Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

domingo, 29 de maio de 2016

Encontro com a escritora Renata Falcão, na BEgas

   No passado dia 19 de maio, a nossa escola recebeu a escritora Renata Falcão. A atividade, que se realizou na biblioteca escolar, contou com a organização do 8.º A e teve como convidada a turma do 10.º D.
  Estiveram presentes as professoras Delfina Veloso, Marisa Neves e Susana Alves, sem as quais a atividade não poderia ter ocorrido!
Beatriz Melo, prima da escritora, apresentou uma das suas obras numa avaliação à disciplina de Português. Desde esse momento, ficou o compromisso de trazermos à nossa escola a escritora que tanto motivou as palavras da aluna!
  Preparada a receção, materializou-se o encontro, com a colaboração dos alunos. Todos se sentiram envolvidos na preparação da ambiência necessária para receber bem a nossa convidada! O 10.º D investiu, igualmente, nos seus dotes de hospitalidade, aquando da intervenção dos alunos Luís Dias e Tiago Oliveira numa pequena peça de teatro, ligada à temática.
  Grata à escritora Renata Falcão, que trouxe alguns livros para sortear pelos participantes, com uma sessão de autógrafos que os deixou muito recompensados!
   Mais do que a minha resenha, só mesmo as palavras dos alunos. Eis algumas:
  .  “Foi bom para nos incentivar a ler.” Filipe Pereira
  . “A Renata é muito simpática e, apesar de ser uma jovem, é uma grande adulta na escrita.” Raquel Vieira
 . “Quando for maior, vou pensar seriamente em escrever um livro.” Mariana Fonseca
 . “Foi um dia maravilhoso (…) Adorei conhecê-la! Eu gosto, adoro ler, escrever. Amei este dia. Obrigada, senhora professora Rita, por organizar isto para nós!” Ana Sofia Ribeiro
 . “No fim, arranjamos umas lembranças cá da terra e flores muito bonitas!” Carlos Santos
A professora, Rita Almeida 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Feira do Livro no CESC

A Semana da Leitura no CER (ainda)

Após a sessão de abertura da Semana da leitura, onde estiveram presentes o senhor Diretor e a senhora vereadora da cultura deste Município, bem como outros membros da direção e da coordenação, as escritoras Lúcia Morgado e Rita Almeida, representando as personagens LILI e RI RI, do seu livro “Uma mão cheia de histórias”, brindaram as crianças da Educação Pré-Escolar, com atividades que permitiram uma interação divertida e dinâmica entre todos os intervenientes.
Tendo em conta a visita das escritoras convidadas, a equipa da BE deu a conhecer previamente, aos alunos, as suas obras e preparou atividades nesse âmbito.

Durante essa semana, realizaram-se, na Biblioteca do CER, outras atividades promotoras do gosto pela leitura/escrita e o desenvolvimento das literacias, com vista ao sucesso escolar dos nossos alunos. Entre elas, destacam-se: elaboração de acrósticos, marcadores de livros, palavrear com poesia, a árvore das palavras mágicas (baseada no livro “Palavras Mágicas”, de Manuela Mota Ribeiro).
Envolvemos também a comunidade, trazendo até nós alguns pais/encarregados de educação, para lerem para os seus educandos e colegas de turma.
                                                                        A PB, Glória Pereira Gonçalves

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Parcerias imprescindíveis

   Integrados no modelo de trabalho de estágio e parcerias, os alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Raúl Pereira e Tiago Costa) têm desempenhado com muita responsabilidade, empenho e competência profissional as suas funções, no que respeita à atualização de softwares e funcionalidades dos computadores que servem os utilizadores da BEgas e da BJCD.
   Muitos parabéns, Raúl e Tiago, pelo vossa dedicação, persistência e obra realizada!
  Atribuímos, ainda, os parabéns aos alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Receção (Bruno, Filipa e Firmino), pela dedicada colaboração no serviço prestado aos utilizadores da BEgas.
   A todos os estagiários dos cursos profissionais do AER, continuação de bom trabalho e votos de muitos e grandes sucessos!
A PB, Minervina Dias

Todos Juntos Podemos Ler, na BEgas

No âmbito do projeto Todos juntos podemos ler, integrado na ação do Plano Plurianual do AER, "Educar para intervir", dinamizou-se, hoje, mais uma sessão de trabalho, na BEgas, subordinada à exploração do poema Uma floresta de carinho, de Pedro Bandeira.

Recordamos que os principais objetivos que norteiam esta iniciativa pautam-se por: Promover a inclusão dos alunos com NEE nas atividades desenvolvidas na biblioteca; Motivar os alunos com NEE para a leitura e audição de contos; Fomentar a interação entre a linguagem verbal, pictórica e outras.
Às professoras Liliana e Marisa e aos seus alunos, continuação de excelente trabalho!

A PB, Minervina Dias

terça-feira, 17 de maio de 2016

Partilhar para melhorar - O Planeta e a Poesia - Expor, ler e refletir

   No âmbito do projeto "Partilhar para melhorar", alunos e professores da Escola Básica D. António José de Castro expuseram e decoraram, na BJCD, a árvore subordinada ao tema O Planeta e a Poesia. Ao longo do dia,  as pequenas folhas foram admiradas e os seus versos foram lidos com entusiasmo, despertando a reflexão sobre a necessidade da protegermos o Planeta e a forma simples como podemos deixar o nosso testemunho.
   A todos os envolvidos, muitos parabéns pelo fruto do trabalho realizado!
A PB, Minervina Dias

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Dramatização "A girafa que comia estrelas", pelos alunos da turma M5


 Durante a semana da leitura, no âmbito da educação literária, em trabalho colaborativo entre a professora da turma M5 do CESMM, da Biblioteca Escolar e dos professores das AECs, os alunos da dita turma dramatizaram a história “A Girafa que Comia Estrelas”, para a sua comunidade escolar. O entusiasmo dos intervenientes e o impacto causado revelou que esta atividade se assumia de grande interesse pedagógico. Por esse motivo, com o apoio da Câmara Municipal de Resende, que assegurou o transporte e almoço dos alunos, o projeto foi levado aos alunos dos Centros escolares de Resende e S. Cipriano.
A PB, Glória Gonçalves