Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Expor, ler e refletir / Comemorar para recordar - Dia Nacional do Mar

   Tendo por principal objetivo recordar e suscitar a reflexão sobre a importância do mar para a economia e o desenvolvimento de Portugal, os alunos das turmas  8.º B, 10.º A e 9.º A fomentaram a exposição que se encontra na BEgas, através da pesquisa de poemas sobre o mar, recolha de elementos subordinados ao mar e criação de cartazes e ilustração dos poemas, respetivamente.



 
 Os diversos trabalhos, inseridos no Projeto Eco-Escolas, resultaram do trabalho colaborativo e da articulação curricular e foram supervisionados pelas professoras Maria de Deus (em Educação para a Cidadania), Marisa Neves (no Português) e Delfina Veloso (na disciplina de Educação Visual).
   A todos os participantes, muitos parabéns e continuação de boas partilhas!

A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Desafio de escrita / Comemorar para recordar - O Magusto

Orientados pela Prof.ª Inês Correia, na Biblioteca de S. Cipriano, os alunos criaram as quadras seguintes:

No dia 11 de Novembro/ festeja-se o S. Martinho./ Neste dia come-se castanhas/ e bebe-se um bom vinho.

O magusto é uma festa/ que dá para brincar/ deitamos castanhas ao lume/ para as poder ver saltar.

A lenda de S. Martinho/ todos temos que saber/ desde que andamos na escola/ sempre a ouvimos dizer.

A castanha é um fruto/ que tem também tem muita manha/ quando cai do ouriço/ é de quem a apanha.
Filipa

S. Martinho magusteiro/ Que une a pequenada./ As castanhas fazem a festa/ És a alegria da rapaziada.

Lá estava um pobre mendigo/ Num dia tempestuoso/ S. Martinho deu-lhe abrigo/ E apareceu um sol maravilhoso.
Gonçalo Fernandes

Fui à festa da Aldeia/ com o Carlos e o Augusto/ quando lá chegámos/ fizemos um grande magusto.
João Pedro

Vou fazer um magusto/ Com o meu primo Augusto/ que apanhou um grande susto.

Vou comer castanhas/ bem assadinhas/ e brincar com os meus colegas/ e com as minhas amiguinhas.
Margarida

Há castanhas para assar/ o vinho novo para provar/ vem aí o S. Martinho/ e muita alegria para o festejar.

Em casa de toda a gente/ a chaminé está a fumegar/ sente-se o cheiro na rua./ O S. Martinho está no ar.

No dia de S. Martinho/ faz um sol radioso/ para honrar um homenzinho/ que ajudou um pobre idoso.

No dia de S. Martinho/ as castanhas vou assar/ todos juntos em família/ vamos lá festejar.
Maria Leonor Alves

Fui à festa da Aldeia/ com o Carlos e o Augusto/ quando lá chegámos/ fizemos um grande magusto.
João Pedro

No dia 11 de novembro/ o magusto vou festejar/ o pai prova um bom vinho/ para esse dia celebrar.

Castanhas bem quentinhas/ no fogão a estalar/ apanho uma apanho duas/ assim as como até me fartar.

S. Martinho meu santinho/ como tu não há igual/ ajudaste o mendiguinho/ num dia de vendaval.
Tiago

Castanhas, castanhas/ tão boas que são/ bem assadinhas/ e ninguém diz que não.

S. Martinho vamos comemorar/ é dia de rir/ e de castanhas assar.
Beatriz Rodrigues

No dia de S. Martinho/ faz-se o magusto,/ prova-se o vinho/ e depois canta-se o fadinho.

O castanheiro sai da terra/ o ouriço do castanheiro sai/ a castanha cai do ouriço/ e para assar direta vai.
Clara Rodrigues

O magusto tem boas castanhas para comer/ mas o que eu mais gosto de fazer/ é de as cozer.
Gonçalo Cardoso

Castanhas quentinhas/ Ao lume a estalar/ Nós vamos comê-las/ Até nos fartar.
João Tomás

Eu gosto muito do magusto/ porque tem muitas castanhas./ Eu gosto de brincar/ e tenho mutas manhas.
Tomás

No magusto/ come-se castanhas/ e quem comer muitas/ fica com banhas.
Maria Estrela

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Desafio de escrita - O outono - BCESC

   Parabéns aos alunos do CESC que participaram no desafio e que criaram acrósticos subordinados ao outono, sob a supervisão da Prof.ª Inês Correia!
  
Os pássaros fogem do frio.
Uns voam em família para
Terras mais quentinhas.
Outros regressam 
Na primavera para fazerem ninhos.
O tempo da Castanha é agora! 
(completado pelos meninos do primeiro ano)
  
O campo é muito bonito
Um dia a Ana foi buscar folhas
Tudo tinha mudado de cor
O meu tio apanha castanhas nesta altura.
Nenhuma folha fica igual
Os meninos aproveitam para brincar com elas.

                                                                        Catarina
Ontem vi
Um
Touro pisar um
Ouriço
Não chorou, mas...
Oh, se lhe apeteceu!
                                                                        Gabriela

Ouriços aparecem
Uvas também
Todos ajudam
Os amigos e os familiares
Noite e dia sem parar
Ontem, hoje e amanhã!
                                                                      Inês Vaz

O campo tem muitas folhas coloridas
Um dia cairão todas ao chão
Todos apanham castanhas, o que dá um grande trabalhão
Os meninos brincam ao pião.
No Outono há muita coisa para fazer
O agricultor nunca para não.
                                                           Ana

  Ouvimos
  Uivar
  Todos
  Os
aNimais
nO monte
                        Inês

    Ouriços
chUva
    Tempo mau
   fOlhas
    Neve
friO

                        Lara

sábado, 31 de outubro de 2015

Comemorar para recordar - Halloween


    A professora Ana Pereira e os seus alunos de Inglês da turma 8.º D decoraram a BEgas com símbolos do Dia das Bruxas, que foram criados no contexto da sala de aula.
   Agradecemos o seu contributo nesta decoração alusiva ao Halloween!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Comemorar para recordar - A Biblioteca Escolar é Super! - Frases dos alunos da Escola Básica n.º 1 de S. Cipriano

. A Biblioteca é um mundo.... onde se pode ler, escrever e brincar com os livros. - Leonor
. A Biblioteca é um lugar cheio de sabedoria. - Maria Estrela
. Uma Biblioteca é um sítio onde as pessoas podem desfrutar de livros maravilhosos, e assim voar para outros mundos. - Beatriz
. A Biblioteca é uma casa muito divertida, mas só para os meninos bem comportados. Por isso, aqueles que se portam mal, perdem a oportunidade de aprender, ler e escrever. - Gonçalo Cardoso
. A Biblioteca é um lugar espetacular  porque tem muitos livros para aprendermos coisas divertidas e especiais. - Daniela Pinto
. A Biblioteca é um local onde se faz os T.P.C´s, lê livros, ouve histórias e vê filmes. Mas nestas atividades temos de fazer silêncio. - Madalena
. A Biblioteca é um lugar silencioso, onde se pode estudar, ler e pesquisar. É um lugar onde se pode fazer muita coisa, menos correr e gritar. - Sofia
. A Biblioteca é um mundo, onde podemos viajar, e também novas histórias encontrar. - Filipa Rodrigues
. Na Biblioteca quantos mais livros eu ler, mais imaginação vou ter. - Rodrigo Morais
. Na Biblioteca há livros especialmente anormais. - Tiago SC1
. Na Biblioteca há muitos amigos com quem podemos aprender muitas coisas. - João Pedro  Resende
. Na Biblioteca há contos, fábulas, romances e histórias. É um mundo cheio de cor e alegria. - Gonçalo Bernardo
. A Biblioteca é um lugar especial porque podemos ler e aprender. - Cristiana
. A Biblioteca é um sítio especial porque se pode ler livros, contar histórias e pesquisar na internet. - Patrícia
. A Biblioteca é um lugar para ler e estudar. - Rodrigo Cardoso
. A Biblioteca é muito bonita e especial. - Francisca 2.º ano
. A Biblioteca é um lugar cheio de livros, que tem muitas histórias e os meninos gostam muito de ler e aprender. - Mariana
. Na biblioteca há histórias encantadas e engraçadas. - Nelson
. Na nossa escola há uma biblioteca super, que nos ensina a ler e a escrever. - Nelson
. A Biblioteca é um lugar sossegado, onde se pode ler, estudar, pesquisar e viajar. - Miguel
. Na Biblioteca há uma diversidade de letras e palavras que provocam uma grande diversão. - Nelson
. A Biblioteca é um lugar onde podemos encontrar todo o tipo de livros e histórias que nos ajudam a crescer. - Bruna
. A Biblioteca é muito importante, bonita e interessante. - Leandro
. A Biblioteca é um lugar especial para ler livros, estudar, jogar e ganhar concursos. - Tomás
. A Biblioteca é um lugar de conhecimento, tem livros , para ler e ensinar a escrever. Lá também podemos ouvir histórias tristes ou engraçadas. - João Tomás

. A Biblioteca é muito especial e importante, com ela aprendemos palavras novas, com que escrevemos frases bonitas. - Margarida Isabel  

Comemorar para recordar - A Biblioteca Escolar é Super! - Frases do Livro da B.J.C.D. e do Livro da BEgas

. Sabe tão bem estar na biblioteca a ler um livro, saborear letra a letra, imaginar que estamos nessa precisa história. É lindo! – Maria José, 6.º D 

. A biblioteca é um lugar mágico onde se aprende a ler cada vez melhor. Inês, 6.º E

. É um lugar mágico com palavras de encantar, onde os livros ganham vida. É a biblioteca escolar. – Francisca Tuna, 6.º C 
. Na biblioteca escolar, terás felicidade com a tua imaginação, sempre em liberdade. – Beatriz Oliveira, 6.º A 
. A Biblioteca Escolar/ Um lugar de magia/ Com os seus amigos livros/ Que me dão muita alegria. – Beatriz Almeida, 6.º A
. A biblioteca é um bem essencial para aprender a ler. – Dinis Moura, 5.º B
. A biblioteca é um lugar/ Onde a gente pode estar/ Devemos estar em silêncio/ Porque há gente a estudar// Na biblioteca da escola/ Livros podemos requisitar/ Realizamos muitas atividades/ Para o sucesso alcançar. – Margarida Resende, 6.º A (com ajuda)
. Adoro a biblioteca porque se aprende muita coisa. – Jéssica, 6.º E
. A biblioteca tem sabedoria e pode-nos ensinar várias coisas, como um mundo colorido. – Maria Costa, 6.º E
. Quando estou na biblioteca sinto-me muito feliz,/ Parece que estou dentro do livro/ E isso faz com que eu repita 3 vezes esse livro./ É isso que me faz gostar tanto da biblioteca. – Carolina, 6.º D
. A biblioteca é um sítio mágico onde se pode ler e aprender. – Mariana Pereira, 6.º E
. A biblioteca é uma fonte de informação e imaginação e é um lugar inspirador. – Carolina, 5.º B
. A biblioteca é um lugar onde reina a imaginação, basta cá entrar, para sonhar até mais não. – Bruno Oliveira, 6.º A
. A biblioteca é um sítio onde gosto de ir e lá leio livros que me fazem sorrir. – João, 6.º E
. A biblioteca é um mundo a descobrir, os livros são as montanhas e as palavras tocam-nos no coração como pequenas flores que florescem dentro da palavra mágica. A Biblioteca é um mundo mágico! – Maria Filipe, 6.º C
. A biblioteca é um lugar mágico onde tudo podemos saber. – Maria Cardoso, 6.º E
. Aprender não é só ler nos manuais, é conhecer, é ser livre e, a partir da biblioteca, conseguimo-lo. – Ana Luísa, 5.º B
. Entre livros e cadernos/ Que deslumbram toda a gente/ O que reina é o silêncio/ Que faz concentrar a nossa mente.// É o melhor local de estudo,/ Onde há regras para aprender/A Biblioteca é um mundo/ Onde tudo podes ler! – Clara Pinto, 6º C
. Quando estou na biblioteca, estou contente pois, ao ler, sinto-me bem. Para mim, é importante, para que no futuro tenha algum trabalho relacionado com português. – Fabiana, 6.º D
. Eu adoro a biblioteca, gosto de lá estar. É muito fixe, tem muitos livros para nós lermos e tem computadores para nós trabalharmos quando precisamos. – Leonor, 6.º C
. Eu gosto de ler na biblioteca e gosto de fazer coisas bonitas. – Afonso, 6.º C
. A biblioteca é um sítio onde podemos aprender, melhorar a leitura e tudo mais. É divertido e podemos estudar em paz. Porque a biblioteca é um sítio de silêncio. – Érica, 6.º E
. A biblioteca é um sítio onde os livros reinam. Quando eu venho à biblioteca fico encantada! –Ana Luísa, 5.º A
. A biblioteca é um lugar onde se pode ler, escrever e fazer trabalhos de casa. – Mariana Bravo, 6.º F
. A biblioteca é um local onde há um livro com um ensino diferente. – José Mário, 5.º D
. A biblioteca é um sítio onde se podem aprender coisas novas. – Francisco, 6.º E
. A biblioteca é um lugar mágico onde podemos ler e onde muito podemos aprender. – Maria Inês, 6.º E
. A biblioteca é um mundo onde se aprende de tudo um pouco. – Maria Rabaça, 6.º E
. A biblioteca é um espaço espetacular. – José Maria Leitão, 5.º D
. A biblioteca é lugar muito especial onde acontece de tudo. – Maria Miguel, 6.º E
. A biblioteca é um sítio onde nós podemos aprender, ler livros e também aprender a ser bem-educados, com os nossos colegas e companheiros. – Catarina Xavier, 5.º A

*A Biblioteca é um mundo de aventura e sonhos de encantar. – Gonçalo, 7.º B
* A Biblioteca é um espaço de grande importância pois, para além de ser um local cheio de conhecimento e sabedoria, para nos oferecer, é local perfeito de trabalho, fornecendo, por outro lado, lazer para a nossa mente, dado que o estudo e a leitura acabam por ser isso. – António Manuel Tuna Moura Guedes, 12.º A
* Na Biblioteca vamos estudar, ler e trabalhar. E, para boas notas tirar, teremos de a utilizar. – Ana Sofia, 8.º A
* Você quer armas? Estamos numa Biblioteca! Livros! As armas melhores do mundo! – Marcelo Pereira, 11.º A
* A Biblioteca, para nós, é uma caixa mágica que guarda os livros e a primeira etapa para nos apaixonarmos pela leitura. – Beatriz Carina, 8.º B
* A Biblioteca é o lugar mais rico que pode existir na Terra, pois a maior riqueza não é o dinheiro, mas sim o conhecimento. E esse local está reservado para esta única e preciosa riqueza. – Sabrina Pereira Ribeiro, 9.º A
* Na Biblioteca a ler/ Na Biblioteca a estudar/ Na Biblioteca em silêncio/ Na Biblioteca vou estar. – Gonçalo Almeida, 9.º D
* Se queres escrever/ Muitos livros terás de ler/ Na Biblioteca poderás encontrar/ Muitos livros de encantar/ Para os teus objetivos alcançar. – Ana Pinto, 8.º A
* A Biblioteca é um jardim de livros onde todos somos borboletas! – Luana Souza, 10.º B
* A Biblioteca é um lar de sabedoria, uma escola onde podemos aprender, uma casa onde reina um mundo de alegria! – Beatriz Melo, 8.º A
* A Biblioteca é um lugar onde se pode aprender toda a sabedoria! – Tiago Ribeiro, 9.º A
* As melhores e mais lindas coisas não se podem ver, nem tocar. Dentro da Biblioteca, elas devem ser sentidas com o coração. – Ricardo Gomes, 10.º D
* Desde ler livros até no computador pesquisar, a biblioteca é um sítio muito agradável para estar. – Carlos Carneiro, 9.º B
* Não seria mais divertido se as bibliotecas fossem mais importantes do que os bancos? – Mariana Rabaça, 10.º B
* Na Biblioteca lemos/ Aprendemos com amigos/ Damos asas à imaginação/ E escrevemos com correcção. – Vera Silva, 9.º A
* A Biblioteca é um mundo de histórias onde reina o mundo dos livros! – Rafael Andrade, 7.º A
* Na BEgas, posso muitos livros ler. Livros espetaculares, onde muito posso aprender. – Rui Almeida, 9.º B
* A Biblioteca é um dos lugares melhores que pode haver, pois podemos especializar-nos na leitura e aprender cada vez mais. – Luís Duarte, 10.º B
* Todos os dias escolares, vou para a BEgas, não só para estudar mas também para dialogar com os meus colegas. – Pedro Almeida, 9.º B
* A Biblioteca é o mundo do silêncio e da paz! – Luciana, 7.º B
* Na Biblioteca, encontras tudo o que precisas para completar a tua aprendizagem. – Luís Alves, 8.º B
* A leitura de um bom livro proporciona viajar e conhecer o outro lado do mundo. – Cristiana Pinto, 12.º A
*Se uma palavra quiseres procurar/É nos dicionários da BEgas que te deves informar/Se uma pesquisa quiseres fazer/ É nos computadores que deves permanecer/Se uma dúvida quiseres pôr/ Terás a professora ao teu dispor. – Fábio Barbosa, 7.º A
* Na biblioteca, podemos encontrar livros extraordinários de variados assuntos. – Luís Pinto, 9.º B
* A biblioteca é um mundo de páginas. – Tiago, 7.º B
* Ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental. – Ana Lourenço, 12.º A
* BEgas – espaço muito bem organizado e silencioso. É um bom lugar para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos. – António Magalhães, 10.º B
* É preciso folhear meia biblioteca, para fazer um livro! – Cátia Pereira, 12.º A
* A biblioteca vou frequentar para o meu estudo realizar e os meus objetivos alcançar. – Carina Lourenço, 12.º A
* Na biblioteca eu vou estar. Prefiro ler em vez de passear. – Tânia Ferreira, 9.º A
* À biblioteca venho estudar/ Nos livros ou nos computadores/ Para o nono ano ultrapassar/E no futuro vencer. – Rafaela Carneiro, 9.º C
* A biblioteca é um espaço que está muito bem organizado e é um local onde eu estudo! – Marco, 10º B
* A biblioteca é a magia da escola. – Lara, 7.º B
* A biblioteca vou frequentar/ Para muito aprender/ Livros vou ler/ Para muito conhecer. – Ana Margarida Rabaça, 9.º C
* A biblioteca faz a diferença. – Rita Moura, 12.º A
* Na biblioteca encontramos a história de tudo o que quisermos. Leandro Pereira, 9.º B.
* A biblioteca para mim é um livro, tanto pode ser de aventuras, comédias, romances e de tudo o que nos faz feliz. – José Truta, 7.º A
* A biblioteca é um local onde todos os nossos sonhos nascem e onde podemos conhecer melhor o mundo. – Ana Filipa Pinto, 9.º A
* A biblioteca é um espaço para se lerem livros de diferentes terras. – Diogo Ricardo, 8.º B
* Os livros são segredos e não há quem os descubra. Por isso, eles contam contigo para desvendar o mistério – Mariana Pereira, 12.º A
* A Biblioteca é um bom sítio para se estar e leem-se muitos e bons livros. – Cristiana Gabriel, 8.º B
* Regra dos 3 simples: a leitura está para a mente assim como o ar está para a vida. – Ana Rita
* Os livros transportam-me para uma outra realidade que me dá alento para os novos desafios que vivo diariamente. Os livros dão asas aos meus sonhos. – Inês Matos, 7.º A
* A Biblioteca é uma casa que nos alimenta de sabedoria e nos enche de alegria! – Francisco, 12.º A
* A biblioteca é um local de reflexão e incentivo ao estudo. – Daniela, 12.º A
* Na Biblioteca podemos estudar. Para isso acontecer, em silêncio temos de estar. – Diana Pinto, 9.º A
* Na minha escola, há uma Biblioteca cada vez mais evoluída. Sempre que lá entro, saio de lá mais instruída. – Marta, 7.º A
* Se queres ter boas recordações e entrar num clima aconchegante, vem à Biblioteca BEgas que entre todas é a mais importante. – Marisa Duarte, 7.º A
* A biblioteca é o lugar onde podemos estar a conversar em silêncio com os nossos amigos: os livros! – Ânia Rodrigues, 9.º A