Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
segunda-feira, 23 de maio de 2016
A Semana da Leitura no CER (ainda)

Após a sessão de
abertura da Semana da leitura, onde estiveram presentes o senhor Diretor e a
senhora vereadora da cultura deste Município, bem como outros membros da
direção e da coordenação, as escritoras Lúcia Morgado e Rita Almeida,
representando as personagens LILI e RI RI, do seu livro “Uma mão cheia de
histórias”, brindaram as crianças da Educação Pré-Escolar, com atividades que
permitiram uma interação divertida e dinâmica entre todos os intervenientes.
Tendo em conta a
visita das escritoras convidadas, a equipa da BE deu a conhecer previamente, aos
alunos, as suas obras e preparou atividades nesse âmbito.
Durante essa semana, realizaram-se, na Biblioteca do CER, outras atividades promotoras do gosto pela leitura/escrita e o desenvolvimento das literacias, com vista ao sucesso escolar dos nossos alunos. Entre elas, destacam-se: elaboração de acrósticos, marcadores de livros, palavrear com poesia, a árvore das palavras mágicas (baseada no livro “Palavras Mágicas”, de Manuela Mota Ribeiro).
Envolvemos também a comunidade, trazendo até
nós alguns pais/encarregados de educação, para lerem para os seus educandos e
colegas de turma.
A PB, Glória Pereira Gonçalves
quarta-feira, 18 de maio de 2016
Parcerias imprescindíveis


Integrados no modelo de trabalho de estágio e parcerias, os alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Raúl Pereira e Tiago Costa) têm desempenhado com muita responsabilidade, empenho e competência profissional as suas funções, no que respeita à atualização de softwares e funcionalidades dos computadores que servem os utilizadores da BEgas e da BJCD.
Muitos parabéns, Raúl e Tiago, pelo vossa dedicação, persistência e obra realizada!
Atribuímos, ainda, os parabéns aos alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Receção (Bruno, Filipa e Firmino), pela dedicada colaboração no serviço prestado aos utilizadores da BEgas.
A todos os estagiários dos cursos profissionais do AER, continuação de bom trabalho e votos de muitos e grandes sucessos!
A PB, Minervina Dias
Todos Juntos Podemos Ler, na BEgas
No âmbito do projeto Todos juntos podemos ler, integrado na ação do Plano
Plurianual do AER, "Educar para intervir", dinamizou-se, hoje, mais uma sessão
de trabalho, na BEgas, subordinada à exploração do poema Uma floresta de carinho, de Pedro Bandeira.
Recordamos que os principais objetivos que norteiam esta iniciativa pautam-se por: Promover a inclusão dos alunos com NEE nas atividades desenvolvidas na biblioteca; Motivar os alunos com NEE para a leitura e audição de contos; Fomentar a interação entre a linguagem verbal, pictórica e outras.
Às professoras Liliana e Marisa e aos seus alunos, continuação de
excelente trabalho!
A PB, Minervina Dias
terça-feira, 17 de maio de 2016
Partilhar para melhorar - O Planeta e a Poesia - Expor, ler e refletir

No âmbito do projeto "Partilhar para melhorar", alunos e professores da Escola Básica D. António José de Castro expuseram e decoraram, na BJCD, a árvore subordinada ao tema O Planeta e a Poesia. Ao longo do dia, as pequenas folhas foram admiradas e os seus versos foram lidos com entusiasmo, despertando a reflexão sobre a necessidade da protegermos o Planeta e a forma simples como podemos deixar o nosso testemunho.
A PB, Minervina Dias
quinta-feira, 12 de maio de 2016
Dramatização "A girafa que comia estrelas", pelos alunos da turma M5
Durante a semana da
leitura, no âmbito da educação literária, em trabalho colaborativo entre a
professora da turma M5 do CESMM, da Biblioteca Escolar e dos professores das
AECs, os alunos da dita turma dramatizaram a história “A Girafa que Comia Estrelas”,
para a sua comunidade escolar. O entusiasmo dos intervenientes e o impacto
causado revelou que esta atividade se assumia de grande interesse pedagógico.
Por esse motivo, com o apoio da Câmara Municipal de Resende, que assegurou o
transporte e almoço dos alunos, o projeto foi levado aos alunos dos Centros
escolares de Resende e S. Cipriano.
A PB, Glória Gonçalves
Encontros de Boas Práticas: Bibliotecas e Trabalho em Rede II - Vamos ler e pesquisar! - Pesquisar, ler e registar palavras com o Acordo Ortográfico
A atividade Pesquisar, ler e registar palavras com o A.O. (Acordo Ortográfico), enquadrada na iniciativa Vamos ler e pesquisar! e no projeto "Partilhar para melhorar" do PPA do AER, foi hoje apresentada, pela professora bibliotecária, no "Encontros de boas práticas: Bibliotecas e Trabalho em Rede II", em Armamar.
Esta atividade, desenvolvida com as turmas da Escola Básica D. António José de Castro e da Escola Secundária, promove a articulação curricular e o trabalho colaborativo entre os professores de Português e a professora bibliotecária.
Constituem objetivos principais:
. Favorecer a formação dos alunos relativamente ao uso do novo acordo ortográfico e de um dicionário online;
. Promover as literacias da leitura, da informação e tecnológicas do séc. XXI.
Os alunos têm tido a oportunidade de esclarecerem dúvidas de escrita, através da utilização do dicionário online (Infopédia), e de reterem a grafia correta de palavras pesquisadas, registando-as.
Partilham-se os seguintes depoimentos de professores:
. «As sessões de trabalho foram muito proveitosas para ensinar/rever
conceitos. O uso das TIC revelou aos alunos que, em tempo rápido, podem
verificar conceitos sobre o A.O..
O impacto das sessões tem sido testemunhado em contexto aula, quando os
discentes relembram a forma correta de escrever um vocábulo.
A formadora foi simpática e acessível na forma como comunicou com os
alunos.» Rita Almeida
. «Alunos mais motivados, com um professor diferente.
Verificam-se melhorias a nível ortográfico.» Francisco Magalhães
. «As sessões de trabalho permitiram que os alunos contactassem com
ferramentas digitais pragmáticas para as suas atividades escolares.
As
atividades estavam adequadas ao nível de ensino, aos conteúdos programáticos e
às exigências dos alunos no que concerne à facilidade na pesquisa da
informação.» Carla Marisa Neves
A Professora Bibliotecária: Minervina Dias
Subscrever:
Mensagens (Atom)






