Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Eça de Queirós na BEgas - Vamos ler e pesquisar!


   Enquadrada na iniciativa Vamos ler e pesquisar!, foi dinamizada, pela professora Marisa Neves,  a atividade "Eça de Queirós na BEgas", envolvendo a turma 9.º B e o ninho da 9.º A, em articulação e trabalho colaborativo com a professora Rita Almeida e a Biblioteca.
   A dinamizadora aplicou a Breve Ficha Bibliográfica, que suscitou a leitura, a pesquisa e a seleção de informação, tendo em conta os registos pedidos, a partir do material exposto e da consulta online da Fundação Eça de Queirós.
   Antes de saírem da BEgas, os alunos ouviram e refletiram sobre a leitura do conto A Aia.
   Realçamos o entusiasmo, a atenção e competências revelados pelos alunos, ao longo de todo o processo de trabalho.
   A atividade será aplicada às restantes turmas do 9.º ano, durante a presente semana.
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Projeto Young Volunteam na Escola secundária


   Realizou-se, hoje, na BEgas, a ação de sensibilização relativa a voluntariado, no âmbito do projeto Young Volunteam, coordenada pelas professoras Sandra Silva e Carla Costa (na Escola Secundária) e pelas doutoras Carla e Mariana (representantes da zona norte e centro, a nível nacional). 


   O senhor Diretor do AER realizou a abertura da iniciativa e teceu algumas considerações, relacionando voluntariado e cidadania.

   Partilhamos o depoimento prestado pela Dra. Mariana: «O Programa YVT pretende sensibilizar os alunos do ensino secundário para a prática de voluntariado, como expressão de cidadania, desafiando as escolas na realização de ações de voluntariado, mas também serem elas próprias os disseminadores da semente do voluntariado.»
   Muitos parabéns, aos 29 alunos da turma 10.º A envolvidos na atividade, acompanhados pela Prof.ª Isolina Tuna, e um forte agradecimento às estimadas formadoras, que sabiamente souberam motivar, esclarecer e desafiar os alunos a envolverem-se em atos de voluntariado, numa participação de cidadania ativa.
A Professora Bibliotecária, Minervina Dias

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Boas Festas - BE do AEResende

    

   A equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende deseja, a toda a comunidade educativa, um santo e feliz Natal e um 2016 repleto de saúde, alegrias, sucessos e boas leituras!


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Desafio Eco-Escolas - Concurso de brinquedos reciclados, na Escola Secundária

   No âmbito das atividades do projeto Eco-Escolas, a comunidade educativa do AEResende foi desafiada a participar no Concurso de Brinquedos Reciclados.
   Muitos parabéns, a todos os alunos participantes e, em especial, às alunas que criaram os trabalhos premiados: Diana Maria Diogo Sousa e Diana Monteiro Ana Pereira (ambas do 8.º C)!
   Os prémios, patrocinados pela Porto Editora, serão entregues no dia 17 de dezembro, durante a Festa de Natal.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Desafios e apoio a concursos de leitura, de escrita e outros - Histórias a partir de pedrinhas pintadas

    No Dia Nacional do Pijama, os alunos das turmas do 1.º CEB do CESMM, numa atividade de partilha entre os professores e a equipa da biblioteca escolar, pintaram pedrinhas com as quais criaram a sua história.





                                                 A Professora Bibliotecária, Glória Gonçalves

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Desafios e apoio a concursos de leitura, de escrita e outros - Acróstico de Natal

   


   Muitos parabéns a todos os alunos participantes no desafio Acróstico de Natal, dinamizado no âmbito da iniciativa Desafios e apoio a concursos de leitura, de escrita e outros!


N
asceu Jesus Salvador,
Ainda pequenino mas repleto de amor.
Tinha um coração de ouro e diamante,
por cimA de si, a fascinante estrela brilhante.
Louvemos o Senhor!
              Bruno Oliveira, 6.º A

Noite de paz e alegria.
Amizade e amor no centro da mesa.
Tempo da união.
Ajudar pessoas carenciadas.
Luz e calor acolhem o Senhor.
                     Leandro Rocha, 7.º A

Natal é:
Amor e alegria.
Toda a família em união.
Amizade para todos,
Lá no fundo do coração.
                      Margarida Bernardo, 5.º D

Nascimento natural no seio de uma família.
Amor de Deus revelado à humanidade.
Trabalho de Deus para salvar os pecadores.
Aliança Nova entre Deus e a humanidade.
Libertação graciosa e esperança aos oprimidos.
                                             Élton Pereira, 7.º A

Nasce amor no nosso coração.
Altruísmo é muito importante.
Ternura acompanha nosso ser,
Algures numa terra distante.
Lá, longe numa estrela brilhante.
                        Clara Pinto, 6.º C

Nascimento de Jesus,
Amor espalhado pelo mundo,
Toda a família junta,
Alegria em toda a casa.
Lá no alto da árvore, há uma estrela.
                      Francisca Tuna, 6.º C

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Comemorar para recordar / Expor, ler e Refletir - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



   Seguindo o programa, previamente afixado nas escolas, a equipa docente da Educação Especial promoveu várias atividades, tendo por objetivo principal comemorar e promover a reflexão acerca do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
     Na BEgas, os jovens da Educação Especial e os alunos da turma 8.º D foram envolvidos na atividade formativa subordinada ao tema Como agir com a deficiência, promovida pelo senhor agente da GNR, que despertou a atenção e incentivou ao diálogo, no sentido de todos os cidadãos se prevenirem de eventuais situações de risco de segurança pessoal e poderem atuar de forma mais consciente.
     Que a comemoração deste dia seja vivido por todos nós com a consciência plena da igualdade na diferença!
A PB, Minervina Dias