A quem não o fez, ainda, vote "Gosto", por favor, na curta da BE do AEResende!
Vamos levar o nosso Agrupamento a todo o país e fora dele!
Seja bem-vindo(a)! O blogue da Biblioteca Escolar do AEResende, criado em setembro de 2009, proporciona o acesso a hiperligações de interesse e a divulgação das iniciativas/ações realizadas, disponibilizando, também, informações práticas sobre os respetivos serviços.
Acerca de mim
- Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende
- A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.
quarta-feira, 15 de junho de 2016
sexta-feira, 10 de junho de 2016
Peddy Paper no AER
No âmbito das atividades finais do AER, os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário foram envolvidos, ontem, na Escola Secundária de Resende, na realização de um Peddy Paper que contemplou diversificados desafios, lançados por vários departamentos curriculares (estações).
A BEgas também se constituiu como Estação 3 e desafiou as equipas/turmas a responderem a duas tarefas.
Salientamos o sucesso das 18 equipas participantes, que obtiveram, na BEgas, a pontuação máxima. Muitos parabéns, a todos os alunos envolvidos!
A PB, Minervina Dias
quinta-feira, 9 de junho de 2016
Utilização Voluntária da BEgas
Seguem algumas imagens relativas à utilização voluntária da BEgas, ao longo do ano letivo, no contexto de aula, no âmbito do trabalho das diferentes disciplinas curriculares.
terça-feira, 31 de maio de 2016
segunda-feira, 30 de maio de 2016
Expor, ler e refletir, na BEgas - Aproveitamento das Energias Renováveis

No âmbito
da disciplina de Ciências Naturais e da Comemoração do Dia das Energias (Eco–Escolas), realizou-se, na Biblioteca da Escola Secundária D. Egas Moniz, uma
exposição de maquetas sobre o aproveitamento das Energias Renováveis,
realizadas pelos alunos das turmas A, B e C do 8º ano de escolaridade, em
articulação com a disciplina de Educação Visual.
Pretende-se
sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de uma mudança de
hábitos de vida, que permita deixar um bom legado às gerações futuras. É
preciso fazer a separação dos lixos, reduzir a quantidade de resíduos que
produzimos, poupar água e eletricidade, para que o planeta possa continuar a
ser a “casa” de todos nós!
A professora, Joana Branquinho
domingo, 29 de maio de 2016
Encontro com a escritora Renata Falcão, na BEgas
No passado dia 19
de maio, a nossa escola recebeu a escritora Renata
Falcão. A atividade, que se realizou na biblioteca escolar,
contou com a organização do 8.º A e teve como convidada a turma do 10.º D.
Estiveram presentes
as professoras Delfina Veloso, Marisa Neves e Susana Alves, sem as quais a atividade
não poderia ter ocorrido!
Beatriz Melo, prima
da escritora, apresentou uma das suas obras numa avaliação à disciplina de
Português. Desde esse momento, ficou o compromisso de trazermos à nossa escola
a escritora que tanto motivou as palavras da aluna!
Preparada a
receção, materializou-se o encontro, com a colaboração dos alunos. Todos se
sentiram envolvidos na preparação da ambiência necessária para receber bem a
nossa convidada! O 10.º D investiu, igualmente, nos seus dotes de hospitalidade,
aquando da intervenção dos alunos Luís Dias e Tiago Oliveira numa pequena peça
de teatro, ligada à temática.
Grata à escritora
Renata Falcão, que trouxe alguns livros para sortear pelos participantes, com
uma sessão de autógrafos que os deixou muito recompensados!
Mais do que a minha
resenha, só mesmo as palavras dos alunos. Eis algumas:
. “Foi bom para nos
incentivar a ler.” Filipe Pereira
. “A Renata é muito
simpática e, apesar de ser uma jovem, é uma grande adulta na escrita.” Raquel
Vieira
. “Quando for maior,
vou pensar seriamente em escrever um livro.” Mariana Fonseca
. “Foi um dia
maravilhoso (…) Adorei conhecê-la! Eu gosto, adoro ler, escrever. Amei este
dia. Obrigada, senhora professora Rita, por organizar isto para nós!” Ana Sofia
Ribeiro
. “No fim, arranjamos
umas lembranças cá da terra e flores muito bonitas!” Carlos Santos
A professora, Rita Almeida
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)


