Livros expostos na BEgas
Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Expor, ler e refletir / Comemorar para recordar - Dia Nacional do Mar

Tendo por principal objetivo recordar e suscitar a reflexão sobre a importância do mar para a economia e o desenvolvimento de Portugal, os alunos das turmas 8.º B, 10.º A e 9.º A fomentaram a exposição que se encontra na BEgas, através da pesquisa de poemas sobre o mar, recolha de elementos subordinados ao mar e criação de cartazes e ilustração dos poemas, respetivamente.Os diversos trabalhos, inseridos no Projeto Eco-Escolas, resultaram do trabalho colaborativo e da articulação curricular e foram supervisionados pelas professoras Maria de Deus (em Educação para a Cidadania), Marisa Neves (no Português) e Delfina Veloso (na disciplina de Educação Visual).
A todos os participantes, muitos parabéns e continuação de boas partilhas!
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias
Publicada por
Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
à(s)
06:16
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
"Agrupamento escolas Resende",
Resende
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Desafio de escrita / Comemorar para recordar - O Magusto
Orientados pela Prof.ª Inês Correia, na Biblioteca de S. Cipriano, os alunos criaram as quadras seguintes:
No dia 11 de Novembro/ festeja-se o S. Martinho./ Neste dia come-se castanhas/ e bebe-se um bom vinho.
O magusto é uma festa/ que dá para brincar/ deitamos castanhas ao lume/ para as poder ver saltar.
A lenda de S. Martinho/ todos temos que saber/ desde que andamos na escola/ sempre a ouvimos dizer.
A castanha é um fruto/ que tem também tem muita manha/ quando cai do ouriço/ é de quem a apanha.
Filipa
S. Martinho magusteiro/ Que une a pequenada./ As castanhas fazem a festa/ És a alegria da rapaziada.
Lá estava um pobre mendigo/ Num dia tempestuoso/ S. Martinho deu-lhe abrigo/ E apareceu um sol maravilhoso.
Gonçalo Fernandes
Fui à festa da Aldeia/ com o Carlos e o Augusto/ quando lá chegámos/ fizemos um grande magusto.
João Pedro
Vou fazer um magusto/ Com o meu primo Augusto/ que apanhou um grande susto.
Vou comer castanhas/ bem assadinhas/ e brincar com os meus colegas/ e com as minhas amiguinhas.
Margarida
Há castanhas para assar/ o vinho novo para provar/ vem aí o S. Martinho/ e muita alegria para o festejar.
Em casa de toda a gente/ a chaminé está a fumegar/ sente-se o cheiro na rua./ O S. Martinho está no ar.
No dia de S. Martinho/ faz um sol radioso/ para honrar um homenzinho/ que ajudou um pobre idoso.
No dia de S. Martinho/ as castanhas vou assar/ todos juntos em família/ vamos lá festejar.
Maria Leonor Alves
Fui à festa da Aldeia/ com o Carlos e o Augusto/ quando lá chegámos/ fizemos um grande magusto.
João Pedro
No dia 11 de novembro/ o magusto vou festejar/ o pai prova um bom vinho/ para esse dia celebrar.
Castanhas bem quentinhas/ no fogão a estalar/ apanho uma apanho duas/ assim as como até me fartar.
S. Martinho meu santinho/ como tu não há igual/ ajudaste o mendiguinho/ num dia de vendaval.
Tiago
Castanhas, castanhas/ tão boas que são/ bem assadinhas/ e ninguém diz que não.
S. Martinho vamos comemorar/ é dia de rir/ e de castanhas assar.
Beatriz Rodrigues
No dia de S. Martinho/ faz-se o magusto,/ prova-se o vinho/ e depois canta-se o fadinho.
O castanheiro sai da terra/ o ouriço do castanheiro sai/ a castanha cai do ouriço/ e para assar direta vai.
Clara Rodrigues
O magusto tem boas castanhas para comer/ mas o que eu mais gosto de fazer/ é de as cozer.
Gonçalo Cardoso
Castanhas quentinhas/ Ao lume a estalar/ Nós vamos comê-las/ Até nos fartar.
João Tomás
Eu gosto muito do magusto/ porque tem muitas castanhas./ Eu gosto de brincar/ e tenho mutas manhas.
Tomás
No magusto/ come-se castanhas/ e quem comer muitas/ fica com banhas.
Maria Estrela
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Desafio de escrita - O outono - BCESC
Parabéns aos alunos do CESC que participaram no desafio e que criaram acrósticos subordinados ao outono, sob a supervisão da Prof.ª Inês Correia!
Os pássaros fogem do frio.
Uns voam em família para
Terras mais quentinhas.
Outros regressam
Na primavera para
fazerem ninhos.
O tempo da Castanha é agora!
(completado
pelos meninos do primeiro ano)
O campo é muito bonito
Um dia a Ana foi buscar folhas
Tudo tinha mudado de cor
O meu tio apanha castanhas nesta altura.
Nenhuma folha fica igual
Os meninos aproveitam para brincar com elas.
Catarina
Ontem vi
Um
Touro pisar um
Ouriço
Não chorou, mas...
Oh, se lhe apeteceu!
Gabriela
Ouriços aparecem
Uvas também
Todos ajudam
Os amigos e os familiares
Noite e dia sem parar
Ontem, hoje e amanhã!
Inês
Vaz
O campo tem muitas folhas coloridas
Um dia cairão todas ao chão
Todos apanham castanhas, o que dá um grande
trabalhão
Os meninos brincam ao pião.
No Outono há muita coisa para fazer
O agricultor nunca para não.
Ana
Ouvimos
Uivar
Todos
Os
aNimais
nO monte
Inês
Ouriços
chUva
Tempo
mau
fOlhas
Neve
friO
Lara
sábado, 31 de outubro de 2015
Comemorar para recordar - Halloween
A professora Ana Pereira e os seus alunos de Inglês da turma 8.º D decoraram a BEgas com símbolos do Dia das Bruxas, que foram criados no contexto da sala de aula.
Agradecemos o seu contributo nesta decoração alusiva ao Halloween!
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
Comemorar para recordar - A Biblioteca Escolar é Super! - Frases dos alunos da Escola Básica n.º 1 de S. Cipriano
. A Biblioteca é um mundo.... onde se pode ler,
escrever e brincar com os livros. - Leonor
. A Biblioteca é um lugar cheio de sabedoria. -
Maria Estrela
. Uma Biblioteca é um sítio onde as pessoas
podem desfrutar de livros maravilhosos, e assim voar para outros mundos. - Beatriz
. A Biblioteca é uma casa muito divertida, mas
só para os meninos bem comportados. Por isso, aqueles que se portam mal, perdem
a oportunidade de aprender, ler e escrever. - Gonçalo Cardoso
. A Biblioteca é um lugar espetacular porque tem muitos livros para aprendermos
coisas divertidas e especiais. - Daniela Pinto
. A Biblioteca é um local onde se faz os
T.P.C´s, lê livros, ouve histórias e vê filmes. Mas nestas atividades temos de
fazer silêncio. - Madalena
. A Biblioteca é um lugar silencioso, onde se
pode estudar, ler e pesquisar. É um lugar onde se pode fazer muita coisa, menos
correr e gritar. - Sofia
. A Biblioteca é um mundo, onde podemos viajar,
e também novas histórias encontrar. - Filipa Rodrigues
. Na Biblioteca quantos mais livros eu ler,
mais imaginação vou ter. - Rodrigo Morais
. Na Biblioteca há livros especialmente
anormais. - Tiago SC1
. Na Biblioteca há muitos amigos com quem
podemos aprender muitas coisas. - João Pedro
Resende
. Na Biblioteca há contos, fábulas, romances e
histórias. É um mundo cheio de cor e alegria. - Gonçalo Bernardo
. A Biblioteca é um lugar especial porque
podemos ler e aprender. - Cristiana
. A Biblioteca é um sítio especial porque se pode
ler livros, contar histórias e pesquisar na internet. - Patrícia
. A Biblioteca é um lugar para ler e estudar. -
Rodrigo Cardoso
. A Biblioteca é muito bonita e especial. - Francisca
2.º ano
. A Biblioteca é um lugar cheio de livros, que
tem muitas histórias e os meninos gostam muito de ler e aprender. - Mariana
. Na biblioteca há histórias encantadas e
engraçadas. - Nelson
. Na nossa escola há uma biblioteca super, que
nos ensina a ler e a escrever. - Nelson
. A Biblioteca é um lugar sossegado, onde se
pode ler, estudar, pesquisar e viajar. - Miguel
. Na Biblioteca há uma diversidade de letras e
palavras que provocam uma grande diversão. - Nelson
. A Biblioteca é um lugar onde podemos
encontrar todo o tipo de livros e histórias que nos ajudam a crescer. - Bruna
. A Biblioteca é muito importante, bonita e
interessante. - Leandro
. A Biblioteca é um lugar especial para ler
livros, estudar, jogar e ganhar concursos. - Tomás
. A Biblioteca é um lugar de conhecimento, tem
livros , para ler e ensinar a escrever. Lá também podemos ouvir histórias
tristes ou engraçadas. - João Tomás
. A Biblioteca é muito especial e importante,
com ela aprendemos palavras novas, com que escrevemos frases bonitas. - Margarida
Isabel
Subscrever:
Mensagens (Atom)








