Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Concurso de Fotografia

Concurso de Fotografia 2015
Ano Internacional da Luz
Participa até 28 de maio
 

Pesquisas no catálogo online da biblioteca - Vamos ler e pesquisar!





     Durante este período letivo, a professora bibliotecária dinamizou a terceira sessão de trabalho colaborativo com cada professor titular do 2.º ano de escolaridade, no âmbito do projeto Vamos ler e pesquisar! e da promoção das literacias da biblioteca, da informação, tecnológicas e digitais.
   Os alunos foram desafiados a pesquisar, a ler, a observar, a interpretar e a comunicar a informação solicitada, através da realização de pesquisas e de consultas no catálogo online da biblioteca.
  Muitos parabéns, a todos, pelo empenho e competências revelados!
A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Maio: Mês da Família


   Tendo por principal objetivo promover a reflexão sobre a importância da família e os valores humanos, o membro da equipa da BCESMM, professora Susana Gomes, tem promovido a criação de um painel sugestivo, que contempla pensamentos pessoais discentes relativos à temática.
   Associada ao mesmo tema, está presente uma exposição de fundo documental.

    Muitos parabéns, a todos os intervenientes!
A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

sábado, 9 de maio de 2015

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

   Ao longo das duas últimas semanas, no âmbito das atividades alusivas ao 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o membro da equipa da BCER, professora Inês Correia, tem promovido a criação de artigos jornalísticos, tendo por objetivos principais: promover a reflexão sobre os direitos da liberdade de imprensa e facultar a expressão escrita e jornalística.
    A todos os participantes, muitos parabéns e continuação de bons testemunhos de escrita!


A professora bibliotecária: Minervina Dias

sábado, 2 de maio de 2015

Concurso "Palavras do mundo em cartaz" - participação do AER

   Muitos parabéns aos autores (turmas R12, JISC1 e JISC2) dos dois cartazes selecionados pelo AER, no âmbito da participação no concurso nacional do PNL, Palavras do Mundo em Cartaz!

 A professora bibliotecária: Minervina Dias

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Abril: Mês da prevenção dos maus-tratos infantis - trabalhos discentes

    Partilhamos, ainda, outros trabalhos discentes, expostos na BCESMM, relativos a atividades realizadas no âmbito da abordagem do tema Abril: Mês da prevenção dos maus-tratos infantis.
    Um grande agradecimento e os parabéns, a todos os meninos envolvidos, à professora Eduarda (que supervisionou a expressão plástica subordinada à leitura do conto tradicional O Menino da Lua) e à professora Susana Gomes (que orientou a criação do cartaz e a apresentação da encenação da leitura Tal pai, tal filho)!
A professora bibliotecária: Minervina Dias

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Encenação de "A Branca de Neve e os Sete Anões" - Mês da prevenção dos maus-tratos infantis

      Ainda no âmbito das atividades subordinadas ao "Mês da prevenção dos maus-tratos infantis", a turma R5 apresentou (desta vez), aos meninos do 1.º ano de escolaridade, a encenação da leitura do conto clássico "A Branca de Neve e os Sete Anões". A exploração desta encenação constituiu mote para abordar aquela temática..
     O público espectador participou ativamente, através da resposta às diferentes questões colocadas pelos pequenos atores, atrizes e narradora, muito bem orientados pela profesora Inês Correia.
     Parabéns, a todos os participantes!
A professora bibliotecária: Minervina Dias