Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Comemorar para recordar - Dia Nacional do Pijama no CESMM

Em articulação com a comunidade escolar (pessoal docente, não docente e alunos), a equipa da Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros integrou-se na comemoração do Dia Nacional do Pijama. Durante todo o dia, realizaram-se atividades lúdicas e educativas, no sentido de sensibilizar as crianças para a necessidade de se solidarizarem com outras que, vivendo situações difíceis, necessitam da nossa ajuda para serem minoradas.
No auditório do CESMM, o grupo docente apresentou aos alunos a história “A Aranha Delicada”. No átrio, proporcionou-se a participação em diversos jogos e atividades, como a teia dos desejos, onde foram colocadas frases ou desenhos, expressando os desejos de cada um para o bem de todas as crianças. Dando asas à criatividade, pintaram também pequenas pedras, com as quais cada turma criou, na biblioteca, a sua própria história. As atividades culminaram com a recolha das “casinhas” com os donativos, para a Associação “Mundos de Vida”, e a participação de todos na coreografia, ao ritmo do hino da Missão Pijama.

A Professora Bibliotecária, Glória Gonçalves

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Expor, ler e refletir / Comemorar para recordar - Dia Nacional do Mar

   Tendo por principal objetivo recordar e suscitar a reflexão sobre a importância do mar para a economia e o desenvolvimento de Portugal, os alunos das turmas  8.º B, 10.º A e 9.º A fomentaram a exposição que se encontra na BEgas, através da pesquisa de poemas sobre o mar, recolha de elementos subordinados ao mar e criação de cartazes e ilustração dos poemas, respetivamente.



 
 Os diversos trabalhos, inseridos no Projeto Eco-Escolas, resultaram do trabalho colaborativo e da articulação curricular e foram supervisionados pelas professoras Maria de Deus (em Educação para a Cidadania), Marisa Neves (no Português) e Delfina Veloso (na disciplina de Educação Visual).
   A todos os participantes, muitos parabéns e continuação de boas partilhas!

A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Desafio de escrita / Comemorar para recordar - O Magusto

Orientados pela Prof.ª Inês Correia, na Biblioteca de S. Cipriano, os alunos criaram as quadras seguintes:

No dia 11 de Novembro/ festeja-se o S. Martinho./ Neste dia come-se castanhas/ e bebe-se um bom vinho.

O magusto é uma festa/ que dá para brincar/ deitamos castanhas ao lume/ para as poder ver saltar.

A lenda de S. Martinho/ todos temos que saber/ desde que andamos na escola/ sempre a ouvimos dizer.

A castanha é um fruto/ que tem também tem muita manha/ quando cai do ouriço/ é de quem a apanha.
Filipa

S. Martinho magusteiro/ Que une a pequenada./ As castanhas fazem a festa/ És a alegria da rapaziada.

Lá estava um pobre mendigo/ Num dia tempestuoso/ S. Martinho deu-lhe abrigo/ E apareceu um sol maravilhoso.
Gonçalo Fernandes

Fui à festa da Aldeia/ com o Carlos e o Augusto/ quando lá chegámos/ fizemos um grande magusto.
João Pedro

Vou fazer um magusto/ Com o meu primo Augusto/ que apanhou um grande susto.

Vou comer castanhas/ bem assadinhas/ e brincar com os meus colegas/ e com as minhas amiguinhas.
Margarida

Há castanhas para assar/ o vinho novo para provar/ vem aí o S. Martinho/ e muita alegria para o festejar.

Em casa de toda a gente/ a chaminé está a fumegar/ sente-se o cheiro na rua./ O S. Martinho está no ar.

No dia de S. Martinho/ faz um sol radioso/ para honrar um homenzinho/ que ajudou um pobre idoso.

No dia de S. Martinho/ as castanhas vou assar/ todos juntos em família/ vamos lá festejar.
Maria Leonor Alves

Fui à festa da Aldeia/ com o Carlos e o Augusto/ quando lá chegámos/ fizemos um grande magusto.
João Pedro

No dia 11 de novembro/ o magusto vou festejar/ o pai prova um bom vinho/ para esse dia celebrar.

Castanhas bem quentinhas/ no fogão a estalar/ apanho uma apanho duas/ assim as como até me fartar.

S. Martinho meu santinho/ como tu não há igual/ ajudaste o mendiguinho/ num dia de vendaval.
Tiago

Castanhas, castanhas/ tão boas que são/ bem assadinhas/ e ninguém diz que não.

S. Martinho vamos comemorar/ é dia de rir/ e de castanhas assar.
Beatriz Rodrigues

No dia de S. Martinho/ faz-se o magusto,/ prova-se o vinho/ e depois canta-se o fadinho.

O castanheiro sai da terra/ o ouriço do castanheiro sai/ a castanha cai do ouriço/ e para assar direta vai.
Clara Rodrigues

O magusto tem boas castanhas para comer/ mas o que eu mais gosto de fazer/ é de as cozer.
Gonçalo Cardoso

Castanhas quentinhas/ Ao lume a estalar/ Nós vamos comê-las/ Até nos fartar.
João Tomás

Eu gosto muito do magusto/ porque tem muitas castanhas./ Eu gosto de brincar/ e tenho mutas manhas.
Tomás

No magusto/ come-se castanhas/ e quem comer muitas/ fica com banhas.
Maria Estrela

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Desafio de escrita - O outono - BCESC

   Parabéns aos alunos do CESC que participaram no desafio e que criaram acrósticos subordinados ao outono, sob a supervisão da Prof.ª Inês Correia!
  
Os pássaros fogem do frio.
Uns voam em família para
Terras mais quentinhas.
Outros regressam 
Na primavera para fazerem ninhos.
O tempo da Castanha é agora! 
(completado pelos meninos do primeiro ano)
  
O campo é muito bonito
Um dia a Ana foi buscar folhas
Tudo tinha mudado de cor
O meu tio apanha castanhas nesta altura.
Nenhuma folha fica igual
Os meninos aproveitam para brincar com elas.

                                                                        Catarina
Ontem vi
Um
Touro pisar um
Ouriço
Não chorou, mas...
Oh, se lhe apeteceu!
                                                                        Gabriela

Ouriços aparecem
Uvas também
Todos ajudam
Os amigos e os familiares
Noite e dia sem parar
Ontem, hoje e amanhã!
                                                                      Inês Vaz

O campo tem muitas folhas coloridas
Um dia cairão todas ao chão
Todos apanham castanhas, o que dá um grande trabalhão
Os meninos brincam ao pião.
No Outono há muita coisa para fazer
O agricultor nunca para não.
                                                           Ana

  Ouvimos
  Uivar
  Todos
  Os
aNimais
nO monte
                        Inês

    Ouriços
chUva
    Tempo mau
   fOlhas
    Neve
friO

                        Lara

sábado, 31 de outubro de 2015

Comemorar para recordar - Halloween


    A professora Ana Pereira e os seus alunos de Inglês da turma 8.º D decoraram a BEgas com símbolos do Dia das Bruxas, que foram criados no contexto da sala de aula.
   Agradecemos o seu contributo nesta decoração alusiva ao Halloween!