Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mês Internacional da BE - A biblioteca escolar é super! - Desafio da BE do AER



    


   No âmbito das comemorações do vigésimo aniversário da RBE e do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, desafiamos os alunos do AER a participarem no Livro da Biblioteca, com uma frase, quadra ou pensamento que testemunhe a importância da Biblioteca Escolar da sua escola.

   «Aproxima-se outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, com ele, mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.
   O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).
   O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.» RBE

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conhecer a Biblioteca

   Desde o passado dia 22 e até ao próximo dia 1 de outubro, todas as turmas do quinto e sétimo anos serão envolvidas na atividade Conhecer a Biblioteca, realizada em parceria, articulação e trabalho colaborativo com cada diretor de turma, no âmbito das literacias da biblioteca e da Educação para a Cidadania.
   Constituem objetivos principais: Promover a formação dos utilizadores da BE e as literacias associadas à biblioteca; Desenvolver o conhecimento das secções temáticas da Biblioteca e da arrumação do fundo documental; Favorecer a reflexão sobre as zonas, o funcionamento e as regras da Biblioteca.
   O diálogo vertical, fundamentado na observação direta e na reflexão, a partir da resolução de pequenos desafios orais,  é a estratégia adotada, aliada à análise do livro O Mundo num segundo, de Isabel Minhós e Bernardo Carvalho, e da encenação do texto para teatro do Ciclo do livro, de Cristina Quental.
   A todos os alunos, muitos parabéns pela atenção, participação, empenho e desempenho, na manifestação de atitudes de aprendizagem, conhecimento e cidadania ativa!
                                                        
                                      A PB, Minervina Dias

Jornadas Literárias Ler (n)o Douro - 24 de outubro



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Expor, ler e refletir - Guiões de apoio ao estudo e à pesquisa

   Tendo por principal objetivo Servir de orientação e fundamentação no estudo e na pesquisa de informação (no âmbito da promoção das literacias da leitura, dos média, da informação e tecnológicas), os utilizadores das bibliotecas da BE do AEResende já poderão servir-se dos documentos que os elucidarão, aliados ao apoio e esclarecimentos prestados pelas professoras bibliotecárias (na biblioteca) e ao trabalho colaborativo, em parceria com os docentes (na sala de aula e/ou biblioteca).
                                A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cor e movimento nas Bibliotecas do AER

    As Bibliotecas do AER ficaram, neste primeiro dia de aulas, mais coloridas e movimentadas!
    As turmas iniciais de ciclo, em cada escola, entraram na Biblioteca, acompanhadas pelo(a) professor(a) titular de turma, no 1.º ano de escolaridade, e pelos diretores de turma, no 5.º e 7.º anos. 
     A BEgas contou, também, com a agradável e especial presença do senhor Diretor do AER, Eng.º Manuel Luís Tuna.
   Constituiu principal objetivo destas visitas Favorecer o conhecimento do novo espaço (a Casa da Leitura e do Conhecimento), de que passarão a usufruir na promoção da leitura e das literacias.
   A todos os utilizadores das bibliotecas do nosso agrupamento, votos de um novo ano letivo repleto de leituras e de saberes!


    A PB, Minervina Dias

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Encontro de Boas Práticas, em Tarouca e Resende

 
     Por iniciativa da senhora coordenadora interconcelhia da RBE, Dr.ª Fátima Rodrigues, decorreram em Tarouca e Resende,  nos dias 17 e 18, respetivamente, as diversas ações agendadas, no âmbito do Encontro de Boas Práticas: A Biblioteca Escolar e a Formação nas Literacias.
   As professoras bibliotecárias da BE do AER apresentaram duas boas práticas Vamos ler e pesquisar! Principais rios de Portugal e Partilha de leituras no Facebook, desenvolvidas, respetivamente, com alunos do 4.º ano de escolaridade e alunos do ensino secundário.

   Muitos parabéns, a todos os intervenientes, pelas profícuas partilhas!
A professora bibliotecária: Minervina Dias