Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Curta da BE do AEResende

A quem não o fez, ainda, vote "Gosto", por favor, na curta da BE do AEResende!
Vamos levar o nosso Agrupamento a todo o país e fora dele!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Peddy Paper no AER

   No âmbito das atividades finais do AER, os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário foram envolvidos, ontem, na Escola Secundária de Resende, na realização de um Peddy Paper que contemplou diversificados desafios, lançados por vários departamentos curriculares (estações).
   A BEgas também se constituiu como Estação 3 e desafiou as equipas/turmas a responderem a duas tarefas.
   Salientamos o sucesso das 18 equipas participantes, que obtiveram, na BEgas, a pontuação máxima. Muitos parabéns, a todos os alunos envolvidos!
A PB, Minervina Dias
 

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Utilização Voluntária da BEgas

     Seguem algumas imagens relativas à utilização voluntária da BEgas, ao longo do ano letivo, no contexto de aula, no âmbito do trabalho das diferentes disciplinas curriculares.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Expor, ler e refletir, na BEgas - Aproveitamento das Energias Renováveis

   No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e da Comemoração do Dia das Energias (Eco–Escolas), realizou-se, na Biblioteca da Escola Secundária D. Egas Moniz, uma exposição de maquetas sobre o aproveitamento das Energias Renováveis, realizadas pelos alunos das turmas A, B e C do 8º ano  de escolaridade, em articulação com a disciplina de Educação Visual.
   Pretende-se sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de uma mudança de hábitos de vida, que permita deixar um bom legado às gerações futuras. É preciso fazer a separação dos lixos, reduzir a quantidade de resíduos que produzimos, poupar água e eletricidade, para que o planeta possa continuar a ser a “casa” de todos nós!
A professora, Joana Branquinho

domingo, 29 de maio de 2016

Encontro com a escritora Renata Falcão, na BEgas

   No passado dia 19 de maio, a nossa escola recebeu a escritora Renata Falcão. A atividade, que se realizou na biblioteca escolar, contou com a organização do 8.º A e teve como convidada a turma do 10.º D.
  Estiveram presentes as professoras Delfina Veloso, Marisa Neves e Susana Alves, sem as quais a atividade não poderia ter ocorrido!
Beatriz Melo, prima da escritora, apresentou uma das suas obras numa avaliação à disciplina de Português. Desde esse momento, ficou o compromisso de trazermos à nossa escola a escritora que tanto motivou as palavras da aluna!
  Preparada a receção, materializou-se o encontro, com a colaboração dos alunos. Todos se sentiram envolvidos na preparação da ambiência necessária para receber bem a nossa convidada! O 10.º D investiu, igualmente, nos seus dotes de hospitalidade, aquando da intervenção dos alunos Luís Dias e Tiago Oliveira numa pequena peça de teatro, ligada à temática.
  Grata à escritora Renata Falcão, que trouxe alguns livros para sortear pelos participantes, com uma sessão de autógrafos que os deixou muito recompensados!
   Mais do que a minha resenha, só mesmo as palavras dos alunos. Eis algumas:
  .  “Foi bom para nos incentivar a ler.” Filipe Pereira
  . “A Renata é muito simpática e, apesar de ser uma jovem, é uma grande adulta na escrita.” Raquel Vieira
 . “Quando for maior, vou pensar seriamente em escrever um livro.” Mariana Fonseca
 . “Foi um dia maravilhoso (…) Adorei conhecê-la! Eu gosto, adoro ler, escrever. Amei este dia. Obrigada, senhora professora Rita, por organizar isto para nós!” Ana Sofia Ribeiro
 . “No fim, arranjamos umas lembranças cá da terra e flores muito bonitas!” Carlos Santos
A professora, Rita Almeida