Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Partilhar para melhorar - O Planeta e a Poesia - Expor, ler e refletir

   No âmbito do projeto "Partilhar para melhorar", alunos e professores da Escola Básica D. António José de Castro expuseram e decoraram, na BJCD, a árvore subordinada ao tema O Planeta e a Poesia. Ao longo do dia,  as pequenas folhas foram admiradas e os seus versos foram lidos com entusiasmo, despertando a reflexão sobre a necessidade da protegermos o Planeta e a forma simples como podemos deixar o nosso testemunho.
   A todos os envolvidos, muitos parabéns pelo fruto do trabalho realizado!
A PB, Minervina Dias

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Dramatização "A girafa que comia estrelas", pelos alunos da turma M5


 Durante a semana da leitura, no âmbito da educação literária, em trabalho colaborativo entre a professora da turma M5 do CESMM, da Biblioteca Escolar e dos professores das AECs, os alunos da dita turma dramatizaram a história “A Girafa que Comia Estrelas”, para a sua comunidade escolar. O entusiasmo dos intervenientes e o impacto causado revelou que esta atividade se assumia de grande interesse pedagógico. Por esse motivo, com o apoio da Câmara Municipal de Resende, que assegurou o transporte e almoço dos alunos, o projeto foi levado aos alunos dos Centros escolares de Resende e S. Cipriano.
A PB, Glória Gonçalves


Encontros de Boas Práticas: Bibliotecas e Trabalho em Rede II - Vamos ler e pesquisar! - Pesquisar, ler e registar palavras com o Acordo Ortográfico


   A atividade Pesquisar, ler e registar palavras com o A.O. (Acordo Ortográfico), enquadrada na iniciativa Vamos ler e pesquisar! e no projeto "Partilhar para melhorar" do PPA do AER, foi hoje apresentada, pela professora bibliotecária, no "Encontros de boas práticas: Bibliotecas e Trabalho em Rede II", em Armamar.

   Esta atividade, desenvolvida com as turmas da Escola Básica D. António José de Castro e da Escola Secundária, promove a articulação curricular e o trabalho colaborativo entre os professores de Português e a professora bibliotecária.
   Constituem objetivos principais:
. Favorecer a formação dos alunos relativamente ao uso do novo acordo ortográfico e de um dicionário online;
. Promover as literacias da leitura, da informação e tecnológicas do séc. XXI.
   Os alunos têm tido a oportunidade de esclarecerem dúvidas de escrita, através da utilização do dicionário online (Infopédia), e de reterem a grafia correta de palavras pesquisadas, registando-as.
    Partilham-se os seguintes depoimentos de professores:
. «As sessões de trabalho foram muito proveitosas para ensinar/rever conceitos. O uso das TIC revelou aos alunos que, em tempo rápido, podem verificar conceitos sobre o A.O..
O impacto das sessões tem sido testemunhado em contexto aula, quando os discentes relembram a forma correta de escrever um vocábulo.
A formadora foi simpática e acessível na forma como comunicou com os alunos.» Rita Almeida

. «Alunos mais motivados, com um professor diferente.
Verificam-se melhorias a nível ortográfico.» Francisco Magalhães

. «As sessões de trabalho permitiram que os alunos contactassem com ferramentas digitais pragmáticas para as suas atividades escolares.
As atividades estavam adequadas ao nível de ensino, aos conteúdos programáticos e às exigências dos alunos no que concerne à facilidade na pesquisa da informação.» Carla Marisa Neves
                                          A Professora Bibliotecária: Minervina Dias

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Ebook da turma R2

  Os alunos da turma R2 do CER com a sua professora, Ana Correia, fizeram a sua habitual visita à biblioteca escolar, desta vez para partilharem os textos elaborados na sala de aula, cujo tema foi "Era uma vez um livro". A partir desses textos, na BE, foi-lhes proposto criarem uma história coletiva.
  Os alunos, usando a sua imaginação e as competências de escrita já adquiridas, criaram o texto, escolheram o título, e elaboraram a ilustração. 
  Parabéns aos participantes, pelo trabalho.

A PB, Glória Gonçalves

terça-feira, 10 de maio de 2016



N âmbito do projeto, Conta-nos uma História, a Professora Prazeres Caseiro, com a sua turma do 3º ano do CER, em trabalho colaborativo com a BE e o professor de música, Silvério Guedes, desenvolveram algumas atividades, tendo por base a fábula de La Fontaine, "A raposa e a coruja". Após a leitura da mesma, os alunos fizeram a recriação do texto e, com a colaboração de alguns Encarregados de Educação, criaram fantoches para representarem as respetivas personagens. Finalmente, o Professor de música com os alunos, realizou o registo sonoro. O resultado desta atividade é o vídeo que aqui apresentamos. Parabéns aos colaboradores mas, principalmente aos pequenos artistas que trabalharam com entusiasmo para a concretização deste projeto.


A PB,
Glória Gonçalves

A turma M5 do CESMM, no âmbito do projeto sobe, participou no concurso livros falados, com  o reconto da história "O Tubarão na Banheira". Esta atividade foi realizada em trabalho colaborativo entre a professora titular de turma, a equipa da BE e o professor de música das AECs  do qual se apresenta o resultado.

A PB: Glória Gonçalves

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dia da Europa - Nós e os outros - Comemorar para recordar - Expor, Ler e Refletir

   A comemoração do Dia da Europa contemplou, na Escola Secundária de Resende, o hastear das bandeiras, acompanhado pelo Hino da Alegria, por iniciativa da equipa Erasmus.
 Também sob a orientação da professora Sandra, no âmbito da disciplina Ciências Sociais, os alunos do 9.º D procederam à criação de cartazes de informação e divulgação dos países que integram a União Europeia e elaboraram as correspondentes bandeiras, que expuseram na BEgas.
  Parabéns a todos os que participaram na comemoração deste importante dia europeu!


A PB, Minervina Dias