Acerca de mim

A minha foto
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende (antes denominada BE do AVEResende) era constituída, no ano letivo de 2009/2010, pela Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros (BCESMM) e pela Biblioteca Dr. Joaquim Correia Duarte (BJCD). No ano letivo de 2010/2011, a BE ficou enriquecida com a Biblioteca do Centro Escolar de Resende (BCER). Em 2011/2012, com a junção de escolas, o Agrupamento de Escolas de Resende passou a ter, com a BEgas (Biblioteca da Escola Secundária), quatro bibliotecas em funcionamento. Atualmente, e desde 2013/2014, a BE é formada por mais uma biblioteca, a do Centro Escolar de S. Cipriano (BCESC). Constituem objetivos principais da BE: disponibilizar recursos e serviços, para todas as escolas do agrupamento, e fomentar, entre estas, o diálogo e a cooperação, em parceria com as entidades locais, de modo a contribuir para a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares; Promover o serviço de marketing da BE.

domingo, 13 de novembro de 2016

S. Martinho na Biblioteca do CER

 No âmbito do projeto "Ler a crescer" a equipa da BE do CER, realizou com o grupo do Professor Marques da sala JIR3 uma narração encenada da história "Maria Castanha e os duendes", utilizando imagens das personagens principais. Obrigada à Vera que se disponibilizou para dar uma ajuda.

     


 A PB, Glória Gonçalves

sábado, 12 de novembro de 2016

A professora Emília Pimentel e os seus alunos da turma R11, do 2º ano, visitaram a nossa Biblioteca escolar do CER, para mais uma sessão de leitura e exploração da história de Adolfo Coelho, O Príncipe com orelhas de burro. Após uma exploração oral da mesma, os alunos elaboraram um bonito registo. Estão todos de parabéns.



A prof. Bibliotecária, Glória Gonçalves


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Encontro Biblioteca Humana, com Alcino Monteiro


Na biblioteca do Centro Escolar de S. Cipriano, no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, tivemos a visita do senhor Alcino Monteiro, nascido nesta freguesia, de onde partiu há já alguns anos, para concretizar um sonho - viver na cidade. O facto de ter realizado o seu sonho, não fez com que se desligasse da terra que o viu nascer pois, continua a vir com alguma frequência ao seu berço, onde mantém familiares e amigos.
Veio agora abrir o livro da história da sua infância e dos seus sonhos, colorir os caminhos trilhados e as personagens que com ele partilharam sonhos e aventuras. Apresentou-nos também o baú onde decidiu guardar essas memórias, um livro intitulado "Várzea Formosa - A Cidade Sonhada" e onde ele se apresenta com o pseudónimo  de João Cidade. Os alunos e professores agradecem a sua presença amiga e a sua disponibilidade para tão rica partilha.



A Prof Bibliotecária, Glória Gonçalves



Encontro com o escritor João Pedro Mésseder, na EB2

   Ontem, dia 9 de novembro, os alunos e professores da EB2 foram agraciados com a aliciante presença do escritor João Pedro Mésseder, nome literário de José António Gomes. Num ambiente muito afável, os alunos satisfizeram as suas curiosidades, relativas à vida e obra do autor, através do diálogo vertical, constante ao longo das duas sessões dinamizadas. 
 O evento foi organizado pelo grupo docente de Português desta escola, com a coordenação da professora Alice Colaço, em parceria com a Editorial Caminho, do Grupo Leya.
   Que todos os encontros e momentos de intercâmbio, pela e com a leitura, continuem a fomentar laços de promoção das literacias!
A PB, Minervina Dias

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O João Pateta


No âmbito da educação literária, a equipa da BE de S. Martinho de Mouros, em trabalho colaborativo com a turma do 3º ano, foi explorada a história de Guerra Junqueiro,"O João Pateta". Esse trabalho resultou na elaboração de um interessante painel com o registo de frases alusiva à história.

A PB,
  Glória Gonçalves

Dia Mundial da Alimentação no CESMM


No âmbito da comemoração do dia mundial da alimentação, em trabalho colaborativo entre a equipa da BE,  os professores titulares de turma e o professor de música das AECs, realizaram-se algumas atividades promotoras de hábitos alimentares saudáveis. A equipa da BE prop+orcionou a visualização da história "o patinho que não comia legumes", que agradou muito às crianças. Para além de outras interessantes atividades, alunos e professores envolveram-se na construção de um bonito painel "A Horta do CESMM. Parabéns a todos!
A PB,
Glória Gonçalves



terça-feira, 8 de novembro de 2016

Dia Internacional Ecoescolas, na Escola Secundária

  No âmbito da comemoração do Dia Internacional Ecoescolas, 7 de novembro, todos os alunos da Escola Secundária participaram neste projeto educativo internacional, que é promovido pela Fundação para a Educação Ambiental e apoiado pela Comissão Europeia, tendo por objetivo principal Estimular o desempenho ambiental da escola
   A professora Célia Sequeira foi convidada a hastear a bandeira, enquanto os alunos do Clube Ecoescolas entoaram o Hino Ecoescolas, sob a orientação da professora Maria de Deus e o acompanhamento musical do professor Paulo Teixeira.
    Que todos nós continuemos sensíveis e empenhados em melhorar o nosso desempenho ambiental!
A PB, Minervina Dias