A equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende deseja, a toda a comunidade educativa, um santo e feliz Natal e um 2016 repleto de saúde, alegrias, sucessos e boas leituras!
Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Desafio Eco-Escolas - Concurso de brinquedos reciclados, na Escola Secundária
No âmbito das atividades do projeto Eco-Escolas, a comunidade educativa do AEResende foi desafiada a participar no Concurso de Brinquedos Reciclados.
Muitos parabéns, a todos os alunos participantes e, em especial, às alunas que criaram os trabalhos premiados: Diana Maria Diogo Sousa e Diana Monteiro Ana Pereira (ambas do 8.º C)!
Os prémios, patrocinados pela Porto Editora, serão entregues no dia 17 de dezembro, durante a Festa de Natal.
domingo, 13 de dezembro de 2015
Desafios e apoio a concursos de leitura, de escrita e outros - Histórias a partir de pedrinhas pintadas
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
Desafios e apoio a concursos de leitura, de escrita e outros - Acróstico de Natal
Muitos parabéns a todos os alunos participantes no desafio Acróstico de Natal, dinamizado no âmbito da iniciativa Desafios e apoio a concursos de leitura, de escrita e outros!


Nasceu Jesus Salvador,
Ainda pequenino mas repleto de amor.
Tinha um coração de ouro e diamante,
por cimA de si, a fascinante estrela brilhante.
Louvemos o Senhor!
Bruno Oliveira, 6.º A
Noite de paz e alegria.
Amizade e amor no centro da mesa.
Tempo da união.
Ajudar pessoas carenciadas.
Luz e calor acolhem o Senhor.
Leandro Rocha, 7.º A
Natal é:
Amor e alegria.
Toda a família em união.
Amizade para todos,
Lá no fundo do coração.
Nascimento natural no seio de uma família.
Amor e alegria.
Toda a família em união.
Amizade para todos,
Lá no fundo do coração.
Margarida Bernardo, 5.º D
Nascimento natural no seio de uma família.
Amor de Deus revelado à humanidade.
Trabalho de Deus para salvar os pecadores.
Aliança Nova entre Deus e a humanidade.
Libertação graciosa e esperança aos oprimidos.
Élton Pereira, 7.º A
Nasce amor no nosso coração.
Altruísmo é muito importante.
Ternura acompanha nosso ser,
Algures numa terra distante.
Lá, longe numa estrela brilhante.
Clara Pinto, 6.º C
Nascimento de Jesus,
Amor espalhado pelo mundo,
Toda a família junta,
Alegria em toda a casa.
Lá no alto da árvore, há uma estrela.
Francisca Tuna, 6.º C
Nascimento de Jesus,
Amor espalhado pelo mundo,
Toda a família junta,
Alegria em toda a casa.
Lá no alto da árvore, há uma estrela.
Francisca Tuna, 6.º C
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Comemorar para recordar / Expor, ler e Refletir - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Seguindo o programa, previamente afixado nas escolas, a equipa docente da Educação Especial promoveu várias atividades, tendo por objetivo principal comemorar e promover a reflexão acerca do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Na BEgas, os jovens da Educação Especial e os alunos da turma 8.º D foram envolvidos na atividade formativa subordinada ao tema Como agir com a deficiência, promovida pelo senhor agente da GNR, que despertou a atenção e incentivou ao diálogo, no sentido de todos os cidadãos se prevenirem de eventuais situações de risco de segurança pessoal e poderem atuar de forma mais consciente.
Que a comemoração deste dia seja vivido por todos nós com a consciência plena da igualdade na diferença!
A PB, Minervina Dias
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Comemorar para recordar / Expor, Ler e Refletir - Dia Mundial de Luta contra a Sida - Restauração da Independência de Portugal
O Agrupamento de Escolas de Resende aliou-se à causa da luta contra a Sida e à comemoração do dia da Restauração da Independência de Portugal, através da exposição de materiais e trabalhos subordinados a estas temáticas, suscitadores de leitura e reflexão.
A PB, Minervina Dias
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Comemorar para recordar - Dia Nacional do Pijama no CESMM
Em articulação
com a comunidade escolar (pessoal docente, não docente e alunos), a equipa da Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros integrou-se na comemoração do Dia
Nacional do Pijama. Durante todo o dia, realizaram-se atividades lúdicas e
educativas, no sentido de sensibilizar as crianças para a necessidade de se solidarizarem
com outras que, vivendo situações difíceis, necessitam da nossa ajuda para
serem minoradas.
No auditório do
CESMM, o grupo docente apresentou aos alunos a história “A Aranha Delicada”.
No átrio, proporcionou-se a participação em diversos jogos e atividades, como a
teia dos desejos, onde foram colocadas frases ou desenhos, expressando os
desejos de cada um para o bem de todas as crianças. Dando asas à criatividade,
pintaram também pequenas pedras, com as quais cada turma criou, na biblioteca,
a sua própria história. As atividades culminaram com a recolha das “casinhas”
com os donativos, para a Associação “Mundos de Vida”, e a participação de todos
na coreografia, ao ritmo do hino da Missão Pijama.
A Professora Bibliotecária, Glória Gonçalves
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















