Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
terça-feira, 31 de maio de 2016
segunda-feira, 30 de maio de 2016
Expor, ler e refletir, na BEgas - Aproveitamento das Energias Renováveis

No âmbito
da disciplina de Ciências Naturais e da Comemoração do Dia das Energias (Eco–Escolas), realizou-se, na Biblioteca da Escola Secundária D. Egas Moniz, uma
exposição de maquetas sobre o aproveitamento das Energias Renováveis,
realizadas pelos alunos das turmas A, B e C do 8º ano de escolaridade, em
articulação com a disciplina de Educação Visual.
Pretende-se
sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de uma mudança de
hábitos de vida, que permita deixar um bom legado às gerações futuras. É
preciso fazer a separação dos lixos, reduzir a quantidade de resíduos que
produzimos, poupar água e eletricidade, para que o planeta possa continuar a
ser a “casa” de todos nós!
A professora, Joana Branquinho
domingo, 29 de maio de 2016
Encontro com a escritora Renata Falcão, na BEgas
No passado dia 19
de maio, a nossa escola recebeu a escritora Renata
Falcão. A atividade, que se realizou na biblioteca escolar,
contou com a organização do 8.º A e teve como convidada a turma do 10.º D.
Estiveram presentes
as professoras Delfina Veloso, Marisa Neves e Susana Alves, sem as quais a atividade
não poderia ter ocorrido!
Beatriz Melo, prima
da escritora, apresentou uma das suas obras numa avaliação à disciplina de
Português. Desde esse momento, ficou o compromisso de trazermos à nossa escola
a escritora que tanto motivou as palavras da aluna!
Preparada a
receção, materializou-se o encontro, com a colaboração dos alunos. Todos se
sentiram envolvidos na preparação da ambiência necessária para receber bem a
nossa convidada! O 10.º D investiu, igualmente, nos seus dotes de hospitalidade,
aquando da intervenção dos alunos Luís Dias e Tiago Oliveira numa pequena peça
de teatro, ligada à temática.
Grata à escritora
Renata Falcão, que trouxe alguns livros para sortear pelos participantes, com
uma sessão de autógrafos que os deixou muito recompensados!
Mais do que a minha
resenha, só mesmo as palavras dos alunos. Eis algumas:
. “Foi bom para nos
incentivar a ler.” Filipe Pereira
. “A Renata é muito
simpática e, apesar de ser uma jovem, é uma grande adulta na escrita.” Raquel
Vieira
. “Quando for maior,
vou pensar seriamente em escrever um livro.” Mariana Fonseca
. “Foi um dia
maravilhoso (…) Adorei conhecê-la! Eu gosto, adoro ler, escrever. Amei este
dia. Obrigada, senhora professora Rita, por organizar isto para nós!” Ana Sofia
Ribeiro
. “No fim, arranjamos
umas lembranças cá da terra e flores muito bonitas!” Carlos Santos
A professora, Rita Almeida
segunda-feira, 23 de maio de 2016
A Semana da Leitura no CER (ainda)

Após a sessão de
abertura da Semana da leitura, onde estiveram presentes o senhor Diretor e a
senhora vereadora da cultura deste Município, bem como outros membros da
direção e da coordenação, as escritoras Lúcia Morgado e Rita Almeida,
representando as personagens LILI e RI RI, do seu livro “Uma mão cheia de
histórias”, brindaram as crianças da Educação Pré-Escolar, com atividades que
permitiram uma interação divertida e dinâmica entre todos os intervenientes.
Tendo em conta a
visita das escritoras convidadas, a equipa da BE deu a conhecer previamente, aos
alunos, as suas obras e preparou atividades nesse âmbito.
Durante essa semana, realizaram-se, na Biblioteca do CER, outras atividades promotoras do gosto pela leitura/escrita e o desenvolvimento das literacias, com vista ao sucesso escolar dos nossos alunos. Entre elas, destacam-se: elaboração de acrósticos, marcadores de livros, palavrear com poesia, a árvore das palavras mágicas (baseada no livro “Palavras Mágicas”, de Manuela Mota Ribeiro).
Envolvemos também a comunidade, trazendo até
nós alguns pais/encarregados de educação, para lerem para os seus educandos e
colegas de turma.
A PB, Glória Pereira Gonçalves
quarta-feira, 18 de maio de 2016
Parcerias imprescindíveis


Integrados no modelo de trabalho de estágio e parcerias, os alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Raúl Pereira e Tiago Costa) têm desempenhado com muita responsabilidade, empenho e competência profissional as suas funções, no que respeita à atualização de softwares e funcionalidades dos computadores que servem os utilizadores da BEgas e da BJCD.
Muitos parabéns, Raúl e Tiago, pelo vossa dedicação, persistência e obra realizada!
Atribuímos, ainda, os parabéns aos alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Receção (Bruno, Filipa e Firmino), pela dedicada colaboração no serviço prestado aos utilizadores da BEgas.
A todos os estagiários dos cursos profissionais do AER, continuação de bom trabalho e votos de muitos e grandes sucessos!
A PB, Minervina Dias
Todos Juntos Podemos Ler, na BEgas
No âmbito do projeto Todos juntos podemos ler, integrado na ação do Plano
Plurianual do AER, "Educar para intervir", dinamizou-se, hoje, mais uma sessão
de trabalho, na BEgas, subordinada à exploração do poema Uma floresta de carinho, de Pedro Bandeira.
Recordamos que os principais objetivos que norteiam esta iniciativa pautam-se por: Promover a inclusão dos alunos com NEE nas atividades desenvolvidas na biblioteca; Motivar os alunos com NEE para a leitura e audição de contos; Fomentar a interação entre a linguagem verbal, pictórica e outras.
Às professoras Liliana e Marisa e aos seus alunos, continuação de
excelente trabalho!
A PB, Minervina Dias
Subscrever:
Mensagens (Atom)






