Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Semana da Leitura, no CESMM

A turma M5, em parceria com a BE, a prof.ª de Movimento e Drama e de Música apresentaram a dramatização A girafa que comia estrelas.
 Esta atividade encerrou a Semana da Leitura no CESMM.
A PB, Glória Gonçalves

Projeto SOBE, no CESMM

   No âmbito do projeto SOBE, a equipa da BE, em trabalho colaborativo com os professores e educadores titulares de turma e das AEC, promoveram algumas atividades, cujo objetivo foi educar os alunos para a os bons hábitos alimentares e para a saúde oral.
   De entre essas atividades, salienta-se a participação no concurso "Livros Falados". Apresentamos os registo sonoros e gráficos em anexo. 

A PB, Glória Gonçalves






quarta-feira, 13 de abril de 2016

Ler faz bem - 30 minutos a ler

   No âmbito da iniciativa Ler faz bem - 30 minutos a ler, toda a comunidade escolar da BEgas cumpriu, hoje, trinta minutos (das 11h10 às 11h40) de leitura silenciosa, em simultâneo, tendo por principal objetivo celebrar a leitura.
   Na preparação deste momento, os utilizadores da BEgas requisitaram o livro que lhes pareceu mais adequado e pertinente para essa celebração.
  Que a leitura continue a preencher o nosso alegre viver e a fazer-nos sonhar!
A PB, Minervina Dias


Ler a crescer - Educação Literária - A Ovelhinha Preta

   

   A turma do 1º ano, M4 do CESMM, em trabalho colaborativo com a BE, no âmbito da atividade Ler a crescer - Educação Literária, criou um cartaz coletivo subordinada à história "A Ovelhinha Preta", de Elizabeth Shaw.
   Muitos parabéns aos alunos!
A PB, Glória Gonçalves

sexta-feira, 8 de abril de 2016

100 Curiosidades / 100 Verdades na BEgas e na BJCD


   Desde a semana passada, os utilizadores da BEgas e da BJCD têm participado no desafio "100 Curiosidades / 100 Verdades", lançado pela Biblioteca Escolar, em parceria com Fundação Francisco Manuel dos Santos, através da PORDATA/Kids, que ofereceu o interessante material para a dinamização do mesmo. 
   Depois de recortadas as mensagens e de montada a caixinha, os alunos têm retirado uma mensagem, cuja leitura é partilhada em voz alta, antes de ser colada no devido espaço temático.
   A curiosidade tem sido geral e a reflexão sobre as informações estatísticas transmitidas tem-se revelado muito pertinente.
A PB, Minervina Dias

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Comemorar para recordar - Educar para intervir - Visão e erros refrativos

   Na comemoração do Dia Mundial da Saúde, os delegados e subdelegados de cada turma do 3.º ciclo e do ensino secundário estiveram presentes na BEgas, no âmbito da parceria entre o PES e a Ótica Parente.
   O Sr. Dr. Tiago Parente incentivou, de forma muito cativante, a reflexão e a participação oral, a partir da abordagem do tema Visão e erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), tendo, ainda, contemplado a postura e iluminação no estudo e a postura no computador.
  Os alunos participaram ativamente no diálogo vertical suscitado através da análise do PowerPoint apresentado.
   Muito agradecidos, Dr. Tiago!
A PB, Minervina Dias
 

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Educar para intervir - Eco-Escolas e os 3 R

   Decorreram, hoje, na BEgas, quatro sessões de sensibilização subordinadas ao tema Os 3 R, integradas na ação do PPA, Nós e os outros (Educar para intervir), num trabalho de parceria entre a Resinorte e o projeto Eco-Escolas do AER, coordenado pela professora Maria de Deus.
   A formação foi destinada às quatro turmas do 8.º ano, no âmbito da disciplina Ciências Naturais, lecionada pela professora Joana Branquinho.
   A formadora Patrícia Cabral, técnica do Gabinete de Comunicação e Imagem da Resinorte, envolveu os alunos no diálogo reflexivo sobre as atitudes adequadas: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, contemplando (entre outros aspetos) a sustentabilidade, o ciclo de vida das embalagens e as regras de separação. 
   Que a proteção do ambiente constitua, sempre, uma preocupação diária de cada cidadão!
   A Professora Bibliotecária, Minervina Dias