Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sábado, 9 de maio de 2015

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

   Ao longo das duas últimas semanas, no âmbito das atividades alusivas ao 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o membro da equipa da BCER, professora Inês Correia, tem promovido a criação de artigos jornalísticos, tendo por objetivos principais: promover a reflexão sobre os direitos da liberdade de imprensa e facultar a expressão escrita e jornalística.
    A todos os participantes, muitos parabéns e continuação de bons testemunhos de escrita!


A professora bibliotecária: Minervina Dias

sábado, 2 de maio de 2015

Concurso "Palavras do mundo em cartaz" - participação do AER

   Muitos parabéns aos autores (turmas R12, JISC1 e JISC2) dos dois cartazes selecionados pelo AER, no âmbito da participação no concurso nacional do PNL, Palavras do Mundo em Cartaz!

 A professora bibliotecária: Minervina Dias

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Abril: Mês da prevenção dos maus-tratos infantis - trabalhos discentes

    Partilhamos, ainda, outros trabalhos discentes, expostos na BCESMM, relativos a atividades realizadas no âmbito da abordagem do tema Abril: Mês da prevenção dos maus-tratos infantis.
    Um grande agradecimento e os parabéns, a todos os meninos envolvidos, à professora Eduarda (que supervisionou a expressão plástica subordinada à leitura do conto tradicional O Menino da Lua) e à professora Susana Gomes (que orientou a criação do cartaz e a apresentação da encenação da leitura Tal pai, tal filho)!
A professora bibliotecária: Minervina Dias

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Encenação de "A Branca de Neve e os Sete Anões" - Mês da prevenção dos maus-tratos infantis

      Ainda no âmbito das atividades subordinadas ao "Mês da prevenção dos maus-tratos infantis", a turma R5 apresentou (desta vez), aos meninos do 1.º ano de escolaridade, a encenação da leitura do conto clássico "A Branca de Neve e os Sete Anões". A exploração desta encenação constituiu mote para abordar aquela temática..
     O público espectador participou ativamente, através da resposta às diferentes questões colocadas pelos pequenos atores, atrizes e narradora, muito bem orientados pela profesora Inês Correia.
     Parabéns, a todos os participantes!
A professora bibliotecária: Minervina Dias

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Desafio - Marcador de Livro - Alunos premiados

 

    Muitos parabéns, a todos os alunos que participaram na criação do Marcador de Livro, quer pela frase alusiva ao tema do desafio quer pela criatividade gráfica!
   

    Alunos e marcadores premiados:
Adriana - R11; Andreia - M3; Carolina - R11; Cristiana - R5; Eduardo Sequeira - SC3; João Pedro - SC3; Marta - M3; Miacael - SC1; Rodrigo - M3; Rodrigo - SC2; Rodrigo Cardoso - SC1; Sara - R6; Sofia - SC2; Tatiana - M3; JIR4; JIR5; JIR6; JIR7
.
A professora bibliotecária: Minervina Dias


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Comemoração do dia do livro na BJCD



No âmbito das comemorações  do  Dia do Livro, realizaram-se  na  Biblioteca  algumas  atividades alusivas à data, designadamente   distribuição ao longo do dia pelos vários espaços da Escola  de marcadores  com frases alusivas ao livro e à leitura.
 Foi também  apresentado na BE  o filme “Os fantásticos livros voadores de Mr Morris” que aborda  a  temática da importância  dos livros.
   A  Equipa da BE agradece a todos aqueles que colaboraram nas atividades.
 Prof. Arminda Lemos

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Comemoração do Dia Mundial do Livro, nos centros escolares


    No âmbito das atividades comemorativas do Dia Mundial do Livro, houve "teatro" na BCER, na BCESMM e no auditório do CER. As professoras/membros da equipa da biblioteca escolar, Inês Correia e Susana Gomes, dinamizaram a apresentação de encenações da leitura de:

. Encontro de heróis, pelos meninos da turma R7;
. Leónia devora os livros, de Laurence Herbert, por alunos das turmas do 3.º ano do CESMM;
. Alhos com bugalhos, de Maria do Céu Nogueira, pelos meninos da turma R10 e R11.

       No CESC e no CESMM, foram criados momentos de boa partilha da leitura, envolvendo também a educação pré-escolar.
    Muitos parabéns, aos leitores, aos pequenos atores e narradores e às excelentes orientadoras, que fizeram deste dia uma festa fecunda na promoção da leitura e das competências de expressão oral e corporal!
A professora bibliotecária: Minervina Dias