Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Comemorar para recordar - A Biblioteca Escolar é Super! - Frases do Livro da B.J.C.D. e do Livro da BEgas

. Sabe tão bem estar na biblioteca a ler um livro, saborear letra a letra, imaginar que estamos nessa precisa história. É lindo! – Maria José, 6.º D 

. A biblioteca é um lugar mágico onde se aprende a ler cada vez melhor. Inês, 6.º E

. É um lugar mágico com palavras de encantar, onde os livros ganham vida. É a biblioteca escolar. – Francisca Tuna, 6.º C 
. Na biblioteca escolar, terás felicidade com a tua imaginação, sempre em liberdade. – Beatriz Oliveira, 6.º A 
. A Biblioteca Escolar/ Um lugar de magia/ Com os seus amigos livros/ Que me dão muita alegria. – Beatriz Almeida, 6.º A
. A biblioteca é um bem essencial para aprender a ler. – Dinis Moura, 5.º B
. A biblioteca é um lugar/ Onde a gente pode estar/ Devemos estar em silêncio/ Porque há gente a estudar// Na biblioteca da escola/ Livros podemos requisitar/ Realizamos muitas atividades/ Para o sucesso alcançar. – Margarida Resende, 6.º A (com ajuda)
. Adoro a biblioteca porque se aprende muita coisa. – Jéssica, 6.º E
. A biblioteca tem sabedoria e pode-nos ensinar várias coisas, como um mundo colorido. – Maria Costa, 6.º E
. Quando estou na biblioteca sinto-me muito feliz,/ Parece que estou dentro do livro/ E isso faz com que eu repita 3 vezes esse livro./ É isso que me faz gostar tanto da biblioteca. – Carolina, 6.º D
. A biblioteca é um sítio mágico onde se pode ler e aprender. – Mariana Pereira, 6.º E
. A biblioteca é uma fonte de informação e imaginação e é um lugar inspirador. – Carolina, 5.º B
. A biblioteca é um lugar onde reina a imaginação, basta cá entrar, para sonhar até mais não. – Bruno Oliveira, 6.º A
. A biblioteca é um sítio onde gosto de ir e lá leio livros que me fazem sorrir. – João, 6.º E
. A biblioteca é um mundo a descobrir, os livros são as montanhas e as palavras tocam-nos no coração como pequenas flores que florescem dentro da palavra mágica. A Biblioteca é um mundo mágico! – Maria Filipe, 6.º C
. A biblioteca é um lugar mágico onde tudo podemos saber. – Maria Cardoso, 6.º E
. Aprender não é só ler nos manuais, é conhecer, é ser livre e, a partir da biblioteca, conseguimo-lo. – Ana Luísa, 5.º B
. Entre livros e cadernos/ Que deslumbram toda a gente/ O que reina é o silêncio/ Que faz concentrar a nossa mente.// É o melhor local de estudo,/ Onde há regras para aprender/A Biblioteca é um mundo/ Onde tudo podes ler! – Clara Pinto, 6º C
. Quando estou na biblioteca, estou contente pois, ao ler, sinto-me bem. Para mim, é importante, para que no futuro tenha algum trabalho relacionado com português. – Fabiana, 6.º D
. Eu adoro a biblioteca, gosto de lá estar. É muito fixe, tem muitos livros para nós lermos e tem computadores para nós trabalharmos quando precisamos. – Leonor, 6.º C
. Eu gosto de ler na biblioteca e gosto de fazer coisas bonitas. – Afonso, 6.º C
. A biblioteca é um sítio onde podemos aprender, melhorar a leitura e tudo mais. É divertido e podemos estudar em paz. Porque a biblioteca é um sítio de silêncio. – Érica, 6.º E
. A biblioteca é um sítio onde os livros reinam. Quando eu venho à biblioteca fico encantada! –Ana Luísa, 5.º A
. A biblioteca é um lugar onde se pode ler, escrever e fazer trabalhos de casa. – Mariana Bravo, 6.º F
. A biblioteca é um local onde há um livro com um ensino diferente. – José Mário, 5.º D
. A biblioteca é um sítio onde se podem aprender coisas novas. – Francisco, 6.º E
. A biblioteca é um lugar mágico onde podemos ler e onde muito podemos aprender. – Maria Inês, 6.º E
. A biblioteca é um mundo onde se aprende de tudo um pouco. – Maria Rabaça, 6.º E
. A biblioteca é um espaço espetacular. – José Maria Leitão, 5.º D
. A biblioteca é lugar muito especial onde acontece de tudo. – Maria Miguel, 6.º E
. A biblioteca é um sítio onde nós podemos aprender, ler livros e também aprender a ser bem-educados, com os nossos colegas e companheiros. – Catarina Xavier, 5.º A

*A Biblioteca é um mundo de aventura e sonhos de encantar. – Gonçalo, 7.º B
* A Biblioteca é um espaço de grande importância pois, para além de ser um local cheio de conhecimento e sabedoria, para nos oferecer, é local perfeito de trabalho, fornecendo, por outro lado, lazer para a nossa mente, dado que o estudo e a leitura acabam por ser isso. – António Manuel Tuna Moura Guedes, 12.º A
* Na Biblioteca vamos estudar, ler e trabalhar. E, para boas notas tirar, teremos de a utilizar. – Ana Sofia, 8.º A
* Você quer armas? Estamos numa Biblioteca! Livros! As armas melhores do mundo! – Marcelo Pereira, 11.º A
* A Biblioteca, para nós, é uma caixa mágica que guarda os livros e a primeira etapa para nos apaixonarmos pela leitura. – Beatriz Carina, 8.º B
* A Biblioteca é o lugar mais rico que pode existir na Terra, pois a maior riqueza não é o dinheiro, mas sim o conhecimento. E esse local está reservado para esta única e preciosa riqueza. – Sabrina Pereira Ribeiro, 9.º A
* Na Biblioteca a ler/ Na Biblioteca a estudar/ Na Biblioteca em silêncio/ Na Biblioteca vou estar. – Gonçalo Almeida, 9.º D
* Se queres escrever/ Muitos livros terás de ler/ Na Biblioteca poderás encontrar/ Muitos livros de encantar/ Para os teus objetivos alcançar. – Ana Pinto, 8.º A
* A Biblioteca é um jardim de livros onde todos somos borboletas! – Luana Souza, 10.º B
* A Biblioteca é um lar de sabedoria, uma escola onde podemos aprender, uma casa onde reina um mundo de alegria! – Beatriz Melo, 8.º A
* A Biblioteca é um lugar onde se pode aprender toda a sabedoria! – Tiago Ribeiro, 9.º A
* As melhores e mais lindas coisas não se podem ver, nem tocar. Dentro da Biblioteca, elas devem ser sentidas com o coração. – Ricardo Gomes, 10.º D
* Desde ler livros até no computador pesquisar, a biblioteca é um sítio muito agradável para estar. – Carlos Carneiro, 9.º B
* Não seria mais divertido se as bibliotecas fossem mais importantes do que os bancos? – Mariana Rabaça, 10.º B
* Na Biblioteca lemos/ Aprendemos com amigos/ Damos asas à imaginação/ E escrevemos com correcção. – Vera Silva, 9.º A
* A Biblioteca é um mundo de histórias onde reina o mundo dos livros! – Rafael Andrade, 7.º A
* Na BEgas, posso muitos livros ler. Livros espetaculares, onde muito posso aprender. – Rui Almeida, 9.º B
* A Biblioteca é um dos lugares melhores que pode haver, pois podemos especializar-nos na leitura e aprender cada vez mais. – Luís Duarte, 10.º B
* Todos os dias escolares, vou para a BEgas, não só para estudar mas também para dialogar com os meus colegas. – Pedro Almeida, 9.º B
* A Biblioteca é o mundo do silêncio e da paz! – Luciana, 7.º B
* Na Biblioteca, encontras tudo o que precisas para completar a tua aprendizagem. – Luís Alves, 8.º B
* A leitura de um bom livro proporciona viajar e conhecer o outro lado do mundo. – Cristiana Pinto, 12.º A
*Se uma palavra quiseres procurar/É nos dicionários da BEgas que te deves informar/Se uma pesquisa quiseres fazer/ É nos computadores que deves permanecer/Se uma dúvida quiseres pôr/ Terás a professora ao teu dispor. – Fábio Barbosa, 7.º A
* Na biblioteca, podemos encontrar livros extraordinários de variados assuntos. – Luís Pinto, 9.º B
* A biblioteca é um mundo de páginas. – Tiago, 7.º B
* Ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental. – Ana Lourenço, 12.º A
* BEgas – espaço muito bem organizado e silencioso. É um bom lugar para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos. – António Magalhães, 10.º B
* É preciso folhear meia biblioteca, para fazer um livro! – Cátia Pereira, 12.º A
* A biblioteca vou frequentar para o meu estudo realizar e os meus objetivos alcançar. – Carina Lourenço, 12.º A
* Na biblioteca eu vou estar. Prefiro ler em vez de passear. – Tânia Ferreira, 9.º A
* À biblioteca venho estudar/ Nos livros ou nos computadores/ Para o nono ano ultrapassar/E no futuro vencer. – Rafaela Carneiro, 9.º C
* A biblioteca é um espaço que está muito bem organizado e é um local onde eu estudo! – Marco, 10º B
* A biblioteca é a magia da escola. – Lara, 7.º B
* A biblioteca vou frequentar/ Para muito aprender/ Livros vou ler/ Para muito conhecer. – Ana Margarida Rabaça, 9.º C
* A biblioteca faz a diferença. – Rita Moura, 12.º A
* Na biblioteca encontramos a história de tudo o que quisermos. Leandro Pereira, 9.º B.
* A biblioteca para mim é um livro, tanto pode ser de aventuras, comédias, romances e de tudo o que nos faz feliz. – José Truta, 7.º A
* A biblioteca é um local onde todos os nossos sonhos nascem e onde podemos conhecer melhor o mundo. – Ana Filipa Pinto, 9.º A
* A biblioteca é um espaço para se lerem livros de diferentes terras. – Diogo Ricardo, 8.º B
* Os livros são segredos e não há quem os descubra. Por isso, eles contam contigo para desvendar o mistério – Mariana Pereira, 12.º A
* A Biblioteca é um bom sítio para se estar e leem-se muitos e bons livros. – Cristiana Gabriel, 8.º B
* Regra dos 3 simples: a leitura está para a mente assim como o ar está para a vida. – Ana Rita
* Os livros transportam-me para uma outra realidade que me dá alento para os novos desafios que vivo diariamente. Os livros dão asas aos meus sonhos. – Inês Matos, 7.º A
* A Biblioteca é uma casa que nos alimenta de sabedoria e nos enche de alegria! – Francisco, 12.º A
* A biblioteca é um local de reflexão e incentivo ao estudo. – Daniela, 12.º A
* Na Biblioteca podemos estudar. Para isso acontecer, em silêncio temos de estar. – Diana Pinto, 9.º A
* Na minha escola, há uma Biblioteca cada vez mais evoluída. Sempre que lá entro, saio de lá mais instruída. – Marta, 7.º A
* Se queres ter boas recordações e entrar num clima aconchegante, vem à Biblioteca BEgas que entre todas é a mais importante. – Marisa Duarte, 7.º A
* A biblioteca é o lugar onde podemos estar a conversar em silêncio com os nossos amigos: os livros! – Ânia Rodrigues, 9.º A

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Comemorar para recordar - Dia das Bibliotecas Escolares

    A comemoração do Dia das Bibliotecas Escolares, 26 de outubro, foi realizada na BJCD e na BEgas, tendo por objetivo principal Recordar a importância das bibliotecas escolares na vida do estudante e no futuro de cada cidadão.
   Os alunos partilharam a leitura das frases, pensamentos e quadras, criadas durante o mês de outubro, que integram o Livro de cada Biblioteca.
   Todos os alunos participantes na criação do livro receberam uma recordação/oferta da RBE que, na BEgas, foi entregue pelo senhor diretor, Manuel Luís Tuna.
   No final da tarde, os alunos da turma 10.º D apresentaram diversos trabalhos acerca de personalidades importantes, sob a orientação da professora Rita Almeida.
   Será aberto novo artigo, neste Blogue, para postar as mensagens que formaram o Livro da BEgas e o da BJCD.
   Na biblioteca de cada centro escolar de Resende, alguns alunos apresentaram pequenas atividades subordinadas à leitura, aos livros e à biblioteca, na presença da representante da Direção do Agrupamento, Prof.ª Isabel Moreira, e da senhora vereadora do pelouro da Educação e Cultura, Dr.ª Sandra Pinto, que agraciou estes encontros com a oferta de 30 livros a cada escola.
  A todos os participantes, muitos parabéns pelo empenho demonstrado e pela alegria oferecida a este dia!
A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

domingo, 25 de outubro de 2015

Mostra do Projeto "Jornadas Literárias Ler (n)o Douro"

   
 No dia 24 de outubro, decorreu, no auditório da EBS de Vale de Ovil, Baião, a Mostra do Projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, com a apresentação de atividades subordinados a vários autores durienses (Aquilino Ribeiro, Abel Botelho, Alice Pereira Gomes e Eça de Queirós). Estas Jornadas foram desenvolvidas no ano letivo anterior e envolveram os agrupamentos de escolas de: Tabuaço, Sernancelhe, Resende, Eiriz, Sudeste de Baião, Vale de Ovil e o Externato D. Afonso Henriques (Resende).
   O Agrupamento de Escolas de Resende esteve representado, na mesa, pela professora bibliotecária, pelos intervenientes diretos no projeto (professores Arminda Lemos, Dionísio Ferreira e Marisa Branco Marado). O senhor Diretor, Manuel Luís Tuna, e vários colegas do AER honraram este encontro com a sua presença.
   Foi um dia muito profícuo, em termos de partilhas e de saberes!
A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Comemorar para recordar - Dia Mundial da Alimentação



  No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a equipa da Biblioteca Escolar, as Educadoras e a professora de Movimento e Drama dramatizaram, no auditório, a história O aniversário de Sandra Amora, a qual foi assistida por todos os alunos, professores e funcionários do CESMM. No final, realizou-se um debate sobre hábitos de alimentação saudável e todos, animadamente, cantaram uma canção alusiva ao tema.

 Estas atividade teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância de terem hábitos de vida saudável.
A Professora Bibliotecária: Glória Gonçalves

 
   A Biblioteca Escolar do Centro Escolar de S. Cipriano associou-se às comemorações do dia Mundial da Alimentação, promovendo uma série de iniciativas para o seu público escolar. Nomeadamente o jogo:
. fruta ou legume
. adivinhas

. provérbios
. poemas
   


   Apresentamos um pequeno registo fotográfico e material.
O membro da Equipa BE: Prof.ª Inês Correia
   Na biblioteca do CER, promoveu-se a leitura de livros subordinados a uma alimentação equilibrada e realizou-se um desafio, cujo objetivo foi realçar a importância da ingestão de fruta e legumes, na promoção de hábitos alimentares saudáveis. 
   Depois de expor, num painel, imagens destes alimentos, foram distribuídas adivinhas a vários grupos de crianças do 1º ciclo, para fazerem as respetivas correspondências. 
   Esta atividade foi dinamizada pela professora bibliotecária e pelos membros da equipa. As crianças participaram com interesse e entusiasmo.
A professora bibliotecária: Glória Gonçalves
As docentes: Ana Gabriel, Cândida Canelas e Sara

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Vamos ler e pesquisar! - Sessões de Literacias com a Biblioteca

   No âmbito da iniciativa Vamos ler e pesquisar! e da promoção das sessões de literacias com a biblioteca, desenvolvidas em parceria e trabalho colaborativo BE/professores (dos vários grupos disciplinares), promoveu-se, no dia 30 de setembro, a utilização da ferramenta tecnológica e virtual Prezi, envolvendo a professora Irene e o 6.º C, subordinado ao tema Materiais, da disciplina Educação Tecnológica. 
   No dia 7 de outubro, o trabalho consistiu no registo de Referências Bibliográficas e indicação de citações, na disciplina TIC, com o professor Rui Costa e o 11.º C. O trabalho foi iniciado a partir da projeção, leitura e análise do Guião de apoio Como elaborar um trabalho de pesquisa? - Apresentação formal de um trabalho. Os alunos aprenderam a criar Referências, segundo a aplicação da Norma APA, e registaram, individualmente, os dados de referência do livro que tinha sido distribuído a cada um. A turma 9.º D foi envolvida na mesma atividade, no dia 2 de novembro, na disciplina de Físico-Química, sob a responsabilidade da professora Sandra Guedes.
   No dia 12 de outubro, o 10.º B participou na sessão de formação relativa ao uso da ferramenta tecnológica e virtual Popplet, subordinada à consolidação do tema curricular Sociedade Ateniense, sob a orientação do professor Paulo Sequeira, na disciplina de História.
 
   A todos os alunos, muitos parabéns pelo seu interesse, empenho e competências reveladas a nível das literacias da leitura, da informação e tecnológicas!
       A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Vamos ler e pesquisar! - Pesquisar, ler e registar palavras com o A. O.




   A atividade Pesquisar, ler e registar palavras com o A.O. (Acordo Ortográfico), enquadrada na iniciativa Vamos ler e pesquisar! e no projeto "Partilhar para melhorar", tem sido desenvolvida com turmas da Escola Básica D. António José de Castro e Escola Secundária, em trabalho colaborativo e parceria entre os professores de Português e a professora bibliotecária.
   Constituem objetivos principais:
. Favorecer a formação dos alunos relativamente ao uso do novo acordo ortográfico e de um dicionário online;
. Promover as literacias da leitura, da informação e tecnológicas do séc. XXI.
   Os alunos têm tido a oportunidade de esclarecerem dúvidas de escrita, através da utilização do dicionário online, e de reterem a grafia correta de palavras pesquisadas, registando-as.
                                          A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Testemunho da Rota dos 20 (Eco-escolas) na BEgas


   No âmbito das atividades conjuntas da Rota dos 20 (Eco-escolas), o testemunho ficará exposto, de hoje até amanhã, na BEgas.

   A todos os alunos e professores envolvidos, muitos parabéns pelo empenho e participação ativa e criativa!