Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
terça-feira, 14 de abril de 2015
sábado, 11 de abril de 2015
Vamos ler e pesquisar! - Pesquisa e uso de informação - Principais rios de Portugal
Vamos
ler e pesquisar! – Pesquisa e uso de informação – Principais
rios de Portugal tem sido uma prática pedagógico-curricular
desenvolvida em seis sessões de trabalho colaborativo e de
articulação, entre a professora bibliotecária e cada professor
titular de turma do 4.º ano de escolaridade, desde o início do
segundo período, no âmbito do currículo de Estudo do Meio,
relacionando-se com as áreas curriculares de Português e TIC.
Foi
desenvolvida, pela primeira vez, no ano letivo de 2012/2013,
envolvendo as três turmas do CER. Desde o ano letivo anterior, a
iniciativa está enquadrada na ação do Projeto Educativo TEIP,
Partilhar
para Melhorar,
e tem sido desenvolvida com as cinco turmas do 4.º ano de
escolaridade, abrangendo as três escolas do 1.º ciclo do Ensino
Básico do nosso Agrupamento de Escolas. Ela promove
a utilização do Modelo de Pesquisa Super
3 do Big Six,
o trabalho de grupo, o registo de referências bibliográficas, a
criação de mapa conceptual e o uso da ferramenta tecnológica
popplet,
tendo como
objetivos
fundamentais: contribuir para o aperfeiçoamento de competências de
literacia da leitura, da biblioteca, da informação, da comunicação
e tecnológicas; favorecer a utilização de um modelo e guião de
pesquisa e uso de informação (abrangendo a leitura, pesquisa,
seleção, organização e registo de informação); facultar o
trabalho em grupo; promover a autonomia na aprendizagem; fomentar a
criação de apresentações criativas (através de mapas conceptuais
manuscritos e tecnológicos da ferramenta virtual popplet).
Esta
prática visa formar
leitores e estudantes/cidadãos responsáveis e autónomos, em
termos de aperfeiçoamento da capacidade de transformarem informação
em conhecimento, o que consideramos estar a ser conseguido, de acordo
com as competências reveladas pelos alunos, ao longo de todo o
processo de trabalho conjunto.
A todos os professores e alunos envolvidos no projeto, um muito obrigada pela colaboração e empenho e muitos parabéns pela qualidade dos trabalhos apresentados!
A todos os professores e alunos envolvidos no projeto, um muito obrigada pela colaboração e empenho e muitos parabéns pela qualidade dos trabalhos apresentados!
A Professora Bibliotecária: Minervina Dias
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Concurso "Top Leitura"
Como todos os anos sucede, na semana da leitura , são atribuídos certificados e pequenos brindes aos nossos leitores.
Aqui ficam as fotos destes "campeões de leitura", do 5º ano, que se dedicam à leitura com empenho e entusiasmo.
Prof. Bibliotecária
Arminda Lemos
Alunos selecionados no concurso " Faça lá um poema"
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Sessão de leitura na BJCD
Ler é viajar no tempo e no espaço. Por isso a BJCD aproveitou para envolver toda acomunidade na leitura.
Aqui ficam algumas fotos desta atividade.
quarta-feira, 25 de março de 2015
Sessão de leitura na BJCD
Realizou-se no dia 19 de março, na BJCD, uma sessão de leitura para alunos do 5º e 6º anos. Esta atividade foi dinamizada pela equipa da Biblioteca e contou com a presença da Prof. Célia Sequeira, já nossa habitual colaboradora, e que muito bem sabe interagir com os nossos alunos, assim como a participação de alguns Encarregados de Educação e assistentes operacionais que procederam à leitura de contos diversificados. Os alunos mostraram-se muito interessados.
Foi um evento profícuo, tendo em conta a máxima de Voltaire” A leitura engrandece a alma”.
Desde já a equipa agradece a todos que tornaram possível a realização deste evento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





