Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Comemorações do Dia Mundial da Criança

   Foi com grande entusiasmo e muita alegria que os alunos dos centros escolares do AER comemoraram o Dia Mundial da Criança, através da sua empenhada participação em agradáveis atividades diversificadas.
     No CESMM, os alunos criaram e brincaram com ventoinhas de papel, realizaram encestamentos com bola de basquetebol e receberam (da professora Susana) uma borboleta com chupa-chupa, antes da hora do almoço.
    Durante a tarde, os alunos comeram pipocas e os meninos do 1.º ciclo deslocaram-se a pé até à Irmandade de S. Francisco Xavier, onde lhes foram proporcionados grandes momentos de felicidade. Além do convívio que estabeleceram com os idosos, participaram num peddy-paper (sabiamente orientado pelas senhoras animadoras da Irmandade), cantaram e dançaram, antes do saboroso lanche composto por sumo, bolo de chocolate e gelatina com fruta.
    Foi um dia fantástico, para as nossas crianças!
 
A professora bibliotecária, Minervina Dias

sábado, 30 de maio de 2015

Clube de leitura - Leitura recreativa nas bibliotecas


   Muito obrigada, aos membros da equipa da Biblioteca Escolar, professoras Glória, Sara e Susana, pela sua preciosa colaboração na promoção da leitura por prazer e recreativa e no aperfeiçoamento de competências da leitura, através da dinamização do Clube da Leitura, nas interrupções letivas da hora do almoço, ao longo do ano letivo.
    A todos os meninos, muitos parabéns, pelo gosto enorme que revelam pelos livros e pela leitura!
A professora bibliotecária: Minervina Dias

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Conhecer a Biblioteca - Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia

  Hoje, os meninos finalistas do Jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia, acompanhados pela sua educadora e coordenadora do CER, visitaram a Escola Básica n.º 1 de Resende, onde frequentarão o seu 1.º ano de escolaridade, no próximo ano letivo.
  Um espaço de visita foi a biblioteca. Aqui, a professora bibliotecária deu a conhecer cada zona da BCER, dialogou com os meninos e leu a história Caracol e caracola (de Armando Quintero e André Letria), tendo servido de mote para abordar as partes constituintes do livro e refletir sobre a importância da amizade.
   A estes meninos, um muito obrigada pela entusiasmada e agradável visita!
A professora bibliotecária: Minervina Dias

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ler a crescer / Educação Literária


   Ao longo do ano letivo, foram desenvolvidas várias sessões de trabalho, no âmbito do projeto Ler a crescer e Educação Literária, envolvendo, respetivamente, as turmas da educação pré-escolar do CESMM e CESC e todas as turmas do 1.º e 2.º anos de escolaridade do agrupamento.
   Um forte muito obrigada, aos membros da equipa, professoras Inês Correia e Susana Gomes, pela excelente e imprescindível colaboração prestada, tendo por objetivos principais:
. Promover o gosto pelo livro, pela leitura e pelas literacias; 
. Favorecer a melhoria de competências (compreensão do oral, criação e interação oral, leitura e escrita, educação literária, gramática);
. Proporcionar o contacto com diferentes tipos de texto;
. Facultar a partilha de leituras e o intercâmbio entre leitores.
   A todos, continuação de bons e felizes momentos de leitura!

A professora bibliotecária, Minervina Dias



sexta-feira, 22 de maio de 2015

A árvore das palavras e o Espanta-pardais

    Muitos parabéns, aos meninos do primeiro ciclo do CESMM e à senhora professora Susana, pelo excelente trabalho promotor das literacias da leitura, escrita e expressão plástica! Muitos parabéns, também, aos meninos do primeiro ano e à sua professora Eduarda, pelo painel muito sugestivo, relativo à história do Espanta-pardais!
   A todos, um muito obrigada e a continuação de  ótimos trabalhos!

A PB, Minervina Dias

Menção Honrosa - Concurso "Uma aventura... Literária 2015"



   Muitos parabéns, à Carolina, pelo seu prémio com uma Menção Honrosa, no concurso nacional "Uma Aventura... Literária 2015", na modalidade Teatro!

                 A PB, Minervina Dias