Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Desafios e apoio a concursos de leitura, de escrita e outros - Internet mais segura

   Na recordação dos cuidados a termos presentes na utilização da Internet, foram lançados, hoje, 3 desafios, a cumprir durante a semana pelos utilizadores da BEgas que desejem participar e partilhar o seu conhecimento, relativamente às situações propostas e ao uso das novas tecnologias.
   A todos, votos de bom desempenho! 
A PB, Minervina Dias
 Muitos parabéns aos alunos premiados!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

7.º Aniversário da Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte

   Os alunos da EB2 criaram um cartaz alusivo à comemoração do sétimo aniversário da BJCD, com duas quadras dedicadas ao seu patrono, o estimado Dr. Joaquim Correia Duarte.
   Muitos parabéns, à Biblioteca e também aos alunos que a utilizam e que fazem dela a casa da sabedoria e do intercâmbio da leitura e da reflexão, na construção do conhecimento!
A PB, Minervina Dias

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Nós e os outros (Educar para intervir) - Ódio não!

   Enquadradas na ação do PPA do AER, Nós e os outros (Educar para intervir), decorreram, hoje, na BEgas, duas sessões de sensibilização subordinadas ao tema Ódio não!, no âmbito d' O Movimento Contra o Discurso de Ódio, dinamizadas pela Dr.ª Teresa Teixeira, técnica do Instituto Português do Desporto e Juventude, em articulação e parceria com o Projeto de Educação para a Saúde (PES) e a Prof.ª Marisa Neves.
   Estiveram envolvidas as turmas 8.º A, 8.º B, 8.º C e 9.º D, supervisionadas pelas professoras Lurdes Gonçalves, Marisa Neves e Rita Almeida.
   Os alunos responderam com entusiasmo às questões acerca do Cyber Bullying e das dimensões do discurso de ódio, a partir do visionamento de  algumas situações, projetadas através da Internet, e dos desafios orais propostos pela formadora, realçando o pensamento «Todos diferentes, todos iguais».

A PB, Minervina Dias

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Desafios e apoio a Concursos de leitura, de escrita e outros - Faça lá um poema

   No âmbito da participação na primeira fase do concurso Faça lá um poema, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e pela Fundação Centro Cultural de Belém, o júri do AER teve o prazer de se deliciar com a leitura dos poemas concorrentes que, pela sua qualidade, integrarão o próximo Ebook do AEResende.
   Muitos parabéns, a todos os participantes, e especiais congratulações aos autores dos poemas selecionados:
. Bruna Raquel Almeida Saraiva - 1.º ciclo
. Clara Isabel Loureiro Pinto - 2.º ciclo
. José Luís Sequeira Truta - 3.º ciclo
. André Fernando Almeida Magalhães - Ensino Secundário
A PB, Minervina Dias

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Desafios e apoio a Concursos de leitura, de escrita e outros - Lenços dos namorados


    A Prof.ª Inês Correia dinamizou, na Biblioteca do Centro Escolar de S. Cipriano, o Concurso «Lenços dos Namorados», de que resultaram os trabalhos que se apresentam.
   A todos os envolvidos, muitos parabéns pela sua participação empenhada!
A PB, Minervina Dias

1º lugar

Ò S. Valentim
dás amor mágico
Agora dá-me um a mim,
Mas que não seja trágico!
                        Beatriz Rodrigues

2º lugar

No dia de S. Valentim
há muito carinho
As pessoas apaixonam-se
e voam como um passarinho!
                        Tiago

3º lugar

No dia de S. Valentim
uma coisa te vou dar
o meu amor por ti
num presente para guardar!
                        Sofia

Dia de S. Valentim
é dia dos namorados.
É um dia especial,
para os casais apaixonados!
                        Leandro

5º lugar

O dia dos namorados
é um dia para amar.
Duas pessoas apaixonadas
Fazem um lindo par!
                        João Tomás

6º lugar

No dia dos namorados
as pessoas derretem os corações.
Os namorados nesse dia
mostram suas paixões!
                        Gonçalo Cardoso

sétimos lugares ex equo

No dia S. Valentim
há muito amor e carinho
oferecem-se cartas e corações
e tudo quer um miminho!
                        Maria

É um dia especial
pessoas juntam-se a mim
faz-me saltar de alegria
o dia de S. Valentim!

Dia apaixonado
e romântico.
O amor é tão grande
como o Oceano Atlântico!
                    Beatriz Rodrigues

O dia de S. Valentim
é um dia especial
toda a gente namora
pois é o normal!

O dia dos namorados
é dia de S. Valentim
dá-se rosas bonitas
que vêm do jardim!

O dia de S. Valentim
é dia dos namorados
dá-se coisas românticas
com os corações apaixonados!

O dia dos namorados
é um dia diferente
dá-se coisas tão bonitas
a quem é inteligente!
                        Filipa
                       

No dia de São Valentim
No ar anda amor e carinho
É como um passarinho
Que não pode viver sem ninho!
                        Leandro

O dia de S. Valentim
é o dia dos namorados.
Os amigos estão contentes
e já estão apaixonados!


No dia de S. Valentim
há no ar amorzinho
toca-se cornetim
com muito carinho!
                        Tomás Bernardo


No dia de S. Valentim
o amor está no ar
as raparigas dão um beijinho
e os rapazes dão carinho!

O passarinho anda no céu
com um pano de linho
as pessoas gostam tanto
que até lhe dão um beijinho
                        Leonor

O dia de S. Valentim
é um dia muito romântico
a pomba vem do oceano atlântico
trazer uma carta para mim!
                        Gonçalo Bernardo

O dia de S. Valentim
é romântico para os namorados
oferecem-se flores do jardim
para ficarem mais amados!
                        Patrícia

O dia de S. Valentim
é um dia especial
para as meninas bonitas
formarem um casal!
                        Gonçalo Fernandes

No dia de S. Valentim
há amor no ar
sabe bem o amor
que anda a passear!

No dia de S. Valentim
há cartas a voar
paixões a nascer no jardim
para os namorados se casar!
                        Margarida

No dia dos namorados
dá-se cartas de S. Valentim
o amor espalha-se
e vem até mim.
                        Daniela

Eu gosto muito de ti
és carinhosa
dás-me colinho
e muito carinho.
                        Inês Vaz

Ó minha pomba
que estás a voar
Vai dar esta carta
ao meu par.

Ó minha bela donzela
tu és tão linda!
Entregava-te o meu coração
para seres só minha!
                        Tiago

No dia de S. Valentim
há muitos corações no ar
e muitas pessoas a amar
os filhinho sem numa mais parar!

No dia de S. Valentim
as pessoas que são apaixonadas
fazem um lenço de linho
para darem aos namorados!
                        Gonçalo Cardoso

O dia dos afetos
é dia de amar.
Os namorados escrevem uma carta
para a pomba levar!

O dia de São Valentim
é um dia romântico.
Os casais dançam
e cantam um cântico!

O dia de S. Valentim
é o dia dos namorados
Gostam muito um do outro
os casais apaixonados!
                        João Tomás

No dia de S. Valentim
vou pedir a uma andorinha
para me levar uma carta
para a minha amiguinha!
                        Bruna

Guarda bem este lenchinho
porque nele vai
todo o meu amorzinho!
                        Madalena                   

O dia de S. Valentim
é o dia dos namorados.
Os amigos estão contentes
e já estão apaixonados.
                        Rodrigo Saraiva

Neste dia de São Valentim,
vou-te dar muito amor
e vou dar-te
um presente com cor.
               Nelson

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Formação no AER - Supervisão Colaborativa e Desenvolvimento Profissional - Práticas de supervisão em contexto escolar

   Integrada no plano de formação do AEResende, decorreu, hoje, na BEgas, a primeira sessão da ação Supervisão Colaborativa e Desenvolvimento Profissional - Práticas de supervisão em contexto escolar, dinamizada pelos formadores Carla Costa e Rui Paulo Pina, envolvendo cerca de cinquenta professores/formandos das escolas de Resende.
      
     A todos, votos de bom trabalho, em prol do desenvolvimento de competências de formação profissional e pessoal!
A PB, Minervina Dias