos seus professores e equipa da BE, muitos parabéns, pelo seu envolvimento e empenho, na celebração da "arte das palavras"!  

                                                                                   A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

Encontro com escritores resendenses

    Na manhã de terça-feira e de quarta-feira, os alunos do primeiro ciclo do CER foram agraciados pela presença dos autores do livro "Caldas de Aregos - As águas milagrosas do Douro", Paulo Sequeira, Pedro Ferreira e il. José Vicente, que, de forma muito interessante, nos deram a conhecer o livro e as águas cálidas da freguesia de Caldas de Aregos.    
   Os alunos do clube TIC, sob a supervisão da prof.ª Cláudia e da ed.ª Ana, partilharam informação pertinente relativa aos autores e à sua obra. Alguns meninos da turma R11 (no primeiro dia) e da R5 (no segundo dia), orientados pela prof.ª Inês Correia, apresentaram a encenação de curtos excertos da obra, antes de ser passada a palavra aos escritores resendenses.
    O senhor ilustrador proporcionou a exemplificação de um projeto de ilustração (a descoberta do tesouro de Caldas de Aregos), através da utilização de uma mesa de desenho digital e do ecrã de projeção, o que muito despertou, também, a atenção dos pequenos e dos crescidos.

    Muito obrigada, senhores escritores, senhor ilustrador e senhores professores, pela importantíssima contribuição para o enriquecimento das atividades comemorativas da nossa Semana da Leitura!

                                                                                A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

terça-feira, 17 de março de 2015

Atividades da semana da leitura- Entrega de certificados



 Decorreu hoje na BJCD, no âmbito da semana  da leitura,  pelas 15,30,  a entrega de certificados aos alunos que se destacaram no concurso de poesia, nomeadamente o concurso “ Faça  lá  um poema”, assim como aos melhores leitores,  concurso “Top leitura “ registados no programa Bibliobase.
 Foi ainda elaborado um dossier com lindas  poesias escritas pelos  alunos.
Todos  os participantes receberam  pequenos brindes, e alguns livros para  que se  recordem  que um livro  é  sempre  um bom amigo. Estão todos de parabéns pela participação nestes concursos.
 Está ainda a decorrer  a  atividade “ler para continuar”. Haverá ainda na quinta feira uma  sessão de leitura.

Logo que possível serão aqui publicadas fotos destes eventos.

 Prof. Arminda Lemos

segunda-feira, 16 de março de 2015

Encontro com a escritora Goretti Pina - Abertura da Semana da Leitura

    Foi com grande entusiasmo e atenção que os alunos e restantes membros do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e do Centro Escolar Escolar de S. Cipriano receberam e ouviram, com muito prazer, a escritora Goretti Pina, após a abertura da Semana da Leitura, realizada pela Sr.a Adjunta da Direção do AER, prof.a Isabel Moreira, e pela Sr.a Vereadora da Educação e Cultura, prof.a Sandra Pinto.
  Os alunos das duas escolas partilharam, também, alguns projetos inéditos, adequados à comemoração da Festa da Leitura.

    Muitos parabéns, a todos, e continuação de ótimas iniciativas!

(Letra da canção - Eduarda Macedo; Música - Carlos Francisco)



 A PB: Minervina Dias

domingo, 8 de março de 2015

Programa da Semana da Leitura do AER

Um forte agradecimento, a todos os dinamizadores, colaboradores, intervenientes e convidados! A PB: Minervina Dias

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Comemoração do Dia da Internet mais Segura - CESC

    No dia 10 de fevereiro, comemorou-se o Dia da Internet mais Segura.
  De ano para ano, o conceito de Segurança na Internet tem vindo a ganhar extrema importância e tornou-se uma prioridade estarmos informados dos riscos e dos perigos e, sobretudo, da melhor forma de se prevenirem das ameaças/ataques.
  Foi a pensar nesta questão que os alunos da turma SC3 do Centro Escolar de São Cipriano resolveram apresentar, para toda a comunidade escolar, uma peça de teatro de fantoches (elaborados por eles, em pasta de papel) sobre este tema.
   Esta atividade teve lugar no Centro Cultural de São Cipriano e visou assinalar a iniciativa «Dia da Internet mais Segura», que é organizada em fevereiro de cada ano, para promover a utilização crítica e responsável da tecnologia e dos dispositivos móveis, especialmente entre as crianças e jovens.

Prof.ª Dulce Pereira